Dr. Luiz Barreto Fisioterapeuta e Fisiologista do Exercício 

Ouve-se muito as pessoas dizerem que se o mundo fosse um mar de rosas não seria nada bom. Essa é mais uma daquelas muitas frases feitas que as pessoas vivem dizendo por ai e que não tem o mínimo sentido.

As pessoas vivem reclamando do transporte público, do caos na saúde, na educação, na segurança, do baixo salário que recebem, do excesso de atividades, da falta de lazer adequado, da violência, dos governantes que muito prometem e nada fazem, do barulho da festa do vizinho, da insônia, do estresse, do alto custo de vida, do patrão, do emprego, quando que deveriam estar felizes, já que o mar de rosas não é bom. Dá para notar que o ser humano ou não sabe o que quer ou vive num mundo de ilusões. Na realidade, o mundo é um mar revolto com tantos terremotos, inundações, pessoas perdendo tudo o que tem, doenças terríveis. Será que é isso mesmo que a humanidade quer? Até mesmo as diversões e o lazer se transformam num verdadeiro caos com as pessoas bebendo, brigando, matando. Para muitos esse mar revolto parece ser melhor que o tal mar de rosas. Com certeza, tem uma minoria que não compartilha desse querer mórbido. São pessoas que realmente apreciam o mar de rosas, gostam da paz e de uma vida tranqüila. A mais bizarra das atitudes é quando uma pessoa que se alimenta da energia do estresse diz que não gosta de aborrecimento. Muito estranho, pois ela é sempre vista onde há uma boa confusão. Essa pessoa desconhece que se alimentar do estresse é uma atitude suicida, pois ele enquanto alimenta, sutilmente vai destruindo o ser interiormente. E quando a pessoa acorda, já é tarde demais. O yogue Ramacharaca sugere que as atitudes mentais positivas são benéficas para que esse pensamento errôneo sobre a tranqüilidade seja erradicado do pensamento dessas pessoas. O mar de rosas é a melhor coisa para ele e para aqueles de boa vontade.

Abre-se aqui uma discussão interessante em torno de um assunto envolvente que é a conduta humana perante a sociedade em que vive. Será que realmente o ser humano quer essa situação atual? Ou será que é apenas uma maneira de esconder o verdadeiro querer? Na verdade uma pequena parte da sociedade deseja o mar de rosas, mas a maioria quer o mar revolto. Pelo menos é o que se tem visto ate agora.

 

 

Bibliografia

RAMACHARACA, Hatha yoga. Pensamento. SP.