"Mãe, eu estava pensando... Todos no mundo somos irmãos não é?" Sophia me pergunta.

Como eu não sou de responder nada prontamente e sou de fazê-la raciocinar e ao mesmo tempo de querer saber o que está se passando na cabeçinha dela e o que, como ela está raciocinando...

"Por que Sô você está me perguntando? E por que pensou isso?" Eu retruquei amavelmente...

"Ah mãe, se você pensar em Adão e Eva e que todos nascem de uma mãe e de um pai, se você for ficar pensando quem foi a mãe da mãe e o pai da mãe e quem foi a mãe do pai e o pai do pai e assim até chegar no primeiro vamos chegar em Adão em Eva não é?" Ela explicou...

Eu querendo rir mas feliz com todo este raciocínio dela concordei: "Sim Sophia, pelo o que você explicou é isso mesmo, mas o que você na verdade quer saber com isso? E o que isso agora que você sabe faz você pensar?

Ela imediatamente diz: "Que eu posso também ser japoneza e que todos somos irmãos mesmo sendo diferentes e que minhas amigas podem ser minhas irmãs e que tudo isso é muito legal!"

Eu aproveitei logicamente e lançei mais uma: "Sabia Sophia que há um cientista chamado Darwin que disse que o homem é resultado de uma evolução?"

Ela disse: "Como assim evolução?"

Eu pensei: "Acho que peguei pesado, mas minha filha tem que viver com a verdade e não vai ser uma alienada!" Respirei e....

Continuei: " Lembra -se que um dia você foi um bebê e depois você cresceu, e agora você está uma menina e que vai virar ma moça e assim tornar-se logo uma mulher...e assim por diante?"

Ela logo disse: "AH já entendi..."

Então: "Este cientista disse que todo o homem incluindo a mulher também, a criança ( já sei que ela iria me perguntar depois hehehehehe) é o resultado da evolução do macaco, mas isso você vai aprender na escola mais para frente quando você estiver maior."

Ela pensou e disse: " Nossa, que estranho, ele era louco? Mas pensando bem outro da vi um menino que parecia mesmo um macaco e quando nós fomos naquela festa tinha um homem com tanto pêlo... aquele devia ter um parente mais próximo do macaco neh mãe? Eu até fiquei com medo, mas não falei nada porque não ia ficar bem falar isso na festa neh?"

E eu continuei, pois vi , senti que podia: "E você sabia Sophia que há tribos que acreditavam que o homem nascia do Milho?"

Ela falou: "Ah não mãe! Eles tinham cabelos vermelhos por acaso? Como conseguiam pensar isso? Nossa... Vou aprender isso também mais tarde na escola?"

Eu disse: "Vai sim, mas não se preocupe, só para você saber ok? E estamos chegando na escola e uma coisa importante que você tem de saber..."

Ela curiosa disse: "O que mãe?"

Eu disse: "Não vai deixar o pessoal da tribo nervoso senão a cabeça vai estourar e vão virar tudo pipoquinha... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk"

Ela morreu de rir e disse: "Você é muito doida mãe!"

E lá foi minha filha para mais um dia de aula... E mais um dia em que pude filosofar por alguns minutos durante o trajeto até a escola... Momentos estes pela qual eu jamais esquecerei e que escrevo aqui para que fique eternizado.