Malefícios nutricionais e psicossocial quanto uso dos shakes

Nutrition and psychosocial harm for use of shakes

Malefícios nutricionais e psicossocial quanto uso dos shakes

Iasmin Gabrielle Tavares Alves1, Maria José Camelo Antunes2, Xisto Sena Passos3

1Aluna do curso de Graduação em Nutrição da Universidade Paulista – UNIP. 2 Mestre em nutrição e saúde pela Universidade Federal de Goiás/ FANUT. Professor adjunto do curso de Nutrição da Universidade Paulista-UNIP. 3 Doutor em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás. Professor Titular do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP.

Área temática: Nutrição Clínica

Declaração de inexistência de interesses: Declaro para todos os fins que não há nenhum interesse por parte dos autores.

Resumo

A busca pelo corpo perfeito, ditado pela sociedade contemporânea, tem levado vários indivíduos a buscarem estratégias e dietas radicais. Esse comportamento tem impelido várias pessoas a colocarem sua saúde em risco. Esta pesquisa teve por objetivo investigar os fatores negativos do uso prolongado de substituintes parciais de refeições (Shakes) e suas consequências nutricionais e psicossociais. Muitos desses produtos não conseguem atingir as recomendações diárias de nutrientes e devem ser indicados por médicos ou nutricionistas que avaliem as necessidades nutricionais do individuo. Perda de massa muscular magra, dependência do produto, tontura, náusea, transtornos intestinais, gases e flatulência, deficiência de vitaminas, atrofia do esôfago, são alguns dos malefícios nutricionais que podem surgir com o uso prolongado desse tipo de alimentação. O ato de comer a mesa é importante na preservação do convívio social e resgate das relações afetivas, com uso indiscriminado dos shakes esses valores têm se extinguido por alguns adeptos desse produto. A melhor maneira de adquirir um corpo saudável é ao longo da vida, com uma reeducação alimentar.

Descritores: Alimentação contemporânea, malefícios do uso de Shakes, comer à mesa, reeducação alimentar.

Abstract

The search for the perfect body, driven by the modern society, has lead many individuals to search strategies and crash diets. This behavior has moved many people to put their health at risk. The purpose of this study is to investigate the negative factors of prolonged use the partial substitutes for meals (Shakes) and their consequences nutritional and psychosocial. Many of these products can not reach daily nutrients recommended necessary for an adult individual and should be recommended by doctors or nutritionists. Loss of muscle mass thin, dependence of the product, dizziness, nausea, intestinal disorders, gases and flatulence, vitamin deficiency, atrophy of the esophagus, are some of the nutritional disturbances that can appear over prolonged use of this type of supply. The eating table is important in the preservation of living rescue of social and affective relationships. With the widespread use of shakes those values have been extinguished fans of the product, prefer to do their meals, somewhat different from the traditional one in isolation. The best way to get a healthier body throughout life is undoubtedly quality of life with adoption of sports and a feeding healthy and balanced.

Descriptors: Contemporary Food, dangers of using Shakes, eat table food reeducation

Introdução

O que se come é tão importante quanto quando se come, onde se come como se come e com quem se come1. A história da alimentação é pré-histórica o homem sempre teve necessidade em se alimentar, necessidades estas nutricionais, sócias e fisiológicas, a harmonia e o convívio social muitas vezes se resumem em alguma reunião de família, trabalho, profissional, lazer aonde as pessoas se reúnem para comer e se socializarem.

A alimentação na idade contemporânea até o século XX trouxe muitas descobertas técnico-científicas importantes que levaram ao progresso e também a modificação dos costumes alimentares2. O aparecimento de novos produtos; a renovação de técnicas agrícolas e industriais, a descoberta sobre fermentação, produtos hipocalóricos, diet e light. Todos esses fatores surgiram pelas necessidades do homem, e fizeram com que novas modalidades de alimentos rápidos se disponibilizassem no mercado como os fast food´s, ate os substituintes parciais de refeição, os famosos “Shakes3.

O shake é considerado segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) um substituto parcial de refeição, atendendo os requisitos nutricionais, contendo quantidade adequada de calorias, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais que autorize a substituição das principais refeições do dia4.

Os adeptos aos shakes devem estar cientes que são apenas substitutos parciais de grandes refeições, por um determinado período, alguns estudos referem se que esse tempo seja de aproximadamente dois meses, até que a pessoa esteja apta e consciente da reeducação alimentar de forma balanceada e saudável5. Não é interessante fazer o uso prolongado desse tipo de dieta líquida e nem consumir só esse tipo de alimento.

O presente artigo objetiva em investigar os fatores negativos do uso prolongado de substituintes parciais de refeições (Shakes) e suas consequências nutricionais e psicossociais, conscientizando sobre os benefícios de uma reeducação alimentar balanceada e saudável ao longo da vida.

Revisão da Literatura

Culto ao Corpo

Em meados do século XX os meios de comunicação começaram a funcionar como propulsores da comunicação de massa, a reprodução do corpo não ficava mais apenas no âmbito da pintura, o corpo pode ser reproduzido em série, fotografia, cinema, da televisão, internet6.

"A luta pela boa forma é uma compulsão que logo se transforma em vício. Cada dose precisa ser seguida de outra maior"7. A procura pelo corpo ideal passa a ser encarado como objetivo maior e às vezes único, não conseguir atingir é interpretado como resultado de incompetência, já que nos dias atuais são disponíveis inúmeras ferramentas e métodos utilizados para obter o corpo idealizado, quando o objetivo finalmente é alcançado logo surge outros propósitos para obter o corpo “perfeito”, tornando se um ciclo vicioso.

É notório o quanto o conceito de boa forma é confundido com o significado de saúde. Ambos os conceitos referem-se às condições do corpo7, saúde é o estado de completo bem estar físico, mental, e social, e boa forma refere se á um padrão de beleza estabelecido pela sociedade, consequentemente nem todas as pessoas que estão em boa forma, podem ser considerados saudáveis.

O culto ao corpo é uma das características mais marcantes da sociedade contemporânea, o mercado oferece tecnologias variadas para a conquista do corpo desejado, desde esteróides anabolizantes, cirurgias, plásticas, fármacos para emagrecimento, suplementos, e substituintes parciais de refeição (shakes)8.

A preocupação com a aparência e a estética pode levar ao consumo indiscriminado de suplementos sem prescrição médica ou de um nutricionista, mas a potencia e a pureza dos agentes nutricionais não são conhecidas e ainda não há informações suficiente sobre os efeitos em longo prazo6.

Shakes como substitutos de refeições

Para avaliar se os shakes poderão ser substituídos parcialmente por grandes ou pequenas refeições pode ser feita à avaliação dos rótulos e observar se eles atendem as demandas para macronutrientes e micronutrientes das refeições, segundo as Dietary Reference Intakes (DRI´s) para adultos sadios.

DRI´s são valores de referência por faixa etária, para estimar a ingestão de nutrientes, para planejamento e análise de dietas de pessoas sadias, individualmente ou em grupo9.

Por se tratar de um alimento líquido e hipocalórico o uso dos shakes, deve ser usado com a consciência de ser um substituto parcial de refeição tendo um acompanhamento nutricional ou médico. Estudos mostram que alguns tipos de shakes não atingem as necessidades nutricionais de macronutrientes e micronutrientes para grandes refeições segundo a DRI10.

Valores de referência DRI´s- 2002 ingestão recomendada, para mulheres de 19 a 30 anos; são Carboidrato 45-65 (%) Proteínas 10- 35 (%) Lipídeos 20-35 (%) Ferro 18 g Fibra 25 g Vitamina A 700 mcg e Sódio 1500mg11.

Malefícios nutricionais do uso constante dos shakes

Ao fazer o uso da mastigação o hormônio histamina é liberado, responsável por ativar o centro de saciedade do hipotálamo. Os shakes por se tratarem de uma alimentação líquida os comandos da mastigação não estão sendo utilizados, resultando em sensação de menor saciedade do indivíduo12.

Alguns tipos de shakes contêm quantidades maiores de fibras e mucilagens do que o recomendado pelas DRI´  s, por se tratar de uma dieta líquida e poder não contribuir para o poder de saciedade do indivíduo, essas fórmulas com fibras e mucilagens a mais são feitas, podendo causar transtornos intestinais, gases e flatulência13.

Os shakes nem sempre apresentam quantidade necessária de vitaminas e sais minerais presentes em uma refeição e trocar o almoço ou o jantar por ela pode deixar sua imunidade em baixa e causar doenças graves, como anemia e disfunções renais3. Levando em consideração o alto teor de proteínas muitas vezes encontrado nesses produtos, surge a preocupação em relação ao comprometimento do metabolismo e sobrecarga das funções renal e a hepática3.

Pode também gerar malefícios quanto à estrutura física do corpo, como atrofia do esôfago, já que ele não é utilizado, quando a pessoa faz a opção de não consumir mais nenhum tipo de alimento a não ser os shakes e deixa de ver o produto como um substituto parcial de refeição e passa a encara ló como única forma de alimentação por um longo período de tempo, devido a fixação por busca do corpo perfeito14.

Este tipo de prática alimentar pode gerar inúmeros efeitos negativos para a saúde, como dependência do produto, tontura, náuseas, vômitos, perda rápida de massa muscular magra, perda de eletrólitos, e deficiência na reeducação alimentar.

Vantagens da reeducação alimentar ao longo da vida

O Brasil marcado pelas desigualdades sociais atribui valores diferentes ao alimento, conforme as classes sociais. Pessoas com nível econômico mais elevado apresentam características alimentares diferentes de pessoas de classe econômica menos favorecida, elas estão preocupadas em ingerir alimentos hipocalóricos, enquanto a classe menos favorecida leva em consideração a mescla de valores simbólicos do passado e do presente como; costumes regionais e padrão sócio econômicos15.

A reeducação alimentar é proposta para todos os indivíduos e não apenas para grupos específicos16 A maneira correta de se alimentar deve se tornar hábito diário na vida do homem, e não pode ser encarada como um “regime” por período curto de tempo, e sim como maneira saudável, correta, e prazerosa de se alimentar por toda a vida.

O conceito ideal da alimentação saudável é uma condição alimentar que deve ser variada, balanceada e equilibrada com nutrientes que ofereça benefícios à saúde17. Acredita se que deve ser harmoniosa a ingestão de alimentos e a recomendação nutricional, avaliando o indivíduo como um todo; sendo levados em consideração fatores sociais, culturais, econômicos e necessidades metabólicas, proporcionando melhor qualidade de vida.

São recomendações satisfatórias na conduta alimentar diária; fazer no mínimo três principais refeições, sendo café da manhã, almoço e jantar, ingestão de alimentos com intervalos de três horas, diminuir o consumo de sódio, doces, óleos e produtos industrializados, ingerir no mínimo dois litros de água por dia.

Optar pela reeducação alimentar traz vários benefícios para os indivíduos como; poder consumir todos os alimentos da pirâmide alimentar, que oferece nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, manutenção do peso ideal pelo longo da vida, menores chances de adquirir doenças crônicas, variedade dos alimentos, maior disposição e energia, maiores sensações de prazer adquiridas através dos alimentos, além de ter o prazer de estar presente nas reuniões de família e poder comer á mesa18.

Não comer á mesa, malefícios psicossociais que podem gerar

Comer a mesa passa a caracterizar para a família a importância das refeições cotidianas e estabilidade do grupo familiar que as tomava em comum19. O momento das refeições á mesa passa a ser também um momento de harmonia entre a família, é um momento em que todos podem se comunicar sobre questões cotidianas, aumentando o vínculo afetivo e social.

Quando se trata de escolhas de alimentos, a maioria das pessoas selecionam os alimentos tendo quanto critério fatores que não estão relacionados com a saúde, e sim fatores relacionados à; custo, influência de amigos e mídia, embalagens, fácil acesso20. São esses fatores que determinam a escolha do produto alimentício, ressaltando também a preocupação da população quanto à escolha de alimentos segundo a caloria do produto, benefícios que o alimento diz oferecer, e o tempo de consumo.

Acredita-se que o isolamento do ato de comer seja resultado da sociedade moderna, redução do espaço familiar como unidade social21, sendo tal comportamento induzido pelo mercado, surgimento dos fast foods inserção da mulher no mercado de trabalho, e ate mesmo a falta de tempo para realizar as refeições. Devemos preservar as características de comer a mesa, para evitar o isolamento, preservar o convívio social e resgatar as interações afetivas.

Os shakes, são de fácil preparo, podem ser consumidos em um curto espaço de tempo, não fazem parte de hábitos alimentares, culturais da sociedade, geralmente não é consumido em família, podendo levar ao isolamento dos adeptos ao produto.

Discussão

Dantas7 constatou em seu estudo que o indivíduo passa a ser responsável por sua aparência física por meio de varias formas de construção corporal estabelecidas pelo mercado, o corpo idealizado é definido de acordo com o padrão de beleza contemporâneo. Já Pujol6 afirmou que o conflito entre o corpo real e ideal imposto e estimulado pela mídia, leva mulheres em busca de dietas radicais, cirurgias plásticas prejudiciais a saúde e distorção da imagem.

Mourão & Bressa12 afirmaram que o uso de alimentos líquidos por um período prolongado pode gerar dependência aos usuários. Por se tratar de uma dieta líquida não é necessário fazer o uso da mastigação podendo não contribuir para a idéia de saciedade do indivíduo. Outrossim em um estudo realizado por Saconato14 afirmaram que o uso continuo de shakes geram malefícios quanto à estrutura física do corpo, causando atrofia do esôfago, já que os usuários não fizeram a opção por alimentos sólidos.

Segundo Mattos13 fórmulas com fibras e mucilagens a mais são feitas em alguns tipos de shakes, podendo causar transtornos intestinais, gases e flatulência. Para Almeida et al3 esses produtos nem sempre apresentam quantidade necessária de vitaminas e sais minerais, podem apresentar alto teor de proteína em  refeições, causar anemia, sobrecarga das funções renal e hepática além do comprometimento do metabolismo.

Do ponto de vista de Iwasso5 em seu trabalho de revisão sobre o uso continuado de shakes provou que para muitos especialistas, os shakes são indicados somente sob orientação do médico ou nutricionista, em apenas casos específicos, pois dentro de um programa individual esse desequilíbrio é compensado com outros alimentos.

Santos16 defende em sua pesquisa que a idéia da reeducação alimentar não deve ser feita apenas por um período curto de tempo, mas por toda a vida, e que deve atingir todos os indivíduos e não apenas grupos específicos. Felippe18, afirmaram que na reeducação alimentar deve incluir a alimentação saudável e avaliar o individuo como um todo, aspectos culturais, religiosos e preferências alimentares.

Romanelli22 relataram que a realização de refeições em família fortalece o vínculo afetivo proporcionando um equilíbrio emocional e consequentemente torna as refeições melhores. Para Rossi19 o isolamento no momento das refeições são circunstâncias da sociedade moderna, redução do espaço familiar, inserção da mulher no mercado de trabalho, influências do mercado e falta de tempo ao realizar as refeições. Confirma também que o ato da realização das refeições em família ficou restrito há dias e/ou datas festivas.

Conclusão

Conclui se que o uso dos shakes por um longo período de tempo sem prescrição médica ou nutricional gera malefícios nutricionais e psicossociais em relação à saúde dos indivíduos. Sendo a melhor alternativa para manutenção do corpo saudável, a reeducação alimentar e o convívio social.

Referências

1.Carneiro H. Comida e sociedade uma história da alimentação. Livro. 2003; 03(2):5-15.

2.Abreu ES de, Viana IC, Moreno RB, Torres EAF da S. Alimentação mundial - uma reflexão sobre a história. Saúde e Soc. 2001;10(2):3–14.

3.Almeida JC de, Rodrigues TC, Silva FM, Azevedo MJ de. Revisão sistemática de dietas de emagrecimento: papel dos componentes dietéticos. Arq Bras Endocrinol Metabólico. 2009;53(5):673– 687.

4.Araujo SM de L. Níveis de atividade física de usuários do suplemento alimentar. 2011. p. 1–20.

5.Iwasso S. Shakes geram desequilíbrio nutricional.Rev Ciências Saúde.2006;12(5):23–6.

6.Pujol AP. Nutrição e Estética. Livro.2012; 1(2):10-28.

7.Dantas JB. Um ensaio sobre o culto ao corpo na contemporaniedade. Rev Saúde Coletiva. 2010;2(1):28–8.

8.Cruz PP, Nilson G, Pardo ER, Fonseca AOF. Culto ao corpo: as influências da mídia contemporânea marcando a juventude. Rev Ciências Saúde. 2008;14(2):1–8.

9.Padovani RM, Amaya-Farfán J, Colugnati FAB, Domene SMÁ. Dietary reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais. Rev Nutr. 2006;19(6):741–60.

10.Cozzolino SMF. Recomendações de Nutrientes. Ver. Med.2009;3(4):96-108.

11.Narcizo LB. Avaliação da lista de substituição de alimentos utilizada por um programa de extensão em nutrição clínica de uma instituição de santa catarina- estudo piloto. Artigo de Tese. 2010. p. 1– 100.

12.Mourão DM, Bressan J. Influência de alimentos líquidos e foods on appetite control. Rev Nutr. 2009;22(4):537–47.

13.Mattos LL de, Martins IS. Consumo de fibras alimentares em população adulta. Rev Saude Publica. 2000;34(1):50–5.

14.Saconato M, Caldeira Z, Guedes F. Estudo da mastigação e da deglutição em crianças e adolescentes com Sequência de Möbius. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(2):165–71.

15.Martins D, Walder BSMW, Rubiatti A de MM. Educação nutricional: atuando na formação de hábitos alimentares saudáveis de crianças em idade escolar. Rev Simbio-Logias. 2010;3(4):86–102.

16.Santos LA da SS. Da dieta à reeducação alimentar: algumas notas sobre o comer contemporâneo a partir dos programas de emagrecimento na Internet. Rev Saúde Coletiva. 2010;20(2):459–74.

17.Santos LA da S. Os programas de emagrecimento na internet: um estudo exploratório. Rev Saúde Coletiva. 2007;17(2):353–72.

18.Felippe F, Balestin L, Silva FM, Schneider AP. Qualidade da dieta de indivíduos expostos e não expostos a um programa de reeducação alimentar. Rev Nutr. 2011;24(6):833–44.

19.Rossi A, Moreira EAM, Rauen MS. Determinantes do comportamento alimentar: uma revisão com enfoque na família. Rev Nutr. 2008;21(6):739–48.

20.Viana V. Psicologia , saúde e nutrição: Contributo para o estudo do comportamento alimentar. Análise Psicológica. 2002;4(8):611–24.

21.Moreira SA. Alimentação e comensalidade: aspectos históricos e antropológicos. Rev Saude Publica. 2010;15(9):23–6.

22.Romanelli G. O significado da alimentação na família: uma visão antropológica. Rev Med. 2006;39(3):333–9.