Na região toda do nordeste, inclusive na baixada litorânea, nós podemos encontrar com muita abundância, a mangabeira.

 

Essa fruta também é comum nos cerrados do centro oeste, parte do Amazonas e norte de Minas. A mangabeira tem uma copa arredondada, que chega a 6 metros de diâmetro e até 7 metros de altura.

 

Suas flores são brancas e perfumadas, sendo que sua polpa é carnuda e comestível, seu fruto, chega a pesar de 30 a 260 gramas.

 

O nome dessa fruta foi dado em virtude de seu significado, ou seja, “coisa boa de comer,” tendo ela a forma de uma pêra, contém suco leitoso e muito viscoso. Contudo, quando está verde, embriaga e pode até matar.

 

Quando ela amadurece, sua casca fica amarela com manchas vermelhas, é aromática, delicada, sendo que mesmo ainda um pouco viscosa, é bem saborosa.

 

O seu fruto não deve ser colhido, pois corremos o risco, de comermos o mesmo ainda não exatamente maduro, sendo que nesse caso, este pode causar grave problema para a saúde. Ele tem que cair da árvore e ainda esperar 24 horas, para ser consumido com segurança.

 

Seus frutos são aromáticos, nutritivos e muito gostosos, sendo que eles têm boa aceitação no mercado, tanto para se comer ao natural, como também para a indústria de doces, sorvetes, licor, suco, vinagre e vinho.

 

A mangaba é uma fruta muito rica em propriedades para a nossa saúde, pois ela tem: Vitamina A, B1, B2, C, Ferro, Cálcio, Fósforo e Proteínas, Lipídeos, Glicídeos e ainda Niacina.

 

O importante também é saber que em cada 100 gramas de mangaba, encontra-se apenas 43 calorias.

 

Quanto ao seu valor comercial, ela é muito rica, pois o látex, extraído do seu tronco, pode substituir o da seringueira, apesar da qualidade ser um pouco inferior.

 

Na medicina popular as suas folhas, são usadas para fazer chás, que acalmam cólicas menstruais.

 

Se importar com a saúde é algo extremamente benéfico. Entenda como Slimmax pode auxiliar você a entrar em forma de vez.