Mantiqueira maravilhosa, vistosa e acolhedora.
Sabes bem que tenho por ti algo mais que pura admiração. Tenho respeito.
Pelos povos que aconchegaste a tua volta, pela visão deslumbrante de tua muralha verde, pelas fontes que jorram de ti como pedras preciosas.
Como não ter orgulho de pertencer a ti e saber que pertences a nós?
Quando olho mais uma vez em tua direção buscando tua beleza e percebo-a nublada e discreta, bem sei que é apenas por um minuto. Funciona como a certeza de Deus. Tu estás lá, vejamos ou não.
Teu formato sinuoso que divide povos e culturas é por demais enternecedor. Sua beleza nua, por si só seria motivo mais que justo dessa homenagem, no entanto, nós homens, te adornamos com asfalto e aço, facilitando para que todos possam tê-la sem esforços.
Tua presença silente é o bastante para acalmar nossos corações envolvidos na luta diária. É como um calmante natural. Se alguém duvida, que fique por alguns instantes apreciando tua magnitude e sentirá ceder toda e qualquer manifestação ruim que possa lhe assolar.
Saber que através de ti podemos ir e vir de longe ou perto, nos coloca em vantagem sobre outros povos, que também podem ir e vir, mas sem beber de tua natureza.
Esta ligação que tu facilitas tem um peso fundamental na disseminação da cultura entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, do qual tu fazes a maior parte. Felizes os mineiros que a tem em maior volume. Que sorvem de teu maciço com um simples erguer de cabeças, no entanto, felizes todos nós que te temos ao alcance da vista.
E como se não bastasse seus predicados, ainda coloca em teu ombro maravilhosos blocos que encantam a todos que vêm para apreciar, como a Pedra do Baú, desafiando os mais audazes, metendo medo nos mais incautos, mas mantendo-se firme e acolhendo àqueles que te respeitam.
Os restaurantes espalhados no teu entorno nos fazem fartar com boa comida e acolhida, afinal, a miscigenação do povo próximo a ti é bastante para fazer da culinária um prato cheio para alimentar o corpo e a alma.
Quantas cidades belas inseridas em ti são pontos de encontro de gente bonita e jovens de todas as idades. Campos do Jordão, Gonçalves e Visconde Mauá, as cidades mais altas de seus respectivos estados, atraindo turistas e apreciadores da boa e velha natureza.
Pindamonhangaba, nossa princesinha, recebendo sempre a todos de braços abertos e encantando com sua cachaça e seu bondinho que serpenteia a serra fazendo inveja aos que longe de ti residem, mas, fazem questão de sempre voltar para saborear mais uma vez de tua companhia.
Permanece sempre ali, Mantiqueira. Fica sempre firme a inebriar os que te apreciam e a ser como nosso monumento natural enfeitado de araucárias. Mantenha-se vistosa e exuberante para encher de orgulho nossos filhos e netos, assim como fez um dia conosco.
Abraços a todos.
Estamos a bordo.