Ludopedagogia, uma técnica de ensinar?

Luciana Pereira da Silva Lago Moreira
Licenciada em Pedagogia
Ludopedagogia, onde ludo vem de lúdico, que relaciona os jogos e as brincadeiras, pedagogia é a ciência da instrução é a educação. Técnica é o conjunto de métodos e processos de uma arte. Partindo dessas definições, e interagindo-as, dar-se a perceber a importância das técnicas na arte de ensinar para as crianças, usando-se de jogos e brincadeiras e tendo como retorno o desenvolvimento sensório motor e cognitivo. Pode-se enfatizar a importância da ludicidade enquanto técnica, pois as percepções positivas pedagogicamente fazem com que os educadores tenham em mente os objetivos e os fins da brincadeira desenvolvida, sua utilização lúdica, cognitiva, sócio-cultural, diagnosticar, avaliar e elaborar estratégias de trabalho, identificando, desta forma, as dificuldades e os avanços dos educandos, como Vygotsky e Piaget defendiam em momentos raros.
A brincadeira não é uma atividade inata, mas sim uma atividade social e humana e que supõe contextos sociais, a partir dos quais as crianças recriam a realidade através da utilização de sistemas simbólicos próprios com o auxílio das técnicas da Ludopedagogia utilizada no processo de aprendizagem. É uma atividade social aprendida através das interações humanas.
Segundo Severo Filho (2006), a Ludopedagogia tem algumas peculiaridades que desperta para algumas competências, habilidades, estímulos neuropsicológicos que agregam diferenciais que a valorizam como técnica de ensino. Isso se dá pelo fato de que o lúdico torna-se uma estratégia de ensino, ou seja, de uma forma prazerosa o aprendizado acontece, atingindo o sensório motor e o cognitivo da criança.
De acordo com Kishimoto (2002), Froebel foi o primeiro educador que justificou o uso do brincar no processo educativo. Ele via o brincar como um ato também pedagógico e não só de entretenimento. Para que a brincadeira desenvolva os aspectos físicos, moral e cognitivo, entre outros, há necessidade da orientação de um adulto para que esse desenvolvimento ocorra.
Pode-se dizer então, que o ato de brincar (o lúdico) é uma ação importante para o desenvolvimento humano, onde o imaginário e técnicas de aprendizagem, relacionam - se a partir do trabalho do educador, conforme especificidade de cada indivíduo. Nesse processo, a criança começa a ser inserida no mundo social, cheio de regras, como os jogos e brincadeiras, daí tal importância e tal identificação do lúdico na aprendizagem.
Surgem dessa técnica de ensinar transformações no desenvolvimento da criança em conseqüência do brinquedo, objetivando uma relação entre o significado e a percepção visual, ou seja, o que se pensa ou se cria com situações reais.
Dessa forma podemos dizer que um professor bem preparado pode mudar a vida de um aluno. Neste caso específico com o auxílio importantíssimo da Ludopedagogia em prol de um desenvolvimento esplendoroso no que se diz respeito ao desenvolvimento cognitivo e criativo do mesmo. Vamos lá professores, vamos começar a brincar?

BIBLIOGRAFIA

- Pesquisas em sites da Internet.

FILHO, Wolmar Alípio e Egressos do Curso de Especialização em Ensino de Química - UNISC/RS, Minicurso 1 ? Ludopedagogia, Departamento de Química e Física e Centro de Ciências - Universidade de Santa Cruz do Sul ? RS. Acesso em 10/05/2009.

CARNEIRO, Roberson Aparecido de Oliveira, Artigo Ludopedagogia, a arte de ensinar ? 2007. Acesso em 10/05/2009

JESUS, Cláudia Beatriz Souza de. Prêmio Professor do Brasil 2005, Prática leitora através do brinquedo, p. 86-89 in: Ministério da Educação- 2006


KISHIMOTO, Tiziko Morchida et al. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learnirng,2002.