FAMESP Faculdade Método de São Paulo

MBA em Gestão de Eventos

Nome: Sônia Regina Uchôa de Paula

Orientação: Prof: Lawton Benatti 

MARKETING

Marketing é conhecer, decidir e agir

            Conforme o Marco Felipe Cavalcanti (2007,14) “ mesmo sem a intenção de simplificar conceitos complexos ou de apresentar definições absolutas, é importante destacar que a aplicação extensiva da atividade estaria no fato de que   marketing é conhecer, decidir e agir.

            Conhecer e decidir é compreender o que as empresas podem vender, saber o que os consumidores precisam e/ou desejam comprar, da perspectiva deles, entender como pessoas ou organizações decidem oque comprar ou usar então para decidir como deve ocorre a iteração dialética entre esses atos de mercado. Dito de outra forma, é o modo como se dá o diálogo econômico de compra e venda, de produção e consumo.

            Agir de acordo com oque foi atendido e decidido é a terceira e fundamental etapa da ação do marketing.’’

            Na verdade as empresas têm que conhecer e compreender bem o que o mercado está precisando para poder melhorar e entender o que o seu cliente quer, e assim decidir como sua empresa poderá agir e qual a estratégia para melhorar e ter um resultado positivo.

            Ainda mas no mundo globalizado em que vivemos hoje, temos que cada vez mais buscar a eficiência por que a cada dia surgi novos concorrentes e nós estando aptos e ver que com quais ferramentas poderemos utilizar, e de como tentar fazer o diferente, e com isso não ficar na mesmice das outras empresas. Isso engloba uma série de fatores para poder não errar, temos varias etapas a percorrer a famosa análise swot que dá para ver onde estão as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e assim nos focar e agir. Depois dessa análise dá para definir aonde se encontra nossos erros e montar seu plano de ação, uma estratégia que consiga obter suas metas e fazer um monitoramento a partir do plano de ação, por que com isso dá para sua empresa atacar no mercado sabendo os riscos, sendo que este será calculado e não o achismo de que a maioria das empresas pensa.

Referências bibliográficas

Magalhães, Marcos Felipe. Sampaio Rafael. Planejamento de Marketing: conhecer, decidir e agir. Editora Senior: Sabrina Cairo, 2007

Kotler, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio; tradução Bazán Tecnologia e Linguística; revisão técnica Arão Sapiro. Editora : Prentice Hall, 2000