Desenhar é uma arte, isso é fato. Mas quando se agrega a arte e o talento com técnicas e metodologias valiosas, os resultados dos trabalhos artísticos são inquestionáveis. Pensando nisso, os autores Dario Chaves e Alexandre Jubran escreveram um livro a altura, chamado de Manual Prático de Desenho. O segundo volume foi lançado em 2002, mas ainda hoje é uma referência no assunto entre os iniciantes e até na área acadêmica, como faculdades e cursos técnicos de desenhos.

Capa do livro Manual Prático de Desenho

Importantes técnicas são abordadas. O livro ensina de forma bem didática e intelectual como fazer desenhos profissionais dos mais variados estilos. Acompanhe alguns dos pontos abordanos:

Anatomia: desenhar seres humanos com perfeição não é fácil. Por isso, o livro conta com detalhes metodológicos de como criar os traços perfeitos, as sombras espetaculares, as expressões e tudo mais que um bom desenhista precisa saber. E não fica por aí. Existem técnicas importantes para desenhar animais também.

Perspectiva: há desenhos que são fascinantes pelo seu jogo de sombras e efeitos dimensionais. Isso também é abordado no livro Manual Prático de Desenho.

Os desenhos de perspectivas são exemplos de resultados de efeitos 3D. Para obter resultados em dimensão, além de talento para desenhar, é preciso saber as técnicas para se obter figuras tão bonitas.

Claro que determinados materiais para desenho são imprescindíveis. O mercado brasileiro oferece os mais variados tipos de materiais com alta qualidade para desenhar. Com o lápis na gramatura correta, a borracha especial, e outros acessórios certos nas mãos, certamente os desenhos serão incríveis. Consulte mais detalhes sobre livro Manual Prático de Desenho. O custo médio nas livrarias está em torno de R$ 18,00.

Há diversas lojas que oferecem materiais para uso profissional de desenhos. Você pode consultar um comparador de preços, para pesquisar lápis especiais para desenhos profissionais, como da marca Pentel, por exemplo, ou também alguma papelaria especializada, como Papel de Papel.