Valnei Goes de Jesus de Jesus

Licenciatura em Pedagogia

Faculdade Dom pedro II

 

 

 

 

Ludicidade e Inclusão Visual

 

 

 

A inclusão escolar de pessoas deficientes, não é a simples inclusão em sala de aula. É possibilitar, por meio de práticas educativas especiais, um ensino de qualidade que respeite a necessidade de todos.

 

As práticas que promovem a ludicidade nesse ponto e de fundamental importância para todo alunado. Pois, através desta, pode-se estimular o desenvolvimento além de ajudar a reduzir a discriminação e preconceito.

 

Com deficientes visuais estes preconceitos nascem de idéias que permeiam sempre das necessidades e dificuldades destes. E nunca em torno da capacidade.

 

Algo que não deve ser esquecido na deficiência visual é que esta é visual, não interpessoal, intelectual ou outra. Ou seja, estes mesmos indivíduos tem igual capacidade de aprender e relacionar-se com os outros.

 

Sua maneira de aprender só é diferente do modelo considerado "natural" adotado pela sociedade.

 

Sendo assim, sua produção (artística, literária etc.) é também muito importante para o crescimento social. Contudo, essa ignorância fundamentada na visão do "coitadinho" justifica e "legaliza" a discriminação sofrida por estes.

 

Falta de interesse por parte de educadores é outra causa muito forte. Alguns destes sequer conhecem a diversas formas de trabalhar com esses alunos ou até das dezenas de cursos profissionalizantes da área.

 

Por terem ficado sempre a margem da sociedade estes indivíduos sofreram drasticamente pela ignorância de uma sociedade que não estava, nem está, acostumada a conviver com diferenças.

 

Alguns ainda ligados na "visão do coitadinho", outros acreditando que já fazem o suficiente pela sociedade e ficam presos aos modelos tradicionais ou ainda os que encontram-se quase sem tempo por terem turmas super lotadas e veem nesse quesito a justificativa para não continuar profissionalizando-se, ou de não profissionalizar-se para atender uma minoria mal vista e mal compreendida pela sociedade.

 

Essa exclusão de pessoas deficiente visuais traz graves conseqüências a sociedade que se comunica basicamente de forma visual, segregando os que não veem. Que quase sempre são pobres, cercados por ignorantes e coagidos pela sociedade que precisa entender que precisa usar todos os meios para mudar, mas se fixa num modelo econômico onde não cabem “diferentes”.

 

 

 

Referências:

 

 

MEC. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. 2005 Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/cegos%20e%20bv.pdf Acesso em: 06 dez. 2011

 

LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e atividades ludicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Disponível em: http://www.luckesi.com.br/artigoseducacaoludicidade.htm Acesso em: 06 dez. 2011