MAQUIAVEL  O PAI DA POLÍTICA MODERNA: uma reflexão sobre  sua riqueza intelectual aplicada à realidade angolana e o contributo dos pensamentos de Santo Agostinho e Tomás de Aquino 

Por : Muata Sebastião / 2013 

Depois de algum tempo de estudos e com um profundo empenho em filosofia política, optei escrever mais um artigo que entra no “cofre” das minha publicações e que serve de uma contribuição científica aos amantes da sofia e sobretudo, àqueles que como muitos fazem da ciência e da  pesquisa o seu dia-a – dia. Pra dizer que, estamos juntos e que devemos nos esforçar em contribuir para ajudar-mos aquelas pessoas ( nossos irmãos) estudantes que  desejam saber mais sobre temas atuias  não apenas ligadas à filosofia ou à política , mas ligadas à várias outra áreas do saber uma vez que sua amplitude constitui hoje uma das alavancas do sucesso e da produção científica. No entanto, precisa que se forneçam   conteúdos que os possibilita a alargarem seus horizontes de modos a serem capazes de entenderem a mundividência  da sociedade em que estão inseridos e a  necessidade da sua manutenção ou reversão quando sobretudo ela não corresponde às exigências sociais.

A intenção deste artigo, não é para fazer uma aula sobre Maquiavel uma vez que falar deste  autor que eu considero extraordinário em quatro páginas, estaria a cometer um  erro sem perdão. No entanto, preciso apenas com este artigo tentar levar o leitor a uma compreensão clara mesmo de um modo sintético sobre Maquiavel uma vez que tem sido muito falado e muitos dos que pronunciam seu nome ou mesmo o adjetivo “maquiavélico” tal como foi coroado pela própria história, desconhecem a verdadeira origem do pensamento de Maquiavel. Portanto, trata-se de uma contribuição também para os estudantes de Ciências políticas sobretudo os filósofos com quem eu mais me identifico como académico e pesquisador  por força da compreensão do autor procurarei como de forma mais exaustiva, simples e resumida abordar não somente sobre Maquiavel , mas também procurarei transportar tudo o que se pode constatar da sua grande obra “ O Prícipe” aquilo que eu considero de riqueza intelectual do autor para posteriormente fazer uma reflexão soio-político tendo em conta os moldes característicos da nossa soiedade. No entanto, poderemos aqui abordar questões ligadas à  realidade sobre à  política moderna e  angolana .

 Como amaioria dos filófosos, eu começarei   minha abordagem com uma interrogação não muito longe da dúvida metódica.  Nossa abordagem será  sobre Maquiavel tal como o título apresenta, a  questão que se coloca é? Qum foi realmente Maquiavel? Esta é a questão que muita gente não se tem formulado. E é exatamente sobre isso que pretendo apresentar uma matéria que   falará de uma forma resumida sobre o pensamento de Maquiavel e tentando fazer uma reflexão a seu respeito voltado a nossa realidade política e social.

Niccolo Machiavelli nome traduzido para o português Nicolau Maquiavel  nasceu em Florença aos 3 de Maio de  1469, foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do renascimento e é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna pelo fato de ter  escrito sobre o estado e o governo como realmente  são e não como deveriam ser algo que surpreendeu a gente do seu tempo. Infelizmente seus escritos foram mal interpretados pela história sobretudo, e uma das más interpretações foram aquelas feitas pelo o então cardeal inglês Reginaldo Pole. Mas tudo isso, não o impediu de estudar nm mesmo de mostar que existia nele uma certa atitude o que considero de atitude científica ligad sobretudo, as artes da política e do governo e que ele mesmo dividia em : Ciência, política e governo na prática. Foi com ele que a política começou a ser analisada como é analisada hoje, a Matemática, a física ou a astronomia uma análise feita apegando-se simplesmente em  deduções lógicas isto sem nenhum recurso à ética ou a jurisprudência. Maquiavel descreveu com absoluto realismo como os tiranos se comportam e longe de críticar as suas condutas, ou distinguir que entre o príncipe que governa através da lei e o tirano cuja as leis estão  em seu próprio seio. Ele considerava que o governante  bem sucedido  tem que estar além da moral  e como se pode notar depois  desta conclusão feita por ele,  a compreenssão da política e do poder nunca mais foi a mesma. Mas continuamos a entender que o elemento próprio do pensamnto de Maquiavel é a política entendida desde os pontos de vista das relações entre os homens  da conquista e da manuntenção do poder e neste caso, o objetivo da polítca segundo Maquiavel  deve ser a conquista e a conservação do poder.  Quanto ao poder, a questão preocupante consiste em procurar saber como  conquistá-lo e quais os meios mais eficazes para conservá-lo?E isso o autor nos mostra. Antes, antendamos pois que se o objetivo da política segundo  Maquiavel era  o poder, a questão que se coloca é: o que é o poder segundo Maquiavel?

No modo de pensar de Maquiavel, o poder é entendido como sendo uma dominação o que constitui por sua vez a essência do poder logo, pensar a política nesta perspetiva estaremos chegando a conclusão segundo o  pensando  de Maquiavel olhar  na política como sendo um exercício de dominação. E é exatamente deste modo que Maquiavel pensava. Seu pensamento ainda, volta-se no modo de pensar sobre como este poder é exercido e como  fazer para não ser perdido. Seu modo de pensar evocava a  existência de alguém  que poderia exercer tal poder e este alguém  que por sinal já existia na mente do autor seria para ele o Príncipe. E é sobre este elemento que poderemos analisar nas próximas abordagens.