Maceió, capital do estado de Alagoas, é uma das grandes joias do nordeste brasileiro, com praias de águas verdes e cristalinas que são facilmente comparadas às praias do Caribe. Sendo um dos grandes polos turísticos do país, a procura por hotéis em Maceió é grande e segue durante o ano inteiro. A cidade possui diversos atrativos culturais, porém o extenso e belo litoral consegue, na maioria das vezes, ofuscar a visão dos turistas que saem de lá encantados.

Uma das coisas surpreendentes na capital são as praias da orla urbana, que são tão bonitas quanto as praias mais afastadas, e às vezes até mais, fato não muito comum em outras cidades do Brasil. Entre as mais visitadas da orla urbana a Jatiúca é a mais tranquila, porém o mar tem ondas fortes que favorecem a prática e a realização de campeonatos de surf. Além do calçadão com ciclovia, a praia possui ótimas opções de barracas e quiosques onde é possível encontrar as melhores tapiocas da região.

Também na orla urbana está Pajuçara, uma das mais famosas da cidade. A beleza da praia é incontestável e já foi eternizada na voz do rei do baião, Luiz Gonzaga, mesmo tendo nascido em Pernambuco. De lá saem as jangadas rústicas que levam turistas até as piscinas naturais que se formam com os recifes de coral no meio do mar. A estrutura da praia é bem completa, capaz de atender com conforto quem deseja apreciar com calma a orla alagoana.

Achar um hotel à beira-mar em Maceió é uma tarefa bastante simples. A cidade está repleta de boas opções principalmente em Jatiúca, Pajuçara e Ponta Verde, sendo esta última talvez a mais bonita das três. Ponta Verde é uma península que se estende em direção ao mar de coloração verde viva, que enche os olhos de qualquer turista. Além disso, o verde está presente não só no mar como na orla da praia, uma das mais arborizadas da região, e é onde os turistas se reúnem. Em Ponta Verde estão algumas barracas famosas como Kanoa e Lopana, com movimento garantido dia e noite.

A gastronomia é um dos pontos altos de qualquer grande cidade nordestina, e em Maceió isso não é diferente. A cidade tem várias opções de bons restaurantes espalhados pelos bairros e praias, geralmente com preços acessíveis, e incluem cardápios regionais, massas, e até os mais exóticos como o peruano Wanchako, em Jatiúca. Os sabores do sertão podem ser conferidos tanto no Picuí, quanto na Bodega do Sertão, onde são servidos carne de sol, Galinha à Cabidela, entre outros pratos típicos. Já os frutos do mar têm como lar principal o Imperador dos Camarões, em Pajuçara, que conta com um restaurante na praia e outro no bairro.

Pousadas e Hotéis baratos em Maceió não são difíceis de encontrar, uma vez que eles estão espalhados pelas praias centrais lado a lado com os grandes hotéis. Porém, nas altas temporadas o número de turistas é bem grande, por isso não custa nada reservar com antecedência para economizar na hospedagem e aproveitar melhor a capital alagoana.