A manifestação do dia 16 de agosto tinha por intuito protestar contra o atual governo e seus governantes, além da corrupção. Esse protesto levou diversas pessoas ás ruas nas principais cidades do país, sendo marcada pelos discursos de ódio e preconceito.

Na Avenida Paulista ocorreu uma concentração de cerca de 130 mil pessoas, que apoiam a saída da presidente do poder, sendo apoiados pelos partidos contrários ao governo atual.

Ser contra o governo é um direito dos cidadãos, assim como protestar contra um governo, partido ou grupo político, contudo deve haver respeito para com eles. Aparentemente, para tentar derrubar o governo, faz-se necessário derrubar também a democracia, infringindo até mesmo normas constitucionais.

Algumas figuras presentes nas manifestações ficaram marcadas por atos vexatórios e pedidos incabíveis, realizados pelas mais diversas pessoas presentes. A maioria dos manifestantes encontravam-se vestidos com as camisas oficiais brasileiras, de produção da CBF, que está envolvida em corrupção, evidenciando uma incoerência por parte dos manifestantes.

O Governo Militar foi um dos governos brasileiros mais corruptos, criou diversas empresas que hoje estão envolvidas em corrupção, e mesmo perante tais informações, a população pediu a intervenção militar, demonstrando uma falta de informação a respeito da história brasileira.

Além disso, evidencia-se a falta de senso crítico dos manifestantes, com pedidos, cartazes e ações incoerentes para aqueles que desejam o fim da corrupção.

Deve sim ocorrer os protestos, dessa maneira o governo percebe que o povo está atento com o que vem acontecendo, isso é o exercício da cidadania, mas deve-se ficar atento aos pedidos reivindicados, já que muitos deles estão sendo marcados pela ilegalidade, que pode findar a democracia.