VAREJO

Qualquer organização que venda para os consumidores finais seja ela um fabricante, um atacadista ou um varejista esta fazendo varejo.

A maneira com que os produtos são vendidos (pessoalmente, internet ou telefone). Estas compras tanto para uso pessoal e consumo pessoal como para de sua família. Dai o termo consumidor final.

Formulada por Lewison (1997) em seu livro Retailing, sintetiza melhor nossa abordagem, pois vai direto ao ponto “Varejo é uma atividade de negócios que vende produtos e serviços até consumidor final”.

  • VENDA INSTITUCIONAL

No mercado institucional, são pequenos números de compradores em escala elevada. Uma característica desse mercado, é que não existe compra por impulso, pois as aquisições são feitas por decisões planejadas.

As compras não planejadas são chamadas de compra por impulso, são mais frequentes no varejo, porque o processo é mais emocional.

  • CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Quando um fabricante decide vender diretamente para o consumidor final, esta operando como varejista. É o caso das empresas de venda direta.

A maioria dos fabricantes, porem, recorre aos tradicionais canais de distribuição para fazer seus produtos chegar até as mãos dos consumidores. Agentes, atacadistas e varejistas são os elos que unem o fabricante ao consumidor.

  • VALOR

Preço ou custo monetário é o que se paga em dinheiro. Valor é quando algo representa para uma determinada pessoa.

Quando o varejista superestima o valor de seus serviços, os resultados tornan-se negativos. Se os clientes julgarem os preços altos demais, sem duvida buscarão alternativas mais vantajosas, de melhor valor. Se a imagem da loja é de preço alto, as expectativas dos clientes é por mais e melhores serviços.

  • SERVIÇOS FACILITADORES DE ACESSO
  1. Características do local: Acesso para clientes, estacionamento, área para estoque, etc.
  2. População: Tamanho, distribuição de renda, nível educacional, etc.
  3. Características econômicas: Quantidade de empresa na região, tipos de empresa presente e tendências de crescimento.
  4. Propaganda e promoção: Tipos de mídia disponível e custos.
  5. Concorrência: Tipos de concorrência, nível de saturação, área de influencia e tendências de crescimento.
  6. Fornecedores: Tempo de entrega, custo da entrega, disponibilidade e confiabilidade.
  7. Pessoal: Disponibilidade, nível salarial, sindicatos e treinamento.
  8. Legislação: Impostos, licença de operação, zoneamento e leis municipais.