Estavamos eu e a Sophia no elevador indo à garagem quando o elevador ao invés de descer ao subsolo subiu. Assim que parou entrou um menino de três anos e simpaticamente nos disse: " Hoje vai chover. Olhei para o céu e vi que a nuvem estava tão escura que ela vai explodir e a chuva vai cair."

A Sophia achou muita graça e deu risada. Eu logo disse à ele: "Você será um filósofo quando crescer sabia?"

O elevador parou e ele desceu com sua mãe no térreo e eu e a Sophia fomos para o subsolo em direção ao carro. Ela logo me indagou: "Por que ela será filósofo quando crescer?"

Eu respondi: "Por que ele pensou." Ela não se deu por satisfeita e continuou: "Mas todos nós pensamos e o que ele disse foi uma besteira até engraçada. A nuvem explodir hehehehe"

Eu imediatamente disse: "E quem te falou que a nuvem não pode explodir e assim a chuva cair?"

Ela olhou para mim e disse: "Por que não é assim que acontece."

Eu continuei: "E por que não é assim que acontece? Quem te disse isso? Ele não pode estar certo?"

Ela continuou: " E quem disse isso à ele?"

Eu gostei da resposta e continuei: " Bom! Mas pode ter sido alguém que saiba que é isso que acontece."

Ela continuou: "Se isso acontecesse teria de cair também os pedaços da nuvem. Pois o que explode deixa pedaços também."

Eu fiquei orguhosa da minha filhinha e continuei: " Muito bom filhinha. Isso é uma verdade, não havia pensado nisso."

E ela toda contente continuou: "A nuvem é a água que evapora com o calor e quando fica muito cheia cai em forma de chuva, foi assim que aprendi na escola com a minha professora e você disse que a professora ensina o correto. Mas e agora por que aquele menino vai ser filósofo?"

Pausa para risos: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aí disse à ela: Porque filhinha ele olhou pela janela, olhou o céu e deste olhar pensou e tirou uma resposta do que viu. Isso é um exercício de pensar. Olha só e nós duas por causa do que ele disse ficamos aqui conversando e filosofando, fazendo esse exercício de pensar filhinha e de um pensamento que aquele menino pensou (mesmo estando errado) nós pensamos e chegamos numa verdade. Assim se filosofa. E você é a minha filósofa mirim predileta e aprenda uma coisa: "Quem não pensa por preguiça de pensar não chega à lugar nenhum!"

Ela ficou feliz me deu um beijo dizendo que me ama e saiu do carro.

Toda reflexão aconteceu durante o trajeto de casa até a escola...

E lá foi ela vestindo seu uniforme, com sua mochila da barbie nas costas, sua lancheira da gatinha na mão e seu cabelo preso com o rabo de cavalo toda pulante entrando pelo portão da escola cumprimentando todos que a encontravam pelo caminho.

Crianças são uma caixinha de surpresa e quando se sabe usufruir do grande potencial que possuem grandes e boas surpresas nos surpreendem!