Dia 16 de agosto de 2015 pudemos observar outro episódio das manifestações contra o governo atual brasileiro, mas dentre todos os que já ocorreram, o ultimo foi sem duvidas o mais marcado pelo preconceito, ódio e machismo.

            Houve uma concentração de aproximadamente 135 mil pessoas na Avenida Paulista, com o apoio de partidos contrários da atual presidente, como o PSDB e o recém-formado solidariedade. Inclusive com os líderes partidários, sendo noticiada a presença do senador José Serra, na Avenida Paulista, e o candidato derrotado da eleição passada, Aécio Neves, em Belo Horizonte.

            Mas o apoio dos partidos contrários era algo esperado, diante todo discurso sobre a corrupção presente no Partido dos Trabalhadores e no PP, investigado pelo lava jato, com inclusive presença de empreiteiras surgidas durante a ditadura. Porém, o intuito do presente artigo é explanar sobre algumas das inconsistências observadas no mesmo.

            Primeiramente, o fato de ser quase que unânime o uso da camisetas oficiais do Brasil, produzidas pela CBF, uma das maiores envolvidas no escândalo de corrupção da FIFA. Uma suposta manifestação contra a corrupção, tendo como seu símbolo, uma federação corrupta.

            Outro fato, ainda mais interessante foi a quantidade de “selfies” tiradas com os policiais que faziam a segurança do local, policiais esses, acusados de ser responsáveis por uma chacina que deixou aproximadamente 20 mortos na região de Osasco na mesma semana.

            Um ponto marcante dessa ultima manifestação foi o discurso de que somente uma intervenção militar seria suficiente para acabar com a corrupção no Brasil. Deixando claro, a falta de informação ou mesmo a vontade de não saber o que realmente foi a Ditadura Militar no Brasil. Como foi exposto neste mesmo artigo, a influência da Ditadura na criação da empreiteiras envolvidas no Lava Jato, deixando subentendido a participação da mesma na corrupção dentro do ramo petrolífero.

            Podemos afirmar que, ou há uma falta de senso crítico muito grande nos participantes da manifestação do último dia 16, ou o intuito da mesma é outro e não somente a luta contra a corrupção.

Manifestações no dia 16/08. Disponível em: < http://www.cartacapital.com.br/manifestacoes-no-dia-16-8> Acesso em: 26 de Agosto de 2015