As aulas na rede particular de ensino já começaram e na rede pública inicia-se dia 10 de fevereiro, quinta-feira.
Nesse período, é comum as crianças irem para a porta da escola e entrarem chorando enquanto a mãe fica, na porta, com o coração partido e depois de muito tempo resolve voltar pra casa chorando também.
Essa relação de dependência extrema não é muito boa para a criança, pois ela pode se tornar um estudante muito inseguro.
As mães devem entender que criamos nossos filhos para que eles aprendam a viver num mundo onde não somos eternos e nem sempre poderemos estar juntos.
Os pais são importantíssimos nessa fase de adaptação escolar. São eles que podem passar segurança aos filhos para que eles vejam a escola como um lugar prazeroso de se estar, e não como um lugar que separa pais e filhos.
Para que seu filho não seja uma dessas crianças frágeis e dependentes, seria interessante que os pais, principalmente as mães ou avós que estão sempre juntos, seguirem algumas regrinhas básicas:
1º Fale na escola demonstrando animação, como se fosse o melhor lugar do mundo. Mostre o quanto está orgulhosa de vê-lo em idade escolar.
2º Leve-o junto para comprar uniforme, lancheira, mochila, e sempre reforce a idéia de ser muito bom ir a escola com frases do tipo "Ah, você vai ficar lindo com esse uniforme! Vou fazer lanchinho pra você comer lá e você vai adorar fazer piquenique com os amiguinhos! As professoras são tão legais, elas brincam, ensinam musiquinhas, dançam com as crianças! Você terá tantos amiguinhos novos!"
3º No dia de ir à escola não prometa presentes para que ele fique na escola sem chorar, senão você vai à falência, pois ele vai te chantagear sem perceber.
4º Leve-o na escola, segurando em sua mão e afirme que estará na hora da saída esperando por ele lá na porta da escola. (Por favor, não atrase, senão ele não acreditará mais em você.)
5º Quando o portão abrir, diga o quanto está orgulhosa, festeje e deixe-o entrar.
6º Saia do ângulo de visão de seu filho, pois as professoras estão preparadas para lidar com chorinhos de alunos, mas você deve colaborar.
7º Não deixe seu filho como se a escola fosse um matadouro, vá fazer seus afazeres e lembre-se "As horas voam!"
8º Quando ele voltar da escola, pergunte como foi, como é a escola, como são seus amiguinhos, se ele comeu o lanche, se gostou, se gostou da professora, o que fez, do que brincou... demonstre interesse e ELOGIE! Elogie tudo o que ele disser que fez: "Que legal que você comeu o lanchinho!", "Que lindo o seu desenho! Vamos mostrar para todo mundo como você desenha bem!"
9º Antes de matricular seu filho em uma escola, você a visitou, conheceu suas dependências, seus funcionários, agora dê um voto de confiança para aqueles que estarão te auxiliando na educação dele!
10º Tenha paciência!