UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE BELEZA
EAD ? Educação a Distância







Cláudia Cristina Guaitolini



MAQUIAGEM E SUA IMPORTÂNCIA PARA A BELEZA
















Pólo Boa Esperança - ES
2011
Cláudia Cristina Guaitolini



MAQUIAGEM E SUA IMPORTÂNCIA PARA A BELEZA







Relatório Final apresentado ao Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Beleza da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnóloga em Beleza.







Orientadora/Tutora: Profa. Georgia do Nascimento Capelli Sodré








Pólo Boa Esperança - ES
2011























Dedico este trabalho a minha família por ter acreditado em mim neste tempo que dediquei ao Curso Superior e em especial a minha irmã Nana por ter me incentivado a ingressar na faculdade. Ao meu namorado Ubirajara por ter me ajudado nos momentos mais difíceis. Aos meus amigos pelo apoio e parceria e aos colegas de sala pela convivência.

CLÁUDIA CRISTINA GUAITOLINI
AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, por ter me protegido, ter me dado forças e graça para a realização deste tão sonhado curso.
A minha família, pela colaboração quando não pude estar presente e por ter me incentivado a continuar até chegar ao fim do curso.
Aos professores que contribuiram muito com seus conhecimentos para a minha formação profissional.
Às minhas amigas e clientes Lara e Helena (profissionais na área de moda) por ter me socorrido nos momentos que mais precisei de ajuda, meu muito obrigada!
E aos colegas de curso pelo auxilio nos trabalhos quando tinha dificuldades e principalmente por estarem comigo nesta caminhada.
A todos vocês agradeço por cada gesto que teve todo o diferencial comigo.


















































"A beleza desperta a alma para agir."
(Dante Alighieri)
GUAITOLINI, Cláudia Cristina. Maquiagem e sua importância para a beleza. 2011. 27 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ? Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Beleza) ? EAD ? Educação a Distância, Universidade Luterana do Brasil, Pólo Boa Esperança, 2011.

RESUMO
Este estudo tem como objetivo analisar a importância do uso da maquiagem e de que forma ela contribui para a beleza. A maquiagem é uma importante ferramenta que acompanha as pessoas que gostam de cuidar-se e serem notadas por todos de seu convívio. Neste trabalho de conclusão de curso será apresentado um pouco da história da maquiagem, quais são seus tipos, o visagismo e seu valor, tendo por justificativa a preocupação com as pessoas que não se sentem belas, este estudo dará algumas dicas de beleza dando foco à maquiagem. Foi elaborada a pesquisa bibliográfica, dando fundamentação teórica através de alguns autores, dentre eles: Bezerra, Zuanetti, Vita, entre outros, que descrevem sobre beleza, maquiagem e mais assuntos pertinentes. Foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica. Enfim, observei como contribuição para a minha profissão a ênfase que devemos ter em saber cuidar de nós mesmos.



Palavras-chave: maquiagem e beleza.











SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................07
2 A HISTÓRIA DA MAQUIAGEM.............................................................................09
2.1 A evolução do mundo retratada na maquiagem dos olhos.................................12
3 MAQUIAGEM E SEUS TIPOS...............................................................................15
3.1 Passo a passo de uma maquiagem.....................................................................17
4 A IMPORTÂNCIA DO USO DA MAQUIAGEM......................................................19
4.1 Vantagens da maquiagem ecologicamente correta.............................................22
5 BREVE ESTUDO SOBRE VISAGISMO.................................................................24
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................26







1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a importância da maquiagem para a beleza que é algo fundamental para pessoas que dão valor a si próprias. A maquiagem ajuda a melhorar o aspecto externo, ou seja, a beleza física.
Além de enfatizar a grande importância do uso de maquiagem, essa pesquisa terá foco em alguns aspectos como: a história da maquiagem; tipos de maquiagem, visagismo, entre outros.
Com a evolução e aperfeiçoamento da maquiagem, ela foi transformada de uma simples ferramenta de vaidade em um acessório extremamente importante aos cuidados pessoais.
O referido tema deste estudo foi escolhido para ser um caminho de motivação às pessoas que não se sentem bem consigo mesmas. Essas pessoas precisam entender que não existe um ser humano que não tenha beleza e sim que existem os que não se cuidam como deveriam. É muito importante o cuidado pessoal e uma forma de fazer isto é uso da maquiagem da forma certa, pois além de corrigir as imperfeições, os traços mais bonitos são valorizados.
A metodologia utilizada para a elaboração e construção deste trabalho de conclusão de curso foi a Pesquisa Bibliográfica. As pesquisas foram feitas para adquirir informações necessárias através de livros de beleza, revistas e textos específicos publicados em sites da internet.
A pesquisa bibliográfica foi elaborada através de fundamentação teórica de alguns autores como: Bezerra e Zuanetti. Estes deram grande contribuição ao trabalho por meio de suas teorias.
Pretendo que este trabalho seja objetivo e interessante, e para percorrê-lo observarão quatro capítulos que buscam definir o propósito deste.
Em seu primeiro capítulo é mostrado a história da maquiagem, contos de antepassados e como foram os primeiros usos desta ferramenta importante para a beleza.
Já no segundo capítulo, é tratado sobre a definição da maquiagem e quais são seus tipos, suas variedades.
No terceiro capítulo é explanado a importância do uso da maquiagem para o bem estar de quem usufrui.
O quarto e último capítulo é mostrado um breve estudo sobre o visagismo
Foi através do desejo de sempre querer deixar as pessoas mais bonitas e felizes que senti vontade de desenvolver um projeto sobre a importância do uso da maquiagem para a beleza. Espero que este trabalho incentive o leitor a perceber a importância de se cuidar e que busque ainda mais informações sobre o assunto.
















2. A HISTÓRIA DA MAQUIAGEM

A palavra "cosmético" vem do grego kosmetikós, que quer dizer "o que serve para ornamentar" , para enfeitar, decorar ou até mesmo limpar. Deixar mais bonito. É também definido como substância, mistura ou formulação usada para melhorar ou proteger a aparência. O cosmético é tratado normalmente dentro de uma grande classe de produtos para higiene e cuidado pessoal. Daí em diante: Base. Pó compacto. Sombra. Rímel. Delineador. Batom. Blush... entre outros. Isso se deve aos faraós que já no Egito antigo se preocupavam com maquiagem.
Os primeiros testemunhos do uso de cosméticos foram encontrados no Egito antigo. Os faraós usavam perucas coloridas como formas de distinção social e consideravam a maquiagem dos olhos como destaque fundamental para evitar que se olhasse diretamente para Rá, o deus-sol. Para os faraós, os olhos eram a alma da pessoa. Por causa dessa crença, as mulheres caprichavam na maquiagem em volta dos olhos.
Segundo Zuanetti (2000) por volta de 3000 a. C, o rigor do clima levou os egípcios a criarem óleos perfumados para tratar a pele dos efeitos prejudiciais do sol. Um carvão misturado com óleo vegetal ou gordura animal (Kohl, uma espécie de delineador) também era usado ao redor dos olhos para proteger dos raios de sol e afugentar insetos, essa foi a mais antiga das maquiagens. Homens, mulheres e crianças usavam este carvão. Já as mulheres, além de alongarem os olhos e definirem as sobrancelhas com a cor preta do Kohl, realçavam as pálpebras com um pó verde (à base de malaquita), na boca passavam o carmim (pigmento extraído de um inseto) e nas faces um pó avermelhado.
Foi na civilização egípcia que surgiu a distinção: "mulher de pele clara" e "homem de pele escura", os homens deveriam ser mais morenos e as mulheres mais claras. Isso mostra o quanto a sociedade era machista. Cleópatra representou bem a beleza ideal daquela época. Poderosa e carismática, ela imortalizou seu tratamento. Segundo a lenda, toda noite antes de dormir, ela aplicava uma pasta no rosto (mistura de leite de cabra e miolo de pão) e banhava-se em leite com mel. A cada dia, ela sempre cobria seu rosto com argila e maquiava seus olhos com o pó de Kohl.
O primeiro creme facial do mundo foi criado pelo físico Galeno por volta de 150 a. C. Foi feito com a adição de água à cera de abelha e óleo de oliva. Tempos depois, o azeite foi substituído pelo óleo de amêndoas e incorporação de bórax ajudou para a formação da emulsão, diminuindo o tempo de processo. Esta foi a primeira base para sustentar os pigmentos de dióxido de titânio e facilitar a aplicação na face; foi nascida então a base cremosa facial.
Os romanos gostavam de manter a pele do rosto bem clara. Para que ficasse desse jeito, eles usavam pós de arroz e trigo, sobre uma camada de azeite de oliva ou gordura animal. As sobrancelhas precisavam estar meio escuras e usavam nos lábios corantes bem fortes, de acordo com Zuanetti (2000).
A história dos cosméticos coloridos não era aprovada totalmente. Na Roma antiga a indignação masculina em relação aos artifícios femininos de usar produtos para maquiagem está registrada em obras imortais, como escreveu Ovídio "Seu artifício deve permanecer insuspeito. Como não sentir repugnância de frente da pintura espessa em seu rosto se dissolvendo e escorrendo até seus seios?" Andreas de Laguna, o médico espanhol do Papa Julius III, dizia que a maquiagem das mulheres era tão espessa que dava para cortar "a nata da torta de queijo de cada uma das bochechas".
Os líderes de igrejas discordavam do uso de artifício coloridos. São Jerônimo relatou de forma evidente a reprovação do ato de maquiar-se, visto como força do mal e da impureza. "O que faz essa coisa púrpura e branca no rosto de uma mulher cristã, atiçadores da juventude, fomentadores da luxúria e símbolos de uma alma impura?"
De acordo com Zuanetti (2000) na Idade Média (séculos XIII e XIV), a moda era ter a aparência pálida. Para que isso acontecesse, as mulheres evitavam a exposição ao sol ou usavam pós e pastas brancas sobre o rosto. Muitas até morreram pelo uso de uma substância tóxica com o nome de alvaiade. As cores eram usadas de acordo com a classe social: o vermelho e o rosa eram as cores escolhidas pelas prostitutas. A maquiagem era condenada pela Igreja Católica.
Mas apesar da postura radical da igreja e dos rígidos costumes, com os desenvolvimentos científicos o ato de pintar os lábios virou moda naquela época, quanto as pomadas coloridas ficaram mais acessíveis e seguras. A preocupação com a higiene foi deixada de lado, o que ironicamente ajudou para o crescimento do uso da maquiagem e dos perfumes.
Com o Renascimento, Zuanetti (2000) afirma que o rosto pálido continuou como padrão de beleza nos séculos XV e XVI. Homens e mulheres escondiam suas imperfeições da pele embaixo de várias camadas de pintura branca. O pó de caulim, gesso ou arroz empoava as faces e os cabelos da aristocracia. A França se tornou o paraíso dos cosméticos, enquanto a Inglaterra colocou-os sem desuso.
Segundo Zuanetti (2000) na Idade Moderna os exageros caíram de moda e o rosto natural voltou a ser o modelo de beleza na Idade Moderna. Mas isso foi por pouco tempo. Já em 1883, o perfumista francês Rhodopis lança o batom: um bastão composto por talco, óleo de amêndoas, essência de bergamota e limão, gordura de cervo e corante vermelho. E as descobertas não pararam mais. No século XX, a cosmetologia teve um avanço extraordinário, os produtos se diversificaram e ganharam qualidade. Enfim, o uso de maquiagem tornou-se mais livre e popular.
Em 1921, Paris é palco de uma verdadeira revolução na história do batom; é a primeira vez que um produto desta categoria é embalado num tubo e comercializado em cartucho. O sucesso foi tão grande que em 1930 os estojos de batom dominam o mercado americano, trazendo uma nova imagem para o desenvolvimento destas formulações. Marilyn Monroe usava maquiagem clara e pintava lábios bem vermelhos, atraindo e intensificando sua feminilidade.
No final da década de 80 são lançadas as fórmulas evoluídas para cosméticos pigmentados. Finalmente chegando o novo milênio entram em cena as fórmulas baseadas em tecnologia de vanguarda, que com o uso garante propriedades interessantíssimas para nossa beleza, como o protetor solar, controle do envelhecimento da pele, etc.
Nos anos 90 ganha muita importância a era do benefício visível, desde essa época até nos dias de hoje a maquiagem só evoluiu. A haute couture toma inteligentes rumos nesta nova era. Estilistas ingleses de vanguarda como John Galliano e Alexander McQueen aparecem para darem ênfase nas conservadoras Dior e Givenchy, mudando outra vez a história da moda e make-up. Atualmente nos beneficiamos do produto que além de colorir, cuida da pele, limpa, perfuma e protege, como nunca antes foi visto na história da humanidade. Ganhamos mais produtos específicos para cada tipo de pele e novas texturas, cores e efeitos surgem todos os dias graças à tecnologia.
Muitos se perguntam qual será o futuro da maquiagem, mas seja qual for, as mulheres com certeza estarão lá, buscando sempre o make perfeito.
2.1 A evolução do mundo retratada na maquiagem dos olhos.


Cada década teve seu estilo, sua história. O século 20 foi rápido e revolucionário. A seguir, um breve conhecimento sobre as influências da história da moda e na maquiagem.

*Anos 30 ? Olhos sofisticados e provocantes.

Nesta época as sobrancelhas eram totalmente depiladas e redesenhadas com lápis, num traço fino, marcante e ousado. Sombras de pálpebras em pó exploravam todos os matizes, indo dos castanhos aos cinzas, incluindo o preto para a noite. Cuidadosamente, os cílios eram recurvados e cobertos por rimel. Para evitar a vulgaridade, considerado o excesso, a maquiagem da boca tornou-se mais discreta.

Anos 40 ? Olhos armados de guerra.

A beleza, considerada como saúde, era considerada um dever de todos.
Os efeitos da guerra abalaram o mundo e o mercado de cosméticos teve uma queda em função da escassez de matérias-primas.
Graxa para as botas serviam como máscaras para cílios, o carvão servia como sombra de pálpebras, a graxa para sapatos era usado como tintura para as sobrancelhas e pétalas de rosa molhadas em álcool produzia um blush líquido da era vitoriana. Com o passar de todo o conflito, as estrelas usaram cabelos grandes, era um modo de demonstrar feminilidade em uma época em que outros meios não eram acessíveis.

Anos 50 ? Olhos de gazela.

Modelados pela sombra nas pálpebras, o lápis de sobrancelha, o rimel e sobretudo o delineador. A importância da maquiagem dos olhos trouxe muitas novidades e reformulações de produtos. A maquiagem realçava a palidez da pele e a intensidade da boca. O pó compacto e o pó-de-arroz estavam muito mais presentes.

Anos 60 ? Olhos de adolescente.

Super maquiados mostrando uma ousadia inocente.
Na mesma época, foram surgidas as minissaias e as mulheres começaram a deixar o clássico e então "ultrapassado" visual fatal. A feminilidade era transitada entre o comportamento e o irreverente. As cores eram verdadeiras, puras e fortes: dourado, violeta, rosa-choque, verde e laranja. Nessa época foi marcado o início da cultura pop americana.

Anos 70 ? Olhos em busca de liberdade.

A beleza passa a ter um aspecto moral e psicológico. Não existem mulheres feias, existem somente mulheres que ainda não se conhecem. Pela primeira vez na evolução da beleza, homens e mulheres podiam escolher a aparência deles de acordo com o estilo de vida de cada um e não apenas as exigências da moda.
A maquiagem e os cortes de cabelo se tornaram com ênfase meios de expressão de escolhas.
Os anos 70 foi considerada uma década de beleza bem explosiva através do uso de cabelos livres, pele bronzeada e lábios brilhantes.

Anos 80 ? Olhos cheios de movimento.

Através das luzes estroboscópias, a juventude dourada e cheia de lantejoulas tinha os lábios bem vermelhos, os olhos eram pintados de azul-elétrico e as bochechas realçadas por blushes na cor de tijolo. Os códigos de beleza começavam a transformar de acordo com as estações do ano. A sombra mudava do castanho para o violeta e era esfumaçada em vários tons. Os cílios eram alongados com máscaras de diversas cores (verde relva e azul piscina) e a prova d?água. No auge dos anos 80, a Madona triunfava, que marcou a década em que era proibido "fraquejar". As mulheres começaram a cuidar demais do corpo e a beleza se tornou competição.
Anos 90 ? Olhos menos cintilantes e mais decadentes.

Cansadas dos agitos e badalações dos anos 80, as mulheres dos anos 90 mostram uma beleza perturbadora que representa uma sociedade em fase de transformação. Piercings e tatuagens fazem do corpo um campo de expressão da feminilidade "debochada".

De 2000 aos tempos atuais ? Olhos espirais levam ao túnel do tempo.

Trechos de todas as décadas passadas misturam-se e contam um pouco da história da beleza feminina através dos tempos. Com a chegada do novo milênio, os vários aspectos que foram adotados pela beleza foram servidos de espelho. A aparência, em muitas manifestações e imagens extremas, refletiu os processos de mudanças. Nos últimos anos foram misturados todos os estilos de moda e maquiagem. Trazendo a classe e a elegância do início do século, a delicadeza sexy dos anos 60, a irreverência dos anos 80 e a "apatia" em tom de protesto dos anos 90.
Hoje, a maquiagem é utilizada como "arma" para seduzir. Sem dúvidas, um rosto bem maquiado chama mais a atenção, pois a maquiagem tem a capacidade de realçar os traços mais bonitos e ocultar/corrigir as imperfeições.
Beleza e estética são o "o pão de cada dia", sendo estas comercializadas em qualquer lugar, um exemplo disso é que pode-se encontrar na internet dicas e endereços de muitas clínicas de estética, massagistas, salões de beleza e vários outros serviços que auxiliam as pessoas a estarem cada vez mais belos.












3. MAQUIAGEM E SEUS TIPOS

A maquiagem é algo indispensável para muitas mulheres, utilizada para várias ocasiões, tipo: cerimônias, festas e até mesmo no dia-a-dia. Muitos cosméticos, além de serem usados para a estética, possuem outras funções. De acordo com Bezerra (2001) os produtos cosméticos podem ser classificados por suas funções, tais como:

? Higienizar: retirar da pele secreções, resíduos celulares e do ambiente;
? Conservar e proteger: manter a pele em bom estado e protegê-la conservando suas características;
? Reparar e corrigir: tratar das imperfeições da pele;
? Maquiar: embelezar realçando traços físicos, corrigir ou ocultar as imperfeições.
De acordo ainda com Bezerra (2001), a maquiagem é um produto que pode se apresentar de diversas formas cosméticas. Com destino a embelezar a pele e cobrir suas imperfeições, deve ser aplicada após a limpeza, tonificação e hidratação da pele.
Para ter uma melhor explicação a respeito dos tipos de maquiagem Molinos (2003) descreve:
? Corretivo ? encobre imperfeições da pele como manchas e cicatrizes, dá suavidade em linhas de expressão e ajuda no disfarce de olheiras. Ele pode ser em tipo lápis ou bastão, líquido ou cremoso;
? Base ? uniformiza o tom da pele cobrindo imperfeições. Atualmente existem bases com tecnologia bem avançada que permitem hidratação e rejuvenescimento. Elas se dividem em líquidas, cremosas, duo cake (base e pó) e (pancake / pó);
? Pó facial ? tira a luminosidade da pele, é apresentado como compacto, solto, translúcido, opaco, brilhante, bronzeador e iluminador.
? Batom ? dispersões de material corante em uma mistura de óleos, gorduras e ceras, colorem os lábios, além de protegê-los e hidratá-los. Eles podem ser cremosos, opacos, de ultrafixação e gloss;
? Blush ? realça ou colore às maças do rosto. Ele pode ser em pó, cremoso e líquido;
? Máscara para cílios (rímel) ? aumenta o volume dos cílios e os colore, pode ser líquido ou pastoso;
? Sombra ? serve para dar profundidade aos olhos e colorir as pálpebras. Ela pode ser encontrada na forma de pó (que também se dilui em água), líquida, cremosa, em lápis, bastão e em gloss;
? Lápis e delineador ? é usado para traçar os riscos (geralmente dos olhos e lábios), são encontrados em forma de caneta ou líquido.

























3.1 Passo a passo de uma maquiagem.

Segundo Trinka e Fontes (2010) há uma seqüência que deve ser seguida para ter um bom resultado de maquiagem e a ordem que deve ser feito isso. Conheçamos então:
1 ? A princípio limpe a pele com um demaquiante. Deverão ser removidas a sujeira superficial e a oleosidade, utilizando-se uma loção de limpeza ou creme;
2 ? A loção de limpeza ou creme deverá ser retirado com algodão embebido em loção adstringente (auxilia no fechamento dos poros). Se a pele for seca, deve-se evitar o uso de loção à base de álcool;
3 ? Depois da limpeza artificial, aplique um creme hidratante em toda e pele do rosto e pescoço para protegê-los dos produtos que serão aplicados neles;
4 ? Passe a base corretiva para disfarçar as olheiras, vincos, sardas ou manchas, se caso for preciso;
5 ? Aplique a base (para seu tipo de pele);
6 ? Aplique o blush;
7 ? Utilize pó facial, se possível o translúcido, por ser compatível a qualquer cor de pele;
8 ? Escove as sobrancelhas para deixá-las bem arrumadas;
9 ? Aplique nas pálpebras a sombra colorida em bastão, que servirá de suporte para a sombra em pó ou opaca;
10 ? Aplique sombra escura para que os olhos fiquem profundos (se for necessário);
11 ? Aplique sombra branca, perolada, cintilante ou dourada (conforme a ocasião), acima da sombra de profundidade e abaixo dos cílios inferiores, isto dará aos olhos luminosidade;
12 ? Aplique curvex (aparelho que acentua a curvatura dos cílios superiores);
13 ? Aplique o rímel que será essencial na maquiagem dos olhos, ele deixa os cílios muito mais alongados e coloridos;
14 ? O batom será aplicado com pincel, o seu tom deverá estar em harmonia com o blush;
15 ? A aplicação de cílios postiços em tufinhos deverá ser feita apenas quando a ocasião pedir uma maquiagem mais sofisticada (como em casamentos, bailes, desfiles, etc), ou em casos especiais, quando os cílios da pessoa forem muito curtos ou ralos.
De modo geral, estes são os passos a serem seguidos, lembrando que uma pessoa quando é bem maquiada ela chama a atenção de todos ao seu redor.






























4. A IMPORTÂNCIA DO USO DA MAQUIAGEM

Todos sabem que as mulheres são muito vaidosas, há décadas elas gostam sempre de estarem bem produzidas, com roupas da moda, acessórios, sapatos, bolsas, cabelos sempre bem arrumados e uma boa maquiagem, porém algumas mulheres não sabem a importância da maquiagem para o nosso dia a dia, por isso, segue algumas informações para que elas possam se maquiar sabendo da importância da mesma.
As mulheres têm uma grande vantagem de poder mudar todos os dias as cores e estilos de maquiagem, seu visual em geral e assim tendo uma maior vontade de viver. Algumas delas apenas se maquiam em ocasiões especiais como para ir a um casamento, festas em geral, entre outras ocasiões. Porém é ideal para todas que se maquiem diariamente, é que tenham certo cuidado, pois uma maquiagem para o dia a dia deve ser mais leve, para que não fique vulgar e atraia olhares maus intencionados.
Todos devem preocupar-se com seu bem estar e cuidados pessoais, tanto mulheres como homens, que vem conquistando seu espaço ao se preocuparem com a beleza também. A auto-estima não pode ser deixada de lado, o gostar de si mesmo é o primeiro passo para se ter uma vida feliz e saudável.
A maquiagem não precisa ser guardada apenas para o uso em ocasiões especiais ou importantes. Ela deve ser utilizada como um complemento ao seu estilo pessoal. Como algo fundamental de realce à beleza.
Do mesmo modo que as pessoas vestem diariamente na busca de adequar as roupas à suas personalidades e às imagens que querem ou precisam passar aos outros, a maquiagem também deverá ser feita com este objetivo. A maquiagem será incorporada ao estilo próprio e ajudará a expressar a personalidade de cada um.
De maneira nenhuma a oportunidade de firmar a própria marca deve-se passar despercebida. É preciso sempre estarmos preparados para as diversas situações em que precisamos "vender" a nossa imagem e portanto, não deve ser desperdiçado esta grande prerrogativa feminina que é a arte de se maquiar. Ela é sua ferramenta de marketing e grande aliada na composição da sua marca. O mundo pede que estejamos bem cuidados e belos.
De acordo com Molinos (2004) o rosto não pode se prestar a qualquer experimentação. Precisa-se aprender a deter-se sobre ele, observando-o bem, pesquisando uma forma simples e prática de se maquiar. Deve-se treinar, treinar e treinar. Não se deve tomar a maquiagem como uma obrigação, mas sim fazer com que ela vire uma deliciosa rotina. Para qualquer estilo de mulher, qualquer formato de rosto há um jeito de se maquiar e de ficar ainda mais bonita.
Ainda segundo Molinos (2004) ele afirma que maquiagem não serve apenas para embelezar, é um poderoso acessório que reforça o estilo pessoal, a personalidade ou a atitude que queira ter num determinado dia, num certo lugar. Não é preciso transformar a aparência por completo ou encaixar uma nova máscara. Há infinitas possibilidades, atitudes, alternativas de se maquiar. Deve-se dar preferência a aquela que fique melhor no rosto, que amenize o que incomoda.
Para Cezimbra (2005) a maquiagem colore, realça, disfarça e corrige o rosto. Ela oferece uma verdadeira arte do detalhe. O maior segredo está na harmonia entre cores, formas, estilo e ocasião. A importância de uma boa maquiagem é que ela realça os traços naturais do rosto, criando efeitos que o iluminam e revelam a beleza, ao mesmo tempo em que podem encobrir pequenas imperfeições.
É praticamente impossível deixar de reparar ou não elogiar uma mulher bem maquiada com as cores certas em contraste com seu tom de pele, sem exageros e totalmente em harmonia, equilíbrio com seu tom de pele e cabelo.
Mas poucas mulheres conseguem alcançar este resultado de transformação, pois pecam no excesso ou na falta de alguns "mágicos toques". Os efeitos que iluminam são ótimos e fazem toda a diferença na finalização de uma maquiagem.
Antes de dar início a maquiagem é muito importante conhecer sobre quais os tons combinam melhor para seu tipo de cor de pele, cabelo, olhos e principalmente a roupa e acessórios que irão usar, tudo isso conta e muito no resultado final da perfeita transformação.
Outro detalhe muito importante na hora de se maquiar é o trabalho feito com luz e sombra para ressaltar alguns traços e amenizar outros, o que é chamado visagismo. Um exemplo disto é o uso de tons escuros para dar profundidade e o contorno desejado ao rosto. Os tons mais claros podem dar volume e ressaltar os traços, sendo usados sob a sobrancelha, levantando o olhar. Então, a maquiagem é a melhor aliada para realçar a beleza e traços, por isso é tão importante o uso dela.




















4.1 Vantagens da maquiagem ecologicamente correta.

Que a maquiagem é algo essencial e importantíssima para beleza todos já sabem, mas deve-se atentar ao tipo de maquiagem que será utilizada. Esta além de ser de boa qualidade, deve ser também ecologicamente correta.
Ser ecologicamente correto está na moda e junto a isto muitas empresas acabam aproveitando e criando uma variedade de produtos certificados, que garantem a origem sustentável. O ramo da cosmética é um deles, e tem desenvolvido fórmulas que estão substituindo as maquiagens convencionais. Os componentes utilizados não contêm aditivos químicos, como conservantes, nem foram obtidos através de testes feitos com animais, preservando o ecossistema. Mas esses produtos também têm algumas características desfavoráveis. Conheça mais detalhes e as vantagens da maquiagem ecologicamente correta:
Passos
1 - Os "cosméticos verdes" são ecologicamente corretos e tem formulas que não agridem o meio-ambiente;
2 - Não ressecam a pele;
3 - Não causam alergia ou irritação na pele;
4 ? Com diferenças da maquiagem convencional, os cosméticos verdes não abrem os poros, diminuindo os riscos de acne;
5 - Várias maquiagens de prateleiras de farmácias e mercados não são 100% orgânicas. Só acontece isso em caso das maquiagens feitas com fórmulas manipuladas.
6 ? Tenha total atenção à embalagem. O nome está relacionado à quantidade de elementos orgânicos que compõem a maquiagem. Os produtos "naturais" contem entre 5% e 70% de ingredientes orgânicos na fórmula. Se possuir de 70% a 95%, passa a ser um produto "elaborado com ingredientes orgânicos" e somente quando o produto possui mais de 95% de substratos orgânicos recebe a certificação de "orgânico".
Importante
Para não ser surpreendido, é preciso procurar sempre os selinhos de certificação do IBD nas embalagens. Os produtos naturais têm um selo azul-esverdeado. Já o selo dos orgânicos tem um sol com uma folhinha, escrito Certificado Orgânico. No caso dos manipulados, o ideal é escolher uma farmácia de confiança que use ingredientes também certificados pelo Instituto.
É recomendado que além do uso da maquiagem de qualidade, também que se tenha total responsabilidade ao usá-la, pois se for utilizada de maneira incorreta pode resultar em alguns danos como: alergia, olho seco, irritação, inflamação, visão embaçada, vermelhidão, contaminação da conjuntiva ou córnea, coceira, ardência, sensação de areia nos olhos, inchaço das pálpebras e secreção.
Existem coisas que devem ser levadas em consideração como comprar bons produtos, aplicá-los da maneira adequada e remover por completo, evitando assim os males. No caso de imediata irritação, deve-se retirar a maquiagem e lavar bem os olhos abundantemente, se houver maiores problemas, deve-se procurar um oftalmologista.








5. BREVE ESTUDO SOBRE VISAGISMO

Visagismo é um termo derivado da palavra francesa visage, que significa "rosto". Este termo foi criado em 1936 pelo grande cabeleireiro e maquiador francês Fernand Aubry, que dizia que o visagismo é uma arte e que o visagista é o profissional de visagismo, um verdadeiro escultor do rosto humano. Para Hallawell (2003) o visagismo aplica-se a arte de embelezar ou mudar o rosto, usando cosméticos, tinturas e corte de cabelo. Logo, é aplicado ao trabalho do maquiador e cabeleireiro e à maquiagem artística do rosto. O visagismo é uma atividade profissional, contudo, toda mulher que se maquia exerce o visagismo, porém num nível amador.
De acordo com Vita (2008) visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual utilizando a maquiagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.
O visagismo não é aplicado somente à beleza e estética, mas também em diversas áreas como moda, esporte, artes cênicas e visuais, educação, e até mesmo a medicina. Por exemplo, na moda a imagem da pessoa é completada pela roupa e os acessórios, que precisam estar em harmonia com o cabelo e a maquiagem. É baseado no pensamento que cada indivíduo é único e tem sua própria beleza e oferece os métodos para criar uma imagem pessoal personalizada. E para que seja criado beleza na imagem pessoal, é necessário expressar qualidades do caráter da pessoa com harmonia e estética. No entanto, a beleza vem do interior da pessoa e cada ser tem sua beleza própria, e isso não define como a imagem deve ser criada.




CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a finalização deste trabalho conclui-se que as mais variadas informações sobre o estudo da maquiagem são de grande importância, pois mostra o quanto é necessário o uso desta ferramenta de beleza em especial para as mulheres, mas também de uso para homens (no caso de alguns itens). As pessoas precisam sentir vontade de se cuidarem, embelezarem e serem bem vistas pela sociedade, pois hoje em dia a imagem pessoal conta muito.
Uma maneira das pessoas se sentirem bem e cuidadas é usando a maquiagem diariamente de acordo com as ocasiões em que elas estejam. No mercado, existe uma imensa variedade de ótimas maquiagens com vários tons, tipos, efeitos que ajudam a causar uma impressão impecável, que dão valorização a beleza individual e o jeito de cada um. Mas é claro que se deve escolher os produtos de qualidade e ter todo o cuidado ao usá-los para não sofrer nenhum tipo de reação desagradável.
Uma dica: Tenham sempre um estojinho de maquiagem acessível, pois isto é um ótimo companheiro da beleza e vai melhorar a aparência em qualquer situação! E lembre-se que não existem pessoas "feias" e sim pessoas mal cuidadas.














REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BEZERRA, Sandra Vasconcelos. Guia de produtos cosméticos. São Paulo: Ed. SENAC, 2001.
CEZIMBRA, Marcia. Maquiagem: técnicas básicas, serviços profissionais e mercado de trabalho. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2005.
HALLAWELL, Philip. Visagismo: Harmonia e estética. São Paulo: Editora SENAC, 2003.
MOLINOS, Duda. Maquiagem / Duda Molinos ? 7ª ed. ? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
TRINKA, Cláudia Monteiro. FONTES, Edgar Leonel Carballo. Imagem pessoal: visagismo. Canoas: Ed. ULBRA, 2010.
VITA, Ana Carlota Regis. História da Maquiagem, da Cosmética e do Penteado: Em busca da perfeição. Anhembi-Morumbi, 1ª ed, 2008.
ZUANETTI, Rose. Salão de beleza: maquiagem. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2000.
Pesquisa on line disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_286269.shtml. Acesso em: 18 de abril de 2011
Pesquisa on line disponível em: http://www.mundodastribos.com/a-importancia-da-maquiagem.html. Acesso em 25 de abril de 2011.
Pesquisa on line diponível em: http://mkmakeup.flogbrasil.terra.com.br. Acesso em 25 de abril de 2011.
Pesquisa on line diponível em: http://ancorador.com.br/moda/historia-maquiagem. Acesso em 01 de maio de 2011.
Pesquisa on line diponível em: http://www.maquiagemfacil.com.br/historia.asp. Acesso em 01 de maio de 2011.
Pesquisa on line diponível em: http://www.sephablog.com.br/maquiagem/historia-da-maquiagem. Acesso em 25 de abril de 2011.
Pesquisa on line diponível em: http://www.dicasdemaquiagens.com.br/historia-da-maquiagem. Acesso em 25 de abril de 2011.
Pesquisa on line diponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-maquiagem/historia-da-maquiagem-2.php. Acesso em 26 de abril de 2011.
Pesquisa on line diponível em: http://www.capixabao.com./v3/noticia/3579/artigo/beleza-e-estetica-feminina-como-surgiu-a-maquiagem. Acesso em 18 de abril de 2011.
Pesquisa on line diponível em: http://comunidade.bemsimples.com/beleza/w/beleza/Saiba-as-vantagens-da-maquiagem-ecologicamente-correta.aspx. Acesso em 18 de abril de 2011.
Pesquisa on line diponível em: http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~15719~n~maquiagem+pode+trazer+problemas+.htm. Acesso em 18 de abril de 2011.
Pesquisa on line diponível em: http://www.bellapersonalita.com.br/blog/?p=920. Acesso em 25 de abril de 2011.