Que a internet chegou para ficar, ninguém duvida. Tampouco que as pessoas estão muito dispostas a investirem mais e mais tempo navegando na rede. Esse ambiente totalmente novo e de mudança cada vez mais rápida tem se estabelecido como o desafio das empresas nesse novo milênio.

Ao mesmo tempo que a internet ia se estabelecendo, trazia consigo um um comportamento das empresas no mundo virtual. Hoje, qualquer gestor sabe que não pode prescindir da força da rede para enfrentar os desafios do mercado.

Mas, respondendo à questão do título deste artigo, sim, as empresas necessitam do marketing digital. Isso porque é mais uma via para atingir o consumidor no mercado, sendo necessário respeitar as regras desse novo ambiente.

No mundo virtual, as coisas funcionam de forma diferente. Os consumidores têm mais espaço para opinar sobre seu produto; você pode atingir os clientes diretamente, e não em massa; o consumidor tem muito mais informações sobre o produto, embora não possa tocá-lo; não há limite físico para a venda. Enfim, uma série de mudanças que afetam sobremaneira os negócios.

A Marketing Digital é especializado em trabalhar as variáveis do marketing dentro do ambiente virtual, sabendo identificar as demandas e todos os mecanismos para supri-la. É por isso que cada vez mais o marketing digital tem se tornado uma tendência no mundo corporativo.