Egito, os operários que trabalhavam construindo os palácios, as construções em geral, eram chamados de pedreiros, não existiam tijolos, e as construções, eram feitas todas de pedras. Os pedreiros se reuniam no final de cada dia de trabalho, e discutiam a pauta do dia seguinte, e começaram chamar as reuniões dos Maçons. Traduzindo, Maçom é um pedreiro.

            Os Maçons usam as ferramentas dos pedreiros para construir os Templos, e as ferramentas, fazem parte da simbologia Maçônica. A figura de um bode na Maçonaria é um mito, uma invenção, uma lenda. O bode não faz parte da simbologia Maçônica. Para iniciar na Maçonaria tem que ter mais de 21 anos, não está respondendo processos, não ser dependente de nenhum vício, saber ler e escrever corretamente, não ser portador de defeito físico ou distúrbio mental, que atrapalhem os trabalhos da Ordem Maçônica. Ser bom filho, bom Pai, bom marido, saber viver em sociedade, ser disciplinado, não usar de má fé nas ações praticadas, saber respeitar, ser solidário e generoso.

             Para ser um verdadeiro Maçom, esses são os segredos.  As mulheres podem ser Maçons, existem lojas só de mulheres, e também lojas mistas. Para quem tem o perfil exigido pelas regras Maçônicas e deseja iniciar, dirija-se a um Maçom ou a uma loja Maçônica, preencha uma proposta, será feita uma investigação da vida da pessoa, depois de algum tempo, ela será avisada se foi ou não aprovada. A Maçonaria desenvolve um trabalho com mais de oito milhões de jovens estudantes, de 12 a 21 anos, de todos os continentes, conhecida como Ordem De Molay, Criada por um Grão Mestre Americano, Chamado Jaques De Molay. A função desses jovens, é prestar serviço voluntário a Maçonaria, São acompanhados pelos Maçons, recebem alguns patrocínios, são orientados e preparados para enfrentarem as adversidades, já que ninguém sabe o que está reservado para o amanhã. Muitas pessoas perguntam? Quem é Maçom fica rico? Mais uma lenda: quem pensa que vai conseguir riqueza dada pela Maçonaria, pode mudar de ideia.  

            Na Maçonaria, não se compra, e nem se vende ilusões.  A maçonaria, é uma oficina de trabalho, lá não tem espaço para aventureiros, nem tão pouco, para deslumbrados. Os verdadeiros Maçons têm histórias para contar. Vejam alguns nomes de Grandes figuras da Maçonaria.

            Mahatma Gandy, Nelson Mandela, Marter Luter King, Simon Bolívar, Jorge Washington, Benjamin Franklin, Barak Obama, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves, Tiradentes, Rui Barbosa, José do Patrocínio, Duque de Caxias, Floriano Peixoto, Barão do Rio Branco, José Bonifacio de Andrada e Silva, Castro Alves, José de Alencar, Machado de Assis, José Wilk Ator, Antonio Ermírio de Morais, Mario Covas, Gilmar Mendes, Leonel Brizola, Jorge Amado, Cristóvão Buarque, Gabriel Garcia Marques, José Luiz Borges, Escritor, José Mojica Ex. Presidente do Uruguai, José Antonio Riguf Senador, Eduardo Campos Candidato a Presidente e Morto num acidente aéreo, Aécio Neves, Luiz Gonzaga o Rei do Baião, Joaquim Barbosa, Mario Quintana Escritor, João Ubaldo Ribeiro Escritor, Pedro Simon Ex. Senador, Vinícius de Moraes poeta, Dotoyevisk Escritor Russo, D. Pedro I, e D. Pedro II. Passaria Horas, Elencando Nomes de Maçons Famosos.

            A Maçonaria teve papel importante na formação e evolução da sociedade, em todas as regiões do planeta terra. Na Índia junto com Mahatma Gandy, lutou e conseguiu a independência do país. Na França esteve ao lado da revolução cultural na época da efervescência do iluminismo. Na África do Sul, ao lado de Nelson Mandela conseguiu acabar com o Aparteid, descriminação entre brancos e negros,  Na Inglaterra, contribuiu com a revolução industrial, para que fossem implementadas políticas para novas tecnologias. Nos Estados Unidos lutou pela independência, e pela libertação dos escravos, e pelo preconceito racial.  Na América do Sul e na América Central, através de Simon Bolívar, descobriu e desbravou vários países. No Brasil, lutou pela independência, pela proclamação da república, e pelo fim da escravidão. José Joaquim da silva Xavier, conhecido por Tiradentes, um verdadeiro Maçom, conhecido também como Mártir da independência, foi morto covardemente, lutando pela independência do Brasil.

            Não esqueçam de avaliar este artigo. Grato pela atenção!.

BRASÍLIA, 18 DE FEVEREIRO DE 2015.

JOÃO LÚCIO FILHO.

[email protected]