Alguns usuários do Messenger Discovery chegaram a perceber o mau funcionamento de determinados comandos e ficaram em dúvida sobre a forma correta de fazer a manutenção, retomando a plena funcionalidade. No entanto, este procedimento requer atenção e cuidado, pois sua instalação não é tão simples.

Sabe-se que determinados comandos do MSN Discovery necessitam de um plugin extra para funcionar corretamente. Para ter acesso a este dispositivo, o usuário terá que acessar o site oficial da ferramenta (http://www.msgdiscovery.com/download/) e fazer o download.

Com o plugin instalado, diversos comandos passarão a funcionar automaticamente, como o !autoion, que clona e imita todas as mensagens recebidas. Além dele, o !autoioff, que desabilita esta função. Já o !autoresponse é usado para enviar respostas automáticas para cada uma que você receber.

Há algumas ferramentas mais "humorísticas", usadas para pregar peças nos amigos com quem você se comunicar. A exemplo disso, há o !fakeapp, que envia um falso convite aos seus contatos. Tem também o !failed, que leva teu amigo a pensar que a última mensagem enviada a você tenha falhado. O !imitate permitirá que você imite um de seus contatos.

Existem também funções para adequação do status do usuário, como o !psm, que permite alterar sua mensagem pessoal, além do !nick, que promove a mudança do apelido. Por fim, há o !signout, que te fará deslogar do MSN.