MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTOS EM UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE 

Dênio Benfica ([email protected])

Diego Santyago Dias ([email protected])

Rodrigo da Silva Evangelista ([email protected]) 

Professor Orientador

Wagner Giovanni de O. Fontes ([email protected]) 

MBA em Controladoria e Auditoria – UNA – 2015 

Resumo: Este manual finda demonstrar a importância emse ter um sistema de custos otimizado, aondesabe-se claramente as definições dos investimentos financeiros da empresa, auxiliando na elaboração das estratégias corporativas como forma dedeterminar o caminho a seguir, na programação da produção com intuito de balancear o processo,evitando assim perdas e gastos desnecessários, aumentando a eficiência e lucratividade da empresa como um todo, deixando-a competitiva. Este estudo aborda uma análise de viabilidade e maior controle gerencial dos custos/gastos gerais. 

Palavras-chave: Sistema de custos, estratégias corporativas, eficiência e viabilidade. 

1 – Introdução

Em cenários de instabilidade como os atuais que estamos atravessando, fica cada vez mais notória a necessidade de se ter estratégias bem definidas e alinhadas para superar ou pelo menos tentar sobrepor as dificuldades e alcançar as metas e os objetivos da empresa. A partir desse planejamento estratégico, pode-se vislumbrar as mais diversas situações e adversidades que possam surgir pelo caminho, tanto no ambiente interno como no externo. Porém, em se tratando da gestão de custos, a análise interna de todo o processo produtivo, se faz a via principal. Onde em sua maioria das vezes, esta a parte mais maleável e peculiar, podendo ser melhorada de forma a sanar os problemas porventura apresentados.

Nesse contexto surge a contabilidade de custos como ferramenta essencial no auxílio para direcionar e otimizar tomadas de decisões por parte dos gestores e ainda o gerenciamento do processo produtivo de forma estratégica e eficiente, estando este dentro do contexto econômico atual,aonde o mercado vem impondo e ditando os valores dos produtos no comércio, sendo que o mesmo sofre constantes mutações.

Fatos estes que fazem da gestão de custos, uma das principais ferramentas estratégicas que podem ajudar as empresas a enfrentar esse momento de grande turbulência e forte concorrência. Onde quem não estiver preparado e não estiver buscando melhorias constantes, pode pagar um preço muito caro e ainda correndo risco de até mesmo sair do mercado.

Para sobreviver no atual mercado globalizado e competitivo, alguns aspectos até então considerados de pouca importância, passaram a ser fundamentais para a sobrevivência e expansão das empresas. (PEREZ JR; OLIVEIRA; COSTA, 1999, p. 209).

Contudo isto, o presente manual tem como meta, propor a implantação de um sistema de gestão de custos em uma empresa do ramo de confecção na cidade de Divinópolis/MG. Cidade esta que tem grande destaque a nível nacional, sendo reconhecida como polo da moda.