Você conhece o que são os Mapas Mentais? 
Provavelmente, você deve ter ouvido alguma pessoa falar a respeito da ajuda dele para estudar, guardar dados ou mesmo organizar informações, mas ainda não sabe como funciona esse estilo de desenho.
Devido a isso, nesse artigo detalharei o que é um Mapa Mental e também porque você deveria utilizá-lo.

Um Mapa Mental é um esquema que funciona como uma representaçao gráfica de ideias com relação a um tema principal.
Como ele funciona?
Primeiro passo, você determina o assunto principal do Mapa. Esse assunto deverá ficar no centro do mapa.
Agora, você deve definir quais são os tópicos que são relacionados a esse tema. Esses tópicos irão aparecer como as primeiras ramificações ao redor do centro do mapa .
Com os tópicos desenhados no diagrama, chega o momento de você adicionar subtópicos, estes que serão as ramificações de cada tópico desenhado.
Após essa etapa você vai adicionando novos ramos de acordo com o seu tema.
Para tornar mais facil a compreensão do que é um mapa mental, siga a analogia dele com uma árvore: temos o tronco (tema principal), galhos (os tópicos), ramos (subtópicos) e as folhas (ideias que tem relação com os subtópicos)

- História

Você sabia que os mapas mentais já existem fazem centenas de anos?
Encontraram em blocos de anotações de Leonardo Da Vinci, diagramas de pensamentos não-lineares parecidos a mapas mentais.

O pintor Pablo Picasso também era um grande adepto dessa organização não-linear de ideias.
Porém foi na década de 50 que os Mapas Mentais se popularizaram. Tony Buzan sistematizou o conceito e escreveu uma série de livros que explicam como utilizá-los.

- O que leva uma pessoa utilizar mapas mentais?
Agora que você já conheceu a história e também o que são os Mapas Mentais, logo vale a pena explicar os motivos que levam a utilizá-los.
- Tem similaridades com a nossa mente
A estrutura usada em mapas mentais é bastante parecida à do nosso cérebro no momento que lida com ideias e informações.
Quando nós aprendemos algo novo, esse conhecimento dificilmente é algo extremamente recente para nós. Na verdade, criamos ligações sobre o novo tema aprendido com algo que já haviamos aprendido antes.
Essa maneira de relacionar informações e desenvolver conexões torna possível que um mapa mental se assemelhe ao cérebro.

- É de fácil memorização
Como escrevi anteriormente, o mapa mental se baseia na conexão de informações, e isso o torna realmente útil para que consígamos memorizar o que aprendemos
Temos a tendência de recordar de coisas a partir de associações.
Este é um dos motivos porque os mapas mentais são bastante difundidos por participantes de Concursos aqui no Brasil. Ele é adequado para as pessoas recordarem e associarem o que estudou a dias ou meses atrás.

- Pode organizar informações
É provável que alguma pessoa mais experiente possa ter te falado uma frase como essa: "a melhor forma de organizar as ideias que temos na mente é colocando-as no papel"
E com o mapa mental você tem o poder de organizar com facilidade as informações, uma vez que ele trabalha com uma hierarquia com pouca rigidez na qual é mais fácil inserir e alterar informações.
Tente colocar as suas ideias em um mapa mental e observe depois como ele ficou realmente bem organizado.

- É conciso
Eles conseguem sumarizar e colocar as informações dentro de uma ordem lógica utilizando uma pouca quantidade de palavras, o que torna fácil e ágil de analisá-los.


Espero que você tenha aprendido o que são mapas mentais.
Gostou do texto? Se você quiser ver mais textos como esse, visite o meu site. Nele escrevo sobre diferentes temas como, por exemplo: desenvolvimento pessoal, mapas mentais, organização, administração do tempo e planejamento pessoal.