Edson Silva

Concordo, e não pode ser diferente entre as pessoas do bem, que lugar de bandido é na cadeia. Mas isso deve se aplicar para seja de qual for à espécie de bandido e porque não para engravatados, ditos acima de suspeitas, que engodam pessoas de bem e continuam prejudicando milhões e milhões de pessoas? Antes que alguém pense que me rendi ao simplismo reacionário de pessoas insensíveis aos direitos humanos, vistas principalmente na extrema direita, digo que ao defender a cadeia para bandido, falo em algo que puna rigorosamente, mas principalmente dê alternativa de recuperação.

Nada adiantará se continuar havendo cadeias com regalias, locais que servem de "escola" para quem é bandido tornar-se ainda pior e comandar seus "negócios" de dentro da prisão, tudo isso sob vistas grossas de outros( muitas vezes até mais "bandidos") encarregados de mantê-los nos cárceres. O que dizer também da grande quantidade de jovens que entram para o sistema carcerário (quase sempre pelas portas abertas pelo consumo de drogas) e acabam fazendo graduação e pós-graduação em bandidagem?

Será que toda sociedade não está é se omitindo na questão principal do problema, que é evitar a proliferação do banditismo? Isso pode ser feito com oportunidades de integração social para todos da sociedade, especialmente para o jovem, que deve ter como ocupações principais, sempre e prioritariamente, estudos, esportes e trabalho honesto e digno. Um dia desses vi uma história da ONG Afroreggae, do Rio de Janeiro, sobre empregabilidade para ex-presidiários, quase todos até então envolvidos com o narcotráfico.

Achei o assunto fantástico e muito importante, afinal se todos pensarem que após alguém ter sido preso é suficiente para ter selado seu destino como bandido e jamais ter uma chance, então muito pouco haverá para se fazer pela sociedade em geral. É preciso manter a esperança para evitar a colocação de mais lenha na imensa fogueira do banditismo e é preciso sim apagar tantas fagulhas quanto forem possíveis deste fogo, investindo na recuperação e na oportunidade para os que querem deixar de ser bandido conseguirem isso.

Já os que quiserem continuar bandidos, cadeia neles! Mas com todo o rigor, nada de mordomias, nada de celular para continuar no comando e tantas outras coisas que conhecemos pelos noticiários. Seria ingenuidade de nossa parte desconhecer que para isso acontecer será preciso que o estado assuma tutela séria, sem corrupção e totalmente interessada em amenizar este problema social, com as cadeias servindo para ressocializar recuperáveis e punir exemplarmente casos perdidos.

Edson Silva, 49 anos, jornalista em Sumaré

[email protected]