Marketing de Varejo

O marketing de varejo atinge diretamente o consumidor final.Cada ponto de venda tem uma forma diferente de oferecer seus produtos.Exatamente por esse motivo não existe um modelo exato para ser seguido.

Cada ponto de venda precisa saber exatamente qual é o seu publico alvo para só depois definir sua estratégia de venda.

Uma forma muito interessante de chamar atenção dos clientes são aquelas promoções tipo o bordão das Casas Bahia “vai pagar quanto?” O cliente acaba se interessando e vai ate a loja com o pensamento de ser uma oportunidade única. E às vezes por impulso acaba comprando e se perdendo em seu orçamento.

Uma forma muito eficaz de chamar também atenção dos consumidores é a distribuição de catálogos de ofertas com promoções e condições e prazos especiais para pagamento.

Mais nem sempre a distribuição de catálogos é a melhor forma de se conquistar um cliente. Às vezes a empresa precisa fazer muito mais do que isso para conquistar a fidelização dos seus clientes.

Uma maneira eficiente e muito boa é o pagamento de suas mercadorias em forma de boleto da própria loja,por que isso é mais um motivo para que o cliente volte à loja todo mês e se interesse em comprar algo novo.

Mais o varejo percebeu que não somente com preços baixos ele conseguia manter seus clientes.O produto precisa ter outros atributos ter o “algo a mais” que o cliente procura, o cliente precisa ser bem atendido e estar em ambientes agradáveis, entre outras formas para conseguir fidelizar o cliente e o preço com certeza acaba ficando em segundo plano.

O marketing de varejo tem como objetivo satisfazer o cliente, fazer com que o cliente se sinta realizado por estar comprando determinados produtos.O relacionamento entre o cliente e o vendedor deve ser espontâneo ,uma relação natural fazer com que o cliente se sinta totalmente à vontade para tomar sua decisão e realizar sua compra.

Para as industrias de varejo é muito interessante que eles gastem uma porcentagem do seu orçamento para o investimento em propagandas, no layout da loja , com folders de promoções e sites de divulgação na internet.

Somente com estes investimentos conseguira atrair os olhares dos clientes para dentro de suas lojas.Colocando um produto em uma vitrine e deixando o mesmo em promoção,sinalizando o espaço deixando folhetos explicativos banner conseguira atrair os olhares dos clientes e fará com que entre em sua loja e compre o seu produto.

A primeira impressão que o cliente tem da loja é sempre a que permanece em sua lembrança. E se o cliente gostar do que esta vendo com certeza vai se interessar pelos produtos que estão expostos.

Por isso que o espaço da loja deve estar sempre muito bem organizado,os materiais bem expostos, e as vitrines devem estar sempre atualizados e se atentando a modas e as principais datas comemorativas.

A localização do ponto de venda é muito importante para o crescimento do seu negocio ,deve ser levado em consideração qual o publico alvo,quais os produtos que serão disponibilizados e uma questão muito importante também é o local onde será feitas as instalações do seu comercio.

Segundo Feargal Quinn (2007 p.55) “Se uma empresa não inovar estagnara a perder a competitividade”.

Uma empresa que não se adapta para as novidades do mercado, que não tem uma visão ampla no mercado,não conseguira se manter por muito tempo no mercado.Pois hoje em dia as empresas estão sempre ligadas às novas tendências e buscando inovar e se adequar ao mercado atual.

E as empresas que não correrem atrás vão perder cada vez mais o seu espaço no mercado e consequentemente as oportunidades que irão surgir.

Bibliografia

Daud Miguel ,Rabello Walter – Marketing de Varejo: Como incrementar resultados com a prestação de serviços ,Porto Alegre:Bookman,2007