LUDICIDADE

As atividades lúdicas, existem desde a época dos filósofos  gregos eles a utilizavam como ferramenta na educação para auxiliar os seus aprendizes.

O lúdico faz parte de nossas vidas e principalmente na educação infantil, ali as crianças interagem umas com as outras, desenvolvendo a imaginação, criatividade, capacidade motora e de raciocínio ou seja em cada fase de nossa vida usamos um pouco do que é  lúdico. Porém é na infância onde mais aprendemos com o lúdico,  aquelas brincadeiras muitas vezes inocentes, trazem conhecimento que na hora não percebemos e quando já adultos utilizamos nos nossos trabalhos e cursos.

O lúdico também nos beneficia numa melhor convivência com o próximo e nos torna mais capazes para enfrentarmos as dificuldades do dia a dia. Daí a importância do lúdico em sala de aula.

Jogar e brincar auxilia no desenvolvimento corporal e mental da criança. Enquanto brinca a criança pensa, não é possível separar um do outro. O jogo é uma forma que a criança encontra no ato de brincar. O jogo passa de um simples jogo de exercício para o jogo simbólico e o de construção, assim chegando ao jogo social.

Através dos objetos e dos brinquedos, a criança entra num mundo simbólico, onde a brincadeira fica quase imaginária, e o faz de conta são representações livres, em que a criança compreende o mundo que a cerca.

Por meio do jogo o professor irá trabalhar com o lado cognitivo, afetivo e físico da criança, trazendo assim a criatividade para dentro da sala de aula.

Ao improvisar um material o professor estará auxiliando a criança a desenvolver também a sua criatividade e a instigá-la a fazer o mesmo. Assim o professor estará ajudando a criança a despertar o interesse para criar algo diferente. A criança que brinca, participa e joga certamente crescerá bem mais criativa.