Nosso problema são os péssimos engenheiros que temos, não todos mas uma boa maioria. Para iniciar vejam o caso da seleção brasileira. O Sr. Scolari é exatamente  o engenheiro responsável pela "obra" que desmoronou no mineirão, domingo passado. Ainda em BH lembrem o viaduto que recentemente tombou. Poderia ter sido um abalo sísmico localizado mas não foi o caso pois em Porto Alegre temos uma avenida perimetral inaugurada há menos de 8 anos que está rachando em incontáveis pontos. Os prédios que desmoronaram no Rio de Janeiro são outras mostras do problema.

Engenheiros procuram, em vão, dar explicações e desculpas por essas "derrotas". Governos fogem de suas responsabilidades na supervisão e recebimento das obras fazendo, posteriormente,  remendos que duram muito pouco, pela sua baixa qualidade. Os conselhos de profissionais de engenharia, com suas exigências para conceder um certificado, são ineficientes em cobrar a manutenção das exigências iniciais,e, pouco fazem para melhorar a qualidade dos seus associados. 
Quem não pode ser responsabilizado por isso são os "peões" destas obras. Sejam eles os que seguram ferramentas ou os que forjam o ferro ou ainda os que conduzem a bola. Os reais responsáveis são os seus incompetentes engenheiros.


A recente "obra" do Sr. Scolari trouxe à tona, no jornalismo especializado, a ideia de importar o próximo técnico da seleção brasileira - " isto traria maior qualidade ao selecionado tendo em vista que lá fora é onde está o futebol de melhor qualidade do mundo", dizem alguns.


Sendo assim importar engenheiros resolveria o nosso problema! Então por que não criar um programa Mais Engenheiros?
É claro que a defesa de um programa como esse é uma provocação desaforada.

O Brasil tem ótimos profissionais. O que precisamos mais é desses profissionais comprometidos e bem preparados.

Governantes realmente preocupados com o bem comum e a melhoria da qualidade de vida das populações é o que deve pavimentar o caminho para o desenvolvimento e modernização necessários. Caso contrário continuaremos sendo eliminados na disputa por uma país melhor. E com vexame