MALBA TAHAN, UMA EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA 

                                             Denise Aparecida Enes Ribeiro[1]

Emerson Ribeiro[2]

Relato de Experiência

Eixo 1: Formação de Professores no Ensino de Ciências e Experiências Educativas em Contextos Escolares e Não-Escolares no Campo e na Cidade. 

Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência realizada na Universidade Regional do Cariri/ URCA – UD Campos Sales, na disciplina de Educação Matemática, onde por meio da técnica de apresentação de Seminário por parte dos alunos estagiários, após pesquisa bibliográfica, em questão o livro de “MALBA TAHAN, VIDA E OBRA”, houve importante avanço no sentido de compreensão e apreensão por parte dos mesmos de conteúdos relativos à Metodologia da Matemática utilizada em nosso dia a dia de sala de aula.

Os temas trabalhados foram: História da Matemática; Malba Tahan, vida e obra; Tecnologia da Informação e novas tecnologias na Matemática; Investigação Matemática; Modelagem Matemática; Resolução de Problemas; Projetos; Laboratório de Matemática; Etnomatemática; Os PCNs e sua utilização nas aulas de matemática.

Cada um destes temas, por sua importância, mereceria um maior aprofundamento, mas devido ao próprio interesse dos alunos, e para nossa surpresa, há por parte dos alunos um desconhecimento (com poucas exceções) da vida e obra de Júlio César de Mello e Souza, conhecido como Malba Tahan. A partir desse diagnóstico, decidimos encaminhar uma pesquisa sobre a pessoa em questão, importante figura de nossa literatura e da ciência matemática, e como sua atuação poderia ser melhor aproveitada em sala de aula, visto ter ele se dedicado a tornar a matemática uma disciplina, não só útil, do ponto de visto técnico matemático e social, mas, também, prazerosa.

A pesquisa, realizada pelos alunos, junto a instituições de ensino de 1º e 2ª graus de escolas públicas de Campos Sales, Salitre e Araripe, teria como função verificar junto aos professores como utilizam em suas aulas bibliografias de matemáticos e principalmente deste em particular. Com essa hipótese verificaríamos, também, o conhecimento dos alunos. A vida e obra de Malba Tahan seria, então, apresentada em forma de minicurso ministrado pelos alunos em grupos de 3 ou 4, conforme a necessidade dos mesmos.

Foi orientado aos alunos que eles deveriam inovar, e que eles poderiam se vestir de árabes, para, assim, chamar a atenção dos alunos durante a apresentação. Os alunos proporcionariam os desafios matemáticos, apresentados na obra de Malba Tahan, como o “Problema dos Camelos”, e os “4 Quatros”, respeitando a idade cronológica dos mesmos e com a devida autorização da direção e professor da sala.

Este trabalho teria a dupla função de divulgar a obra de Malba Tahan que em vida sempre buscou novas metodologias para o ensino da Matemática, como, também, a de promover junto aos alunos estagiários, futuros professores, uma experiência extracurricular, já os preparando para o espírito de pesquisa, necessária a todo bom professor.

Palavras-chave: Malba Tahan, metodologia, resolução de problemas. 

Bibliografia.

TAHAN, Malba. O homem que calculava. Disponível em: <http://www.tse.gov.br/hotSites/biblioteca/corujita/arquivos/O_homem_que_calculava.pdf>. Acessado em 2012- 07-21.



[1]  Graduada em Ciências, Habilitação em Matemática. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba. Email: [email protected].

[2] Mestre em Geografia. Professor de Geociências – URCA. Email: [email protected].