Marcas que Deus quer ver em nós!

 

"E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto e temente a Deus, e desviando-se do mal e que ainda retém a sua sinceridade – Jó cap. 2 vers. 3.

Recentemente estava vendo uma reportagem onde uma determinada jovem estava preocupada sobre qual seria a sua marca, seu verdadeiro estilo, pois todas as vezes que ia sair de casa para fazer alguma coisa, sentia muitas dificuldades em escolher roupas, combinar cores e fazer maquiagem. Ao chegar diante de uma especialista em modas, perguntou sobre qual seria o seu verdadeiro estilo e sua marca mais definida. Diante disso, a especialista afirmou: “Seu estilo é falta de estilo”.

No seguimento comercial, vemos a importância que as empresas dão à questão da marca pois acreditam que este é um assunto deveras importante.

No âmbito religioso não é diferente e eu desejo compartilhar com você algumas importantes lições que podemos aprender com o exemplo de Jó no texto acima.

Todos nós temos a mania de nos preocuparmos demais com tudo o que os outros pensam sobre nós e, quase sempre, nos esquecemos de pensar no que realmente Deus pensa sobre cada um de nós. No caso de Jó, logo depois de Satanás passear sobre a Terra, o próprio Deus faz algumas afirmações sobre a vida de Jó que precisamos considerar pois são muito importantes.

Em primeiro lugar, Deus destaca neste texto uma primeira marca muito importante pois Ele mesmo afirma que na Terra não existe homem sincero igual à Jó e isso nos faz lembrar a importância de sermos sinceros conosco mesmos como Jó era. Infelizmente, na maioria das vezes temos sido sinceros demais com todos, menos conosco mesmos. Quando o erro é dos outros, somos sinceros em demasia na hora de acusar, mas quando o erro é nosso, maquiamos a verdade e sempre nos justificamos, fato este que diminui e muito a nossa sinceridade diante das pessoas, mas principalmente diante de Deus e isso faz toda a diferença aos olhos dEle.

A segunda marca que o próprio Deus destaca na vida de Jó é a retidão. Você já imaginou a importância dessa afirmação divina sobre a retidão da vida de Jó? Na opinião do próprio Deus Jó era reto diante de si mesmo e das pessoas. Quantas das vezes temos vistos pessoas tão preocupadas com tudo menos com a importância dessa marca conhecida como retidão. Será que temos tido essa importante marca nas nossas vidas?

A terceira marca que Deus destaca na vida de Jó é que ele era temente a Deus. Muitas das vezes temos tido uma grande dificuldade em descobrir a diferença entre ser temente a Deus e ter medo de Deus. No caso de Jó fica mais do que claro que ele temia a Deus verdadeiramente pois tal afirmação vem do próprio Deus. Temos nos preocupado com a nossa imagem diante das pessoas ao nosso redor, mas quase sempre não temos tido a mesma preocupação em saber o que Deus pensa a respeito de cada um de nós. Fico pensando sobre qual seria, neste momento, a afirmação de Deus sobre o fato de sermos ou não tementes a Ele.

A quarta e última marca que Deus destaca neste texto na vida de Jó era o fato dele constantemente desviar-se do mal.

Creio que, ao contrário do exemplo de Jó, temos vivido diametralmente diferentes dele, pois, na maioria das vezes, temos esquecido de nos desviar do mal sob o pretexto de que “se Deus está conosco podemos enfrentar qualquer coisa”

É de se espantar quando vemos tristes e maus exemplos na mídia como a “oração da propina” entre outras coisas.

Não temos nenhuma dúvida de que este texto é muito importante para nos fazer refletir sobre essa importante necessidade de também desenvolvermos nas nossas vidas essas quatro importante marcas que exemplo de Jó traz no texto acima.

Pastor Adilson Batista Amelio