Marketing de Varejo

            Marketing de Varejo é uma das ferramentas mais utilizadas no mercado de negócios do mundo hoje em dia.

            Não existe um único e correto modelo de Marketing de Varejo que atenda o público alvo e suas necessidades e desejos. Mas sim existem diversas formas que o mercado pode usar para que esta ferramenta seja utilizada de forma que traga o retorno desejado pelas empresas que adotam esta filosofia de trabalho para atender a demanda.

            Para utilizar a estratégia de Marketing de varejo é necessário que o empresário conheça diversos fatores decisivos como: quem é o publico alvo; onde está localizado; qual poder aquisitivo ele tem; e quais são suas necessidades e seus desejos.

            Hoje em dia há diversas formas de chamar atenção de seu público com propaganda, mas o que é imprevisível é a escolha correta de seu ponto de venda. Este ponto, deve ser movimentado, principalmente pelo seu público alvo.

            A princípio você empresário deverá fazer com que seu cliente entre em seu ponto de venda chamando atenção dele com banners promocionais e vitrines atraentes. Dessa forma, você poderá utilizar recursos e técnica de vendas aos clientes que estiverem dentro de seu ponto de venda. Assim será de grande valia e eficaz você traçar um roteiro que leve seus clientes aos seus produtos que estiverem em promoção. Desta maneira você conseguirá atraí-los para que fiquem o maior tempo possível em seu ponto de venda, fazendo então, com que  possibilite realizar as compras, de forma a aumentar seu faturamento mensal.

            Uma grande e importante ferramenta do Marketing de Varejo é a vitrine, ela precisa sempre estar bem organizada, limpa e com cartazes criativos atraentes que chamem atenção de seu público alvo.

            É de extrema importância haver um entrosamento das campanhas promocionais utilizadas na parte externa de seu ponto comercial com propagandas promocionais internas para que haja uma harmonia e não tenha algum tipo de propaganda enganosa.

            Todos os tipos de ferramentas de propaganda são válidas. Como datas comemorativas e eventos como o aniversário da loja. Vale lembrar que todo o esforço que você faça para que seus  clientes se sintam felizes e prestigiados é muito significante. Ao realizar um banco de dados de seus clientes é possível realizar diversos recursos de Marketing para este cliente. Por exemplo: ao mandar uma carta em seu aniversário e ao dar desconto naquele mês.

            Não podemos esquecer que uma das principais características deste segmente é a necessidade de adaptar-se as necessidades dos mercado e reinventar conforme o mercado exige no momento.

            O foco principal do Marketing de Varejo não é somente realizar uma venda e sim conquistar seu cliente para que sempre quando surgir a necessidade ou o desejo de adquirir um produto que esteja relacionado ao seu negócio. Assim ele não será nfluenciado pelos concorrentes.

            Uma das maneiras mais interessante e eficazes de conquistar seu cliente é a forma de pagamento via boletos que só podem ser pagas nas próprias lojas. Deste modo, todo mês seu cliente é obrigado a voltar em seu ponto de venda, possibilitando então voltar a adquirir seus produtos.

            O Marketing de Varejo é uma grande ferramenta porém é preciso saber utilizá-la para que seu negócio seja algo rentável e de sucesso.