TRABALHO MARKETING I

4 Ps  -
EMPRESA THYSSENKRUPP ELEVADORES

CONCEITOS DE MARKETING 

Cada vez mais popular entre as organizações, o marketing, muitas vezes, é confundido como sendo apenas publicidade, propaganda e vendas. Percebe-se em alguns casos, que essa utilização errônea a respeito do marketing faz com que se crie um "departamento de marketing" dentro da empresa. Diante deste contexto, as principais funções dos encarregados por este departamento são simplesmente a criação e distribuição de brindes, publicidade e propaganda para promover a empresa. Portanto, é importante acrescentar que as empresas preocupam-se com suas estratégias de marketing, visto que estas, sendo bem definidas e aplicadas colaboram para tornar a empresa mais competitiva.

LAS CASAS (1993, p. 21) salienta que "o marketing consiste no planejamento das quatro variáveis do composto mercadológico: produto, preço, praça e promoção".

No que se refere a Marketing de serviços, pode-se afirmar que o mesmo tem como principal objetivo investigar a oportunidade de mercado para planejar, organizar e oferecer assistência de serviços de qualidade, a preços razoáveis que possibilitem satisfação dos clientes e remuneração adequada aos profissionais. Todas as ofertas de serviços devem sempre partir do exame da demanda e sua compatibilização com os recursos da organização que vai prestar os mesmos.

“Serviços são intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Como

 Resultado, normalmente, exigem mais controle de qualidade, credibilidade do fornecedor e adaptabilidade” (KOTLER, 1998, p.385).

De acordo com KOTLER (1998, p. 412), serviços são definidos da seguinte forma: "É qualquer ato ou desempenho que uma parte possa oferecer a outra e que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de nada. Sua produção pode ou não ser vinculada a um produto físico".

Desta forma, compreende-se que o principal foco do marketing de serviços é acompanhar o comportamento do mercado consumidor no intuito de satisfazer, ou até mesmo surpreendê-lo mediante o conhecimento de suas necessidades e desejos.

Plano de Marketing vem estruturar uma série de ações que compõem estratégias da organização, formuladas para orientar os envolvidos a alcançar os objetivos. Ele torna-se uma ferramenta referência para comunicação interna da empresa, facilitando o foco no objetivo principal de acompanhar e conhecer as necessidades e desejos do cliente, no intuito de satisfazê-los ou até mesmos surpreendê-los como o objeto de negócios a ser oferecido.

O mix de marketing também é conhecido como os 4ps. E são com esses quatro elementos que o gestor tem que trabalhar quando deseja utilizar-se do marketing.

 

PREÇO

 

Preço: Custo, política de preços, descontos, formas e prazos de pagamento. Valor monetário atribuído a um produto, para efeito de comercialização.

Preço é o volume de dinheiro cobrado por um produto e/ou serviço que deve ser dada para se adquirir a propriedade ou uso de um produto. O consumidor ao comprar um produto paga o preço e recebe os benefícios dele. O preço é apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca, que também inclui várias outras variáveis.

O preço é o único componente do mix de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade. A determinação do preço de um produto ou serviço nem sempre é uma tarefa simples. É preciso considerar que, quando bem posicionado, o preço de um produto ou serviço é fator primordial ao sucesso do plano de marketing.

Ao se elaborar a estratégia de preço de um produto, deve-se considerar o seguinte: ele deve ser suficientemente alto, para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão alto que desestimule a compra. Afinal, sempre se procura comprar produtos mais baratos. Ele também deve ser suficientemente baixo, a fim de que seja atrativo aos clientes. Contudo, não pode ser demasiadamente baixo, pois pode depreciar o produto aos olhos dos clientes, que podem pensar que há algo de errado nele, além de não ser interessante produzi-lo e comercializá-lo, pois não gerará lucro significativo.

O cliente procurará um preço justo, que não deve ser nem muito elevado, de modo que o cliente ache que não vale a pena comprá-lo, nem tão baixo que o leve a pensar que há algo de errado com o produto. Dentro do composto de marketing, o preço desempenha quatro papéis importantes:

  • Se a compra será feita e, caso seja, quanto os consumidores comprarão;
  • Se comercialização do produto será suficientemente lucrativa;
  • Se o preço é flexível e pode ser mudado com facilidade. Os profissionais de marketing precisam estar atentos para utilizar a estratégia de pricing  correta, evitando problemas. O preço é quem gera a demanda e não o contrário.
  • Se o preço do produto é baixo, geralmente a demanda é mais alta e vice-versa.

 

O marketing serve, então para, por exemplo, verificar o preço de mercado do produto, a viabilidade de reduzi-los, ainda que por um curto período de tempo.

Os objetivos da fixação dos preços são: sobrevivência, maximização de lucros do faturamento e do crescimento das vendas e liderança de mercado, por isso a importância de sua aplicação à empresa.

 Um diagnóstico organizacional do plano de marketing, visto como forte estratégia de posicionamento de preço no mercado de atuação é da empresa Thyssenkrupp Elevadores, pois se diferencia pela qualidade do serviço prestado, personalizado a otimização do desempenho da empresa, a mesma garante a sobrevivência através da quantidade de equipamentos que tem em sua carteira de assistência técnica.  

O preço do serviço prestado pela ThyssenKrupp Elevadores é personalizado de acordo com as características do equipamento. Assim, os equipamentos que possuem maior valor agregado geralmente requerem serviços e peças de maior custo.

O lucro se dá através dos contratos que são faturados mensalmente e às vendas de serviços como reparo e modernizações. E para maximizar a receita traz para sua carteira equipamento de outras marcas para realizar a manutenção e posteriormente moderniza-lo transformando em marca Thyssen.

O valor fixado de um contrato varia de acordo com o tipo do produto que foi adquirido na instalação, oscilando assim pela quantidade de equipamentos, paradas, velocidade, capacidade e outros fatores que influenciam a margem para o calculo de uma contratação mensal.

Outro fator que reflete no valor é toda estrutura que é disponibilizada para melhor atender ao cliente como técnicos capacitados e treinados periodicamente, central de atendimento 24horas em pronto atendimento para registro de chamados e peças, frota para deslocamento do técnico, ferramentas utilizadas na manutenção, seguros, custos administrativos, estoques de peças e pós-venda.

 É líder no mercado em relação à qualidade onde se tem os melhores serviços, melhores soluções e melhor tecnologia, sendo assim o preço praticado é reflexo do valor que a qualidade agrega e ao posicionamento que a empresa tem no mercado, se destacando assim da concorrência por ter diferenciais competitivos.

Contudo, a ThyssenKrupp é considerada a primeira colocada em qualidade de assistência técnica para elevadores e equipamentos do ramo.

 

PRODUTO

 

Produto é o bem ou serviço destinado às necessidades do mercado-alvo. O conceito de produto assume que os consumidores irão preferir aqueles produtos que oferecem mais qualidade, desempenho ou características inovadoras.

Os gerentes das organizações orientadas para produto focam sua energia em fazer produtos superiores, melhorando-os ao longo do tempo.

As áreas de decisão cuidam do desenvolvimento do produto certo para o mercado-alvo. Essa oferta pode envolver um bem físico, um serviço ou um composto de ambos. É importante lembrar que o produto e/ou o serviço devem satisfazer algumas necessidades dos consumidores.

A ThyssenKrupp Elevadores trabalha na fabricação, instalação, conservação e modernização de sua linha de produtos, através de suas unidades de negócios.

A empresa tem seu diferencial no elevado padrão de qualidade de seus produtos, os colaboradores são treinados para prestar o melhor serviço, atendimento qualificado e proporcionar a satisfação total do cliente. E para alcançar manter este objetivo tem como padrões:

 

ü  Segurança em primeiro lugar.

ü  Conhecer e superar a expectativa dos clientes.

ü  Atendimento total ao cliente, com respeito, cortesia e justiça.

ü  Ser rápido no atendimento, fazendo certo na primeira vez.

ü  Ser responsável pela solução, mantendo o espírito de equipe.

ü  Honrar o que prometer.

ü  Na quebra de qualquer um desses padrões: resolva!

 

Ela se aprimora cada vez mais trazendo novas modernizações que  beneficiam os seus clientes e a sociedade como um todo, a exemplo disto são os elevadores de última geração tecnológica instalados recentemente em um prédio comercial em Curitiba (PR), são equipamentos inteligentes que vão impactar na redução do consumo de energia elétrica.

De acordo com MCCCARTHY, (1997, p. 46 ), “ Todos os 4 Ps são necessários em um composto de marketing. De fato, todos devem estar vinculados. Porém, pode haver um mais importante do que os outros? De modo geral, a resposta é não –todos contribuem para o conjunto. Quando um composto de marketing está sendo desenvolvido, todas as decisões finais sobre os Ps devem ser tomadas ao mesmo tempo”.

 

PROMOÇÃO

 

Hoje em dia devido a assiduidade da concorrência e aquisição de novos clientes as empresas optam por utilizar várias formas de chamar a atenção dos clientes, uma delas é a promoção.

No mercado atual podemos considerar como promoção cinco ferramentas:

- Propaganda

É um item que insere dentro da promoção e juntos desempenham um papel fundamental na criação de valor para o cliente, ou seja, a propaganda se torna importante pois informa o cliente sobre o produto e ativa a necessidade de compra desse produto. Ela também influência na escolha do consumidor, pois além dela transmitir informações sobre o produto ela oferece informações sobre a empresa fabricante do mesmo, além de ser uma das maiores formas de captação de clientes por ser anunciada em vários canais de acesso direto do consumidor.

- Promoção de vendas

Suas ferramentas são através de cupons, concursos, prêmios e etc.. Que possuem cinco características distintas.

Comunicação: Visa atrair a atenção do consumidor.

Incentivo: Estimular o consumo.

Convite: Visa convidar o cliente para um consumo imediato.

- Publicidade

É toda comunicação que não é paga pela veiculação, por exemplo, um artigo de revista ou um jornal.

- Força de vendas

É venda pessoal que envolve o relacionamento ao vivo, cria vínculos e visa o desenvolvimento da compra através da preferência.

- Marketing direto

Tem como foco abranger o conhecimento do produto a todo tipo de cliente independente de ter um preferencial ou não pelo produto exemplo:

Mala direta

Telemarketing

Catálogo

Cuponagem

Internet

Para área de serviços da ThyssenKrupp o principal veículos de divulgação são os consultores que vão de “porta a porta” levando informações de novos produtos e/ou realizar a comunicação dirigida (publico especifico)

Publicidade em redes sociais como Facebook

O merchandising existe através da marca do próprio equipamento, quando instalado em locais de acesso ao publico como nas escadas rolantes de shoppings, metros, hospitais.

PRAÇA

 

A praça é denominada como ponto-de-venda ou canal de distribuição e pode ser descrito como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições que, em combinação, executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais a fim de realizar a tarefa de marketing.  A distribuição em marketing significa disponibilizar o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente para ser adquirido.

As decisões de canais de distribuição afetam diretamente as outras decisões da empresa e envolvem compromissos em longo prazo, existem empresas que administram de forma eficaz a distribuição de seus produtos e esse acaba sendo seu maior diferencial competitivo.

São várias as formas de distribuição. Dentre as principais estão:

Distribuição direta: Ocorre quando o produtor do serviço ou produto vende diretamente ao consumidor. Exemplo: prestadores de serviços, os quais executam, eles mesmos, o serviço para o consumidor, como os técnicos de elevadores da Thyssen.

Distribuição Indireta: Ocorre quando o produto ou serviço utiliza-se de distribuidores para levar o produto ou serviço até o consumidor. Exemplo: quase a totalidade dos produtos encontrados nos supermercados não é fabricada por eles. Os supermercados são intermediários entre o fabricante e o consumidor.

Assim como na promoção de vendas os consultores também são considerados o principal meio de distribuição de vendas de serviços na ThyssenKrupp, por meio de visitas periódicas à clientes com ou sem solicitação deles e em outros locais para captar equipamentos, trazendo-os para carteira.

Esse canal de distribuição é o ponto de venda, já a estrutura, estoque e a organização para execução dos serviços se concentra nas unidades de negócios (filiais) espalhadas de forma que facilite o deslocamento dos envolvidos no processo de manutenção.

A cobertura geográfica é ampla e o serviço indispensável para qualquer região do país e do mundo.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Com a competitividade existente no mundo dos negócios, a disputa por

mercado está cada vez mais acirrada entre as empresas. Percebe-se ser fundamental que as empresas utilizem ferramentas que possibilitem fidelizar seu cliente.

 A aplicação dos 4 componentes do Marketing Mix na empresa possibilita a identificação dos pontos fortes da organização.

Analisando financeiramente o plano de marketing da empresa, percebe-se que esta ferramenta tem uma postura frente ao mercado sem grandes alterações de modo a prejudicar a estabilidade do negócio.

Com isso, pode-se fazer uma análise diferenciando as demais conservadoras não fabricantes da ThyssenKrupp Elevadores. Percebe-se que as que possuem uma menor estrutura e colocam-se em um nicho de mercado possuem grandes deficiências com relação a qualidade em serviços.

Portanto dos passos citados e de todos os componentes de um plano de marketing, é importante citar que um de seus maiores fatores de sucesso é a empatia que ele resulta junto ao cliente. 0 plano só terá sucesso se o resultado final for positivo junto ao consumidor e os demais envolvidos no processo de elaboração.

REFERÊNCIAS 

PEREIRA, Paulo César Lopes. Planejamento estratégico de marketing. São Paulo: [s.n.], 2002. 88p. 

LAS CASAS, Alexander Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 3 Ed. São Paulo: Atlas, 1993. 

MCCARTHY, Jerome; Explanação do Marketing Mix; Disponível em http://www.12manage.com/ 

Copyright © CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico 

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, Implementação e controle. Tradução Ailton Bonfim Brandão. São Paulo: Atlas, 1998. 725p 

MCCARTHY, E. Jerome; PERREAUT JR., William D.. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. Tradução Ailton Bomfim Brandão. São Paulo: Atlas, 1997. 397p. 

SITE: http://www.thyssenkruppelevadores.com.br