Um dos elementos mais importantes na mecânica de um AUTOMÓVEL, é o sistema de FREIOS. Responsável por sua desaceleração, trata-se, acima de tudo, de um item de segurança, pois representa a nossa principal defesa contra possíveis acidentes. Dessa forma, é preciso ter um cuidado todo especial com eles, mantendo-os sempre novos e em dia com as manutenções periódicas. Existem cuidados que podem ampliar a vida útil de seus componentes. Confira em nosso artigo como identificar problemas - e também a agir antes de um transtorno maior, garantindo seu CONFORTO e sua SEGURANÇA.

SISTEMA ABS GARANTE ESTABILIDADE.

Existem basicamente dois sistemas de FREIOS para carros:

Os freios a disco.

Freio a disco

E os freios a tambor.

Freio a tambor

A configuração mais comum são a disco na dianteira e os freios tambores na traseira. Os freios a tambor integram um sistema constituído por um conjunto de sapatas que, ao pressionarmos o pedal do freio, fazem força contra um cilindro giratório - nesse caso o tambor força contra sua manutenção mais complexa - embora apresente o menor custo de montagem. Em geral, estão presentes nas rodas traseiras. Já os freios a disco costumam ser feitos de ferro fundido ou compostos cerâmicos (como carbono, kevlar ou sílica), e aparecem conectados à roda ou ao eixo. Afim de parar a roda, um material de fricção na forma de pastilhas de freio (montadas em dispositivos chamado pinça) é forçado contra os dois lados do disco. A fricção faz com que o disco e a roda fixada a ele desacelerem ou parem. Hoje, o ABS, item de série obrigatório em todos os veículos vendidos no Brasil. por meio de um sensor instalado no sistema dos freios, o mecanismo impede que você perca o controle nas freadas bruscas. Isso porque ao pressionar o pedal com muita força, você acaba travando as rodas, provocando um deslizamento em uma derrapagem. O ABS atua ao permitir uma frenagem dinâmica.

O NÍVEL DE FLUÍDO DO FREIO NÃO PODE DIMINUIR.

Fluido de freio

Verificar o nível do fluido dos freios é um hábito pouco praticado pelos motoristas, mas que deveria fazer parte da rotina. Afinal, é o principal responsável pelo funcionamento do sistema de frenagem, e em caso de óleo vencido ou abaixo do nível, a segurança pode ser prejudicada. Diferentemente de outros líquidos do veículo, o nível do fluido dos freios não deve diminuir com o uso, Se isso ocorrer, é sinal de vazamento. A perda  do líquido pode acontecer por defeito em varias peças, entre elas cilindros, mangueiras, canos e conexões que fazem parte do sistema. Um dos lugares visíveis que costuma vazar é próximo às rodas. Outro ponto importante: nunca devemos completar o fluido - ele deve ser esgotado e substituído por um novo, pois esse vazamento pode ter comprometido as características técnicas do produto, como, por exemplo, contaminação por umidade. Além de se atentar ao nível do fluido, é preciso respeitar os prazos estabelecidos pelos fabricantes para o tempo máximo de uso desse líquido. O intervalo pode ser a partir de 10 mil quilômetros ou em no máximo dois anos.

DICA:

* É importante levar o seu carro para fazer a troca do fluido do freio e a manutenção do sistema onde haja mão de obra especializada. Se precisar realizar esses serviços em um posto de gasolina, procure locais em que você realmente confia. Evite postos desconhecidos ou sem referencias.

A REVISÃO DEVE SER ANUAL.

Para que as peças do sistema dos freios tenham mais durabilidade, adote alguns hábitos:

* Faça uma revisão anual e troque o fluido conforme as especificações do veículo.

*Dirija com cuidado e faça uso do freio motor. Em veículos leves, a redução de marcha com o uso do freio motor permite mais estabilidade.

* Evite freadas bruscas. Elas sobrecarregam os freios e são um risco para os ocupantes.

* Na hora de trocar de peças, não priorize o preço. As mais baratas podem não ter a durabilidade ou a eficiência esperada.

* Prefira produtos de qualidade, originais ou de fornecedores dos fabricantes, adquiridos em distribuidores autorizados.

* Procure uma oficina confiável, que possua equipamentos adequados e mão de obra especializada, para realizar e revisão e a troca das peças.

SINAIS DE ALGUM PROBLEMA COM O SEU CARRO.

Muitas vezes, um problema no sistema de freios, e no veículo de uma forma geral, pode ser facilmente identificado se soubermos observar alguns dos sinais que ele fornece.

* Se o carro começar a puxar para um lado ou para outro, isso pode indicar problemas, como pinça prendendo, disco gasto, mangueiras de freio defeituosa, freios mal ajustados ou pressão de pneus baixa.

* Se os freios começam a emitir um rangido agudo, seu carro pode precisar de reparos. Pode ser algo simples, como desgaste nos freios, ou algo mais sério.

* Se a coluna de direção, o pedal do freio ou o carro começarem a sacudir, pode ser sinal de discos ou tambores de freios desgastados de forma desigual, precisando ser trocados.

* A indicação mais óbvia de problemas nos freios é a lz do painel. Se ela acender leve seu carro imediatamente ao mecânico.

* Se o pedal do freio quase tocar no chão antes de você aciona-lo, pode existir um problema, como a necessidade de um ajuste ou falhas em partes do sistema.

* Um pedal duro e difícil de pisar pode indicar revestimentos defeituosos ou problemas na assistência do freio.

* Se a luz do ABS estiver acesa, pode ser fluido baixo e até defeito em algum componente. Felizmente, o ABS governa apenas o sistema antitravamento e, mesmo com a luz acessa, os freios funcionaram.

* Se os freios estiverem agarrando, mesmo que levemente, pode indicar algo solto no sistema. Além disso, pode haver contaminação por graxa ou óleo.

Todos nós gastamos muito dinheiro com a manutenção de nosso carro, coloque um final em todos seus problemas com o carro. O seu carro quebra muito? Você acha que está gastando mais combustível do que deveria? Conheça agora a Manutenção Descomplicada. Alguns segredos que os mecânicos não querem contar para ninguém, faça com que seu carro dure mais com algumas dicas reais de manutenção e faça você mesmo, ou quando levar seu carro até uma  oficina mecânica, você já vai estar sabendo onde é o problema e qual é a solução. É um site muito bem feito contendo um excelente  E-book onde você terá dicas reais como estas.

  • Você vai economizar nos gastos com combustível
  • Seu carro irá durar mais tempo do que você pensou ser possível
  • Você não terá que se atrasar para reuniões
  • O ar condicionado ou de aquecimento não vai mais falhar quando você mais precisar dele
  • Você vai economizar no serviço e nos custos de reparação
  • Você terá o luxo de um passeio agradável, não importa a distância
  • O valor de revenda do carro será muito bom
  • Todo o custo de ter um carro reduz se o carro está bem conservado
  • Você pode levar sua namorada para passear sem se preocupar com o carro quebrar no caminho
  • Seu carro estará tão bom e como novo por mais tempo

Manutencao descomplicada.

Fonte: http://realblog.com.br/  - criado por Ary Junior AINSF.