Manifestações no País

            As manifestações no país tornaram-se mais comuns neste ano de 2014, devido a proximidade de 2 eventos importantes: a Copa do Mundo e a proximidade das eleições. A população ampliou seu senso crítico e passou a reivindicar mais os seus direitos. Por vivermos em um país a qual o regime é a democracia, todos os cidadãos podem ir e vir às ruas e realizar suas manifestações.

            Fazendo um retrospecto histórico verificamos que atualmente os cidadãos estão voltando a reivindicar como na década de 80, os tempos da “Diretas Já”, na qual a grande maioria da população foi às ruas para cobrar o direito ao voto, o que posteriormente foi promulgado pela Constituição Federal de 1988, na qual trouxe ao país o regime “democrático”. O deireito ao voto e o direito de se manifestar livremente foi conquistado através da participação popular, esta por sua vez teve espaço nos diversos setores do governo através dos conselhos de: saúde; educação;assistência social e etc... Os conselhos são deliberativos, não remunerados e têm o papel de fiscalização.

            As manifestações têm uma relevância positiva a sociedade, pois é através delas que os cidadãos podem demonstrar publicamente aos governantes a sua indignação e cobrar melhorias à sociedade, porém, uma ala das manifestações vão às ruas com a intenção de vandalismo, quebrando patrimônios, invadindo órgãos e entrando em conflito físico com a polícia. As reivindicações devem ter senso neutro relacionado a política para buscar melhorias à sociedade visando o bem comum da população, pois todo cidadão têm o direito de manifestar suas opiniões publicamente. Foi uma conquista nossa, que temos que zelar e fazer cumprir nosso papel de cidadãos para com a sociedade e só assim conseguiremos ter um país mais justo.

 

Autor: Gabriel Prazeres dos Santos