Marcos histórico da Terapia Ocupacional.
A Ocupação que dês da antiguidade foi utilizado como medida de cuidado e assistência a doentes , teve no " treinamento de hábitos" em 1917 de Eleonor Clarke Slagle um primeira técnica não medica, para o primeiro ensino e assistência em Terapia Ocupacional.
? Civilizações Clássicas como os egípcios e gregos usavam a ocupação como forma de tratamento.
? Hipócrates e Galeno (Pais de Medicina) recomendavam exercícios nos ginásios como meio de recuperação de doenças.
? 1789 Revolução Francesa, que foi um dos dois grandes marcos históricas para a Terapia Ocupacional.
? Final do século XVIII e inicio do século XIX, a ocupação passou a ser aceita largamente como tratamento de doente metal, tendo como principal nome o Dr. Philipp Pinel ( Corrente filosófica ? Humanismo)
? Com o positivismo e o surgimento da medicina hospitalar começa o declínio do uso das ocupações como forma de tratamento. (corrente organicista)
? Metade do século XIX resultado da Revolução Industrial iniciou-se o uso dos quimioterápicos e processos cirúrgicos, e nisso as instituições mentais passam a ser grandes laboratórios experimentais e abusos eram cometidos em função da investigação.
? Inicio do século XX, vem a reemergencia das idéias do tratamento moral aliado a emergência da nova teoria da psicobiologia de Adolf Meyer. Para Meyer a ocupação era concebida como o fator de possibilidade de um equilíbrio dinâmico e humano já que o homem tem modos de existir, pensar e agir que se alteram constantemente.
? 1906 Hermon Simon deu inicio ao tratamento ativo, oposição ao tratamento no leito, ele acreditava que o repouso absoluto abolia a atividade mental.
? Em 1908, tudo começa com um curso de 6 semanas em ocupação e recreação curativa ministrada por Grahan Taylor para atendentes hospitalares. Onde Eleonor Clarke Slagle se formou nesse mesmo curso em julho de 1911.
? Em dezembro de 1914, em um encontro de trabalhadores hospitalares o arquiteto George Edward Barton sugeriu o nome da profissão "TERAPIA OCUPACIONAL". A terapia passa a ser qualificada peça ocupação, e não a ocupação pela terapia.
? Em 1915, Eleonor Clarke Slage organizou o primeiro curso profissionalizante para terapia ocupacional.
? Em 1915 Willian Rush Dunton faz o primeiro manual completo de instruções de terapia ocupacional.
? 1917 o "treinamentos de hábitos" de Eleonor Clarke Slage e uma primeira técnica não medica, para o primeiro ensino e assistência em terapia ocupacional. Eleonor Clarke Slagle foi uma das fundadoras da primeira escola regular de terapia ocupacional.