Hoje em dia, a enfermagem não é mais considerada apenas como uma profissão na área de saúde, hoje, além de ser um fator fundamental para o bem estar humano, ele está totalmente ligada à função do cuidar, do afeto e do acolhimento. Levando em conta as necessidades do outro, o cuidar se estabelece diante de âmbitos como físico, biológico, emocional, psicológico, espiritual, social ou cultural, com isso a enfermagem permite ter uma ampla visão de todo processo idealizado para se chegar a um resultado específico, seja ele de forma direta como em casos de emergências ou de forma indireta, ao se realizar um planejamento.
Ao deparamos com o conceito do “cuidar” em enfermagem em si, notamos que ele passa a ser mais do que uma ciência aplicada com o intuito do auxílio, onde ela requer algo até mais do que o simples ato do cuidado, e sim, passamos a adquiri uma reflexão para se chegar a um resultado, onde obtemos novos interesses relacionados ao problema, buscando encontrar resoluções mais adequadas para a situação assumida. Com isso adquirimos novos valores referentes ao cuidar, como precaução, cautela, preocupação, e responsabilidade.
O termo cuidar se divide em diversas vertentes, entre eles temos o “Cuidar de Alerta”, onde o profissional deve permanecer atento para os aspectos imprevisíveis, o “Cuidar de Guerra”, onde se utiliza todos os recursos e esforços entre o confronto entre a vida e a morte, o “Cuidar Admissional”, quando adequamos o paciente a sua nova situação hospitalar, o Cuidar Eletrônico, onde usufruímos de mudanças científicas e tecnológicas na área da saúde, no "Cuidar Social" estabelecemos relação entre o profissional de saúde e as mais diversas áreas humanas. Ainda temos um cuidado preventivo, que é o "Cuidar para as Quedas" devido a sua ocorrência frequente na área hospitalar. São diversos os tipos de cuidados relacionados ao campo da enfermagem, todos voltados principalmente ao conforto e segurança do paciente e do profissional.
No devido contexto, acabamos por descrever o cuidar de enfermagem como uma atenção essencial para o ser humano, seja ele individualmente, no grupo familiar ou na sociedade em geral, que tende a ser de maneira integralizada e com universalidade, para assim garantir um cuidado seguro e íntegro, desenvolvendo atividades de proteção, promoção, reabilitação, recuperação e prevenção da saúde, enxergando o ser humano em sua totalidade respeitando seus limites e preceitos, para assim prestar um cuidado com ética e compromisso com o profissionalismo.