Brasil, 2 de junho de 2013


Manifesto dirigido aos jogadores e comissão técnica do Cruzeiro Esporte Clube

Qualificados e capacitados para o sucesso. Conformados com a figuração?

A guerra começou! Na garganta de oito milhões de Cruzeirenses apaixonados, o grito de campeão sufocado permanece há mais de uma década. Sedentos por uma grandiosa conquista, ansiosamente depositamos em vocês os nossos sonhos, nossas alegrias. Vocês são os guerreiros que representam os nossos sonhos, acreditem nisso. Crianças, jovens, adultos, idosos, todos os habitantes do planeta azul não suportam mais tão injusto e doloroso jejum. 

Irrefutavelmente, reconhecemos a qualificação de cada um de vocês. Taxativamente, não hesitamos em conferir ao elenco estrelado nossa confiança de que é sem dúvida um dos três melhores do Brasil, quiçá o melhor. Todavia, não conseguimos compreender porque vocês parecem não acreditar em si próprios. Vocês são atletas excepcionais dotados de habilidades e virtudes extraordinárias. Então, porque não entram em campo, a cada jogo, com humildade, porém, determinados a sobrepujar, a literalmente colocar o adversário com a cara na grama? Vocês devem entender que serão amados por nós, mas precisam ser temidos por eles. Os adversários os conhecem bem, e por isso tem motivos de sobra para temer vocês. Mas, definitivamente, com essa postura de desânimo, com essa instabilidade certamente levarão o Cruzeiro à mera figuração no Brasileirão. Não dá para entender o comportamento de vocês em alguns momentos. No primeiro tempo do jogo contra o Goiás vimos lampejos daquilo que a torcida almeja. Quatro gols e muita festa nas arquibancadas. Aí veio o segundo tempo e o desânimo imperou. Demonstrando total falta de respeito pelo torcedor que estava na arquibancada, começou o festival de toquinhos para trás, sonolência e passo do urubu malandro. Era o momento para vocês irem pra cima e fazer um placar histórico. Esse deveria ter sido o comportamento de vocês. Mas lamentavelmente se comportaram como preguiçosos, descompromissados. Queremos gols, queremos show. Isso é Cruzeiro!

Everton Ribeiro, compreenda de uma vez por todas o quão grandioso é o talento que Deus lhe deu. Sua habilidade é rara, e deve ser usada como arma letal contra os adversários. Vá pra cima deles com mais confiança, pois já é notório que a bola tem um carinho muito especial por você. Fábio, Dagoberto, Borges, Nilton, Dedé e Diego Souza, sejam os líderes que tanto precisamos quando a bola rolar. Mobilizem os demais guerreiros. Todo exército só se torna vencedor quando seus líderes conseguem mostrar a seus soldados que a vitória é factível. Hélber, quando você assumirá o talento extraordinário que lhe foi dado gratuitamente? O ápice de sua carreira só virá se você aproveitar todas as oportunidades que receber com mais garra e determinação. Quando entrar em campo, vá pra cima dos adversários com autoridade, pois mesmo tão jovem você está pronto para fazer a diferença. Marcelo Oliveira, você tem nossa confiança. Mas avalie melhor suas mexidas no time no decorrer dos jogos. A perda do campeonato Mineiro ocorreu muito em função de um erro crasso seu. No primeiro tempo do clássico, quando Bruno Rodrigo foi amarelado, por precaução você deveria ter sacado o zagueiro imediatamente. Entretanto, você o deixou em campo e retirou um jogador do meio. O resultado dessa alteração desastrosa culminou com mais duas bolas na nossa rede e uma vantagem gigantesca para o rival. O segundo jogo foi a humilhante e desnecessária pá de cal. 

Há tempos o Cruzeiro não montava um elenco tão apto a conquistar títulos. A diretoria se mobilizou, investiu, e finalmente, depois de muito tempo, novamente tratou o Cruzeiro como Cruzeiro. Basta lutar, querer, acreditar. 

Deixamos uma pergunta: vocês estão plenamente qualificados e capacitados para o sucesso. Se conformarão em fazer mera figuração em 2013?

Torcida do Cruzeiro Esporte Clube
Brasil