Exemplo de Mapa de Riscos

O que é um Mapa de Risco?

É possível caracterizar o mapa de risco como uma representação gráfica o qual demonstra a presença de riscos em diferentes ambientes do trabalho. O mapa passa a ser desenvolvido com o objetivo de evitar que os funcionários ou trabalhadores de uma empresa sofram acidentes de trabalho por conta dos riscos existentes no local onde desempenham suas funções. Ele é representado por riscos e também por cores que identificam a intensidade do risco que o local proporciona.

Esse mapa de risco tem como base um layout que identifica o nível gravidade do local. Esse nível é representado por meio de círculos, onde o círculo menor representa risco pequeno e o maior representa um risco grande.

Sendo assim o trabalhador deve considerar não só a cor do círculo do mapa de riscos da empresa, mas também o seu tamanho. Um único ambiente pode obter três círculos em tamanhos diferentes, indicando o risco para as circunstâncias distintas.

Qual a legislação que trata do Mapa de Risco?

O mapa de risco passa a ser citado na Portaria nº 25 de 29 de dezembro de 1994 com o intuito de assegurar a segurança dos funcionários perante os riscos existentes em uma empresa.

No caso, a legislação cita como necessário a inclusão da metodologia do mapa de riscos na norma regulamentadora nº 5. A NR 5 é a norma que tendem os detalhes sobre o mapa de riscos e está relacionada a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, também conhecida como CIPA.

O mapa de risco passa a ser citado na NR 5 no item 5.16 do qual determina que a CIPA deve ter a atribuição de identificar os riscos no ambiente de trabalho e, através disso, elaborar o mapa de riscos.

Sendo assim, passa a ser obrigatório que toda e qualquer empresa tenha um mapa de riscos que sirva de apoio aos funcionários e também aos responsáveis pelo SST. Com isso é possível elaborar métodos para evitar acidentes ou então anular a existência de alguns riscos.

Qual a origem do Mapa de Riscos?

Segundo os estudos que ocorrem na área de Segurança do Trabalho pode-se dizer que o mapa de riscos surgiu no final da década de 60 e no início da década de 70 através de um movimento sindical que tinha como objetivo investigar e controlar as condições de trabalhos que eram impostas aos trabalhadores.

No Brasil pode-se dizer que o mapa de riscos surgiu em meados da década de 80 diante de um alto índice de acidentes que aconteciam no ambiente de trabalho.

Qual a importância do Mapa de Riscos na Saúde e Segurança do Trabalho?

Para a Segurança do Trabalho o mapa de riscos tem uma grande utilidade e importância, pois irá delimitar aos trabalhadores os riscos ambientais que existem no local que exerce as suas funções e também em toda a extensão da empresa.

Esse mapa de riscos irá servir para que os responsáveis façam uma análise das situações de riscos que existem em toda a empresa, com o intuito de promover maior segurança aos trabalhadores e então evitar que ocorram acidentes.

O uso do mapa de riscos é obrigatório para todas as empresas. Desse modo os responsáveis por assegurar e também fiscalizar a Segurança do Trabalho podem continuar a realizar os serviços de delimitar medidas de prevenção que tendem a proteger o funcionário.

Além disso, o uso do mapa pode diminuir de maneira considerável os acidentes dentro de uma empresa ou até mesmo anular por completo a existência dos riscos, devido ao trabalho dos profissionais do SST.