E lá vou eu na brincadeira e na historinha tentar dentro da linguagem em que ela possa compreender responder esta questão complexa. E com uma condição que acho indispensável: RESPONDO SUAS QUESTÕES SEMPRE COM A VERDADE!
E começei: "Sophia, você se lembra que um dia me perguntou porque um quadrado é sempre um quadrado?"
Ela respondeu: " Sim mamãe da mesma forma que um triângulo sempre será um triângulo"
E continuei: "Mas você já percebeu que há tamanhos diferentes que quadrados e triângulos?" Você viu por exemplo as casas e os telhados como possuem essas formas e possuem tamanhos diferentes?"
Ela logo abriu os olhos e disse: " É verdade! Mas o que isso tem haver com a matemática?"
Eu respondi: "Tudo filhinha, imagina só se você vai construir uma casa para o Totó tem de fazer uma casa quadrada de um tamanho que ele possa morar lá bem confortável e se você não medir o tamanho do quadrado e para isso você vai usar a matemática como é que vai ser?"
Ela logo respondeu: " Puxa... Pensei que a matemática fosse só números e contas... E a filosofia explica isso também?"
Pronto agora que eu literalmente pensei.... E agora? kkkkkkkkkkkkkkkkk E lá fui eu explicar a questão filosóficamente....
"Sophia havia um filósofo, lembra-se que a mamãe contou que se chamava de Tales de Mileto e que ele observava a natureza e tentava encontrar o que é que tinha dado início á tudo e ele pensava que era a água?"
E ela respondeu: " Lembro sim mãe pois a plantinha morre quando você não dá água para ela."
E continuei: "Isso mesmo e houveram outros que pensaram, tipo o Anaxímenes que disse que podia dar início no mundo era o ar (por exemplo se nós não tivermos ar para respirar morremos não é?) , mas depois veio o Pitágoras que disse que a matemática era que na verdade colocava a ordem em tudo. Ele dizia que tudo podia ser visto no mundo em formas geométricas e acho que com isso você pode entender que é verdade não é filhinha, olha só o telhado de uma casa, é uma forma geométrica e tem medidas matemáticas e assim é quase tudo no mundo...
Ela olhou para mim e disse: " Puxa mamãe entendi e agora acho que também entendi porque eu faço matemática no Kumon, mas mesmo ás vezes achando chato um dia vou entender melhor o Kumon neh?"
E lá foi mais uma resposta que acredito que consegui sanar desta minha futura filósofa que mesmo se um dia ela decidindo não seguir os passos da mãe será uma mulher de mente livre para pensar e decidir... Será uma mulher na qual jamais teve uma pergunta não respondida com uma verdade.
Um grande beijo à todas as mamães e filósofas naturais da vida que acabamos nos tornando quando nos tornamos mães!