Fernando Colombo


Finalmente depois de tanto ensaio você matricula-se na academia, compra roupas e começa a frequentar as aulas. No inicio a motivação é grande, você começa a se olhar no espelho e imaginar os resultados. O tempo passa sem que você perceba alguma diferença nas suas medidas. A balança acusa o mesmo peso, ou pior ganhou mais peso quando iniciou a atividade física. Vem a raiva a alto estima cai, a motivação já era, o desapontamento de todo aquele esforço para atingir o tão sonhado corpo e nada. Você desiste e não quer saber mais de malhar, na verdade grande parte das pessoas desistem da academia por não alcançar os resultados desejados.

Afinal depois de tanto esforço contra a balança por nada. Qual o problema?

O que acontece é que as pessoas comem mais do que deveriam. O segredo, é ingerir menos calorias do que se gasta. O calculo é simples se um homem gasta 500 calorias durante o exercício e em seguida ingere 700 calorias, simplesmente repôs tudo que tinha gasto e ainda com sobras.
Todo aquele esforço físico para queimar as calorias foram em vão.

Nosso corpo é perfeito, existe uma espécie de estratégia de defesa do corpo para guardar suas reservas de energia. Depois de gastar combustível durante os exercícios, quando há queima de açúcar circulante no sangue e também de gordura, o organismo ativa processos cerebrais e hormonais que levam ao aumento da fome. O objetivo é repor o que foi perdido para que o corpo não fique desprotegido. Se você ingeriu mais calorias que perdeu o corpo vai armazenando e acumulando.

Por isso muitos que malham intensamente estão mais vulneráveis a cair nessa armadilha. A reposição é muito maior se essas pessoas não mantiverem uma alimentação equilibrada ao longo do dia.

Se você não esta alcançando os resultados desejados é melhor reavaliar o poder do exercício na perda de peso. As pessoas precisam estar atentas para os erros que cometem e que põem a perder todo empenho voltado à atividade física.

Por essas razões , as recomendações mais modernas a quem resolveu emagrecer com a ajuda dos exercícios, é mudar aos poucos, começando com uma boa reeducação alimentar, realizar sessões de treino mais curtas e distribuir pelo resto do dia a realização de atividades que exijam movimento.

Lembre-se que "o exercício só será bom para perda de peso se associado a uma dieta de baixa caloria".

Claro que a dificuldade de perder peso quando se faz exercício pode estar relacionada também a outros fatores. Tais como psicológicos, intensidade certa dos exercícios, o peso da idade, entre outros, podem afetar o desempenho e conseqüentemente os resultados.