São recorrentes e notórias as características negativas ou curiosas que predominam o Estado Brasileiro. A atuação da imprensa dos diversos meios de comunicação, seja impresso, televisivo e na internet atestam que nosso país vive uma decadência de muitas instituições, fruto de uma má gestação ou por uma nítida tradição de corrupção nos três poderes que sustentam a nossa República.

Os dados não mentem e falam por si só. Uma arguta observação do que ocorre neste país, em todo seu território, nos fazem chegar a uma inegável e lamentável conclusão de que o Brasil se revela como o país dos muitos exageros perniciosos e inadmissíveis, e alguns até curiosos. Assim constatamos que:

1-      O Brasil é o país que tem o maior número de ministérios: 39. O que denota no mínimo um a falta de planejamento para que tenhamos um Estado menos burocrático e dispendioso, pois é sabido que este abusivo número de ministérios é um pretexto bem arquitetado para atender aos interesses políticos dos partidos que compõem a base de sustentação do governo federal.

2-      No campo do esporte, temos os estádios de futebol mais caros do mundo, ou seja, que foram investidos mais dinheiro na construção dos mesmos e que o retorno dos investimentos, se acontecer, demandará dezenas de anos. O estádio Nacional de Brasília, por exemplo, custou mais 1 bilhão de reais!

3-      Temos os políticos mais bem pagos do mundo e basta acompanhar o desempenho dos parlamentares para verificar que além receberem altíssimos salários, gozam de benefícios indevidos e mal usados, os quais são muitos, não satisfeitos insistem em manter uma vicio nocivo de corrupção que só atrasa o Brasil, legislam e governam na maioria das vezes em causa própria e o nepotismo é uma pratica ilegal, mas comum.

4-      Somos o país que possui o maior número de partidos políticos: 32. Um emaranhado de partidos que nada contribuem para aperfeiçoar a democracia, dezessete deles têm no fundo partidário mais de 90% de sua receita. É um número expressivo de partidos que só confundem o eleitor e cuja representatividade de muitos deles é insignificante no Congresso nacional.

5-      É o país com maior número de católicos no mundo, embora esteja perdendo terreno para muitas denominações evangélicas.

6-      Chamado de “pais de chuteiras” tem-se o maior número de torcedores de futebol, dado a dimensão territorial e paixão pelo esporte. Segundo pesquisas, o Flamengo detém o maior número de torcedores no Brasil e consequentemente maior do mundo, seguido do Corinthians. Um fato interessante ou não, mas faz parte das estatísticas a que se propõe este artigo.

7-      Temos as mulheres mais bonitas do mundo, segundo pesquisas de órgãos ligados a estéticas e beleza, o que não reflete necessariamente entre as mais bem sucedidas do mundo.

8-      Não somos o país com maior carga tributária, mas em compensação somos campeões no que se refere à má aplicação dos impostos, ou seja, a grande arrecadação não se traduz em melhoria da qualidade de vida da população. É fácil verificar com a saúde pública em estado sofrível e a educação brasileira que está na penúltima posição entre os 40 países em melhores desempenhos em educação no mundo e uma justiça lenta e acomodada.

9-      Quantos aos serviços públicos estamos entre os piores em desempenho, eficácia e transparência, mesmo sendo razoavelmente bem pagos, muitos são descompromissados em melhorar o desempenho e reduzir a burocracia e a ineficiência.

10-  Temos a maior frota de carros oficias disponíveis aos principais membros dos três poderes: A cada um dos 81 senadores da república corresponde um carro oficial. Na Assembleia Legislativa de São Paulo o sonho do carro próprio se realiza para todos os 94 deputados e no majestoso tribunal de Justiça de São Paulo, permanece a postos uma frota de 334 veículos, para um total de 364 desembargadores e 95 juízes substitutos, só para citar alguns casos.

11-  Os carros fabricados no Brasil são, na verdade, os mais caros do mundo devido à altíssima carga de impostos que incidem sobre eles. Algo incompatível com a renda da maioria dos brasileiros.

12-  Temos os pastores evangélicos mais bem pagos e acumuladores de fortunas, frutos da ingenuidade dos fieis. Dentre eles, Edir Macedo, com patrimônio de 2, 5 bilhões, segundo a revista Forbes, dentre outros. A forma de obtenção dessas riquezas é sempre duvidosa e alvo da receita federal. Não podemos, no entanto, generalizar uma vez isso acontece com apenas um grupo de líderes evangélicos.

13-  É o pais campeão em escândalos de corrupção, a cada escândalo é dito com o maior da história. Como vimos do mensalão, agora do petrolão, e qual será o próximo? Neste momento que escrevo e você lê tem alguém está orquestrando um plano para surrupiar o erário.

14-  Somos o país campeão em cirurgias plásticas, aí reside provavelmente o fato de termos homens ou mulheres mais vaidosas do planeta! E claro, temos as mulheres mais bonitas também!

O Brasil apresenta assim, falhas estruturais que remonta ao período imperial, onde o jeitinho brasileiro parece falar mais alto. Por outro lado, este país é rico em gente criativa e alegre, um povo trabalhador, bem intencionado e disposto a melhorar este país. Aliada aos fatores positivos, contamos com a sorte para que fatores externos num mundo globalizado não interfiram negativamente no Brasil.

E é uma reinvindicação daqueles mais bem informados ou vítimas do sistema, uma reforma política. Reforma esta que busque precipuamente acabar com o financiamento publico de campanha e doação empresarial, que acarretam altos custos aos pleitos eleitorais que são financiados por grandes empresários. Estes depois cobrarão com altos juros dos governantes ajudados por eles, o que vira o círculo vicioso. Requeremos também o fim do voto obrigatório e a redução da maioridade penal. Precisamos, não necessariamente de mais leis, porém de leis mais duras e que sejam realmente aplicadas aos corruptos, um maior investimento em educação de forma séria, fiscalizada e com competência, bem como investir em segurança e saúde.

Se o Brasil não tem jeito, ao menos podemos melhorar e muito o quadro ora pintado. E essa fórmula passa um cidadão mais esclarecido e ciente dos seus direitos e deveres, não conformados com as injustiças sociais, mas de forma ordeira e bem fundamentada reduzir o número de maus políticos e por tabela bloquear tantos empresários corruptos que sugam o estado. Espera-se que os líderes políticos promovam um pacto social com todos os segmentos da sociedade para que realmente aconteça a ordem e o progresso desta pátria nem sempre amada e idolatrada!