Marketing em Saúde: o cliente sumiu?

Arquivado em: Branding, Comunicação empresarial, Digital, Marketing, Negócios — admin @ 12:12 PM

Clínica bem cuidada, decoração impecável, uniformes bem cortados e clientes… Bem, os clientes deveriam ser mais presentes e em maior número. Mas, na sua opinião, porque isso não acontece?

É comum cair na armadilha do próprio ponto de vista e deixar o ponto de vista dos clientes em segundo plano. O que pode ser um erro fatal. Também o que não quer dizer que o ponto de vista do empresário não deve ser considerado. Deve. Mas, em se tratando de comunicação empresarial, o ponto de vista dos clientes tem peso multiplicado por mil. Até vou além. O ponto de vista do público-alvo: clientes, parceiros, possíveis clientes e funcionários da empresa tem um peso multiplicado por mil. Ainda mais na prestação de serviços em saúde. Onde o desenvolvimento e a manutenção do relacionamento com os clientes determina o sucesso do empreendimento.

Sendo assim, é importante criar canais de comunicação com os clientes e o público-alvo da empresa de uma forma geral. Para ouvir suas dúvidas, sugestões, promover os investimentos feitos em estrutura e maquinário, mostrar o quanto a empresa valoriza a opinião de seu público e, por que não, fomentar novas oportunidades de negócio. Ou seja, conseguir mais clientes. Para isso, hoje temos disponíveis diversas ferramentas de comunicação que desempenham bem esta tarefa: jornais institucionais, anúncios de uma forma geral, newsletter, promoção e patrocínio de eventos, etc. Cada qual com seu custo específico. Acredito que a ferramenta de comunicação mais acessível e de menor custo hoje é o website institucional. Que, quando bem construido e conduzido, além contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento prestado, melhora a percepção da empresa do ponto de vista dos clientes, parceitos, funcionários e público-alvo da empresa em geral; e agrega valor a marca. De nada adianta investir em excelentes condições de trabalho, softwares e computadores de última geração, instalações e não comunicar os clientes. Melhor: não fazer disso uma razão para estabelecer um diálogo com o público de interesse do empreendimento e buscar colher informações preciosas. Que servirão de base para implementação de melhorias na prestação do serviço. O que se reflete na fidelização de clientes, marketing espontâneo ( a indicação boca-a-boca, por exemplo ), customização dos investimentos, valor para a marca e aumento nos lucros.

Se você nunca parou para pensar em todo potencial do site institucional de sua clínica, é bom parar e refletir a respeito. Pois pode estar deixando de lado a oportunidade de fazer deste canal de comunicação uma porta de entrada para novos, e antigos, clientes .

http://www.georgesantos.com.br