Rejane Paradella Silva,discente de Licenciatura em Pedagogia

 

Ludicidade como possibilidade de inclusão de crianças com Necessidades Especiais de Educação

A ludicidade é sem dúvida, um grande aliado na mediação do processo de ensino e aprendizagem de  crianças, inclusive as que apresentam necessidades  educacionais especiais (NEE).

Necessidade especial de educação é todo e qualquer sintoma apresentado pela criança, que pode ser permanente ou temporário, de natureza orgânica e/ou emocional, que prejudica o processo cognitivo.

Os profissionais de educação podem e devem usar de estratégias pedagógicas, como as atividades lúdicas, que associadas a tratamento profissional quando necessário, ajudarão a criança a explorar e desenvolver as suas habilidades.

Para Luckese ( 2002), pesquisador de educação e Ludicidade. A Ludicidade é um estado pleno e completo de satisfação humana, que envolve o corpo e a mente ao mesmo tempo de acordo com a atividade que está sendo realizada no momento.

As atividades  lúdicas como: jogos , brincadeiras, dança, música, trabalhos manuais, dentre outras   costumam  envolver  a criança e despertar o seu interesse de participação, além de revelar as suas habilidades. Através dessas atividades, todas as crianças  podem ter a mesma possibilidade de  atingir  um estado pleno de Ludicidade.

Tanto para Vygotsky, apud Oliveira(1997), como para wallon, apud Galvão(1995)  o  desenvolvimento humano ocorre a partir da sua interação com símbolos e instrumentos, e nas relações sociais. E através dessa interação, se evidenciam as suas potencialidades.

Luckese (2002) cita as quatro dimensões do crescimento humano segundo Ken Weber: O EU individual e interior que são as experiências com os outros quando desenvolvem-se o seno ético e moral; O ELE individual exterior que desenvolvem as ciências comportamentais ex: a neurofisiologia; O ELE coletivo exterior que define o modo de ser e de viver as relações sociais. Assim Luckese concluiu que o ser humano está em pleno estado lúdico quando satisfaz o seu EU.

O estado pleno de satisfação ou  Ludicidade, ocorre na dimensão do EU interior estético. E as atividades lúdicas abrangem todas as quatro dimensões do crescimento, porque faz a inter-relação entre o EU interior estético, com o ELE exterior sistêmico; assim como o NÓS interior ético, com o ELE exterior comportamental.

Tanto Vygotsky, apud Oliveira(1997), quanto Wallon, apud Galvão(1995) realizaram estudos sobre crianças com deficiências cognitivas. Porém Vygotsky, em uma das suas citações discorre de maneira extraordinária sobre a natureza psicológica das emoções:

 

Não sei por que em nossa sociedade formou-se um critério unilateral sobre a personalidade humana nem porque todos relacionam dons e talentos apenas ao intelecto. Além de ser possível pensar com talento, também se pode sentir talentosamente. O aspecto emocional da personalidade não tem menos importância que outros e constitui objeto de preocupação da educação na mesma medida que intelecto e vontade. O amor pode conter tanto talento e genialidade quanto a descoberta de um cálculo diferencial. Em ambos os casos o comportamento humano adota formas excepcionais e grandiosas.( VYGOTSKY,1997)

 

Conclui-se que através das atividades lúdicas é possível avaliar o desenvolvimento da criança com ou sem dificuldades cognitivas, não apenas por sua capacidade intelectual de assimilar conteúdos disciplinares, mas principalmente pela satisfação das necessidades de cada criança, respeitando sua individualidade e o seu tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências:

 

GALVÃO, Isabel. Henri Wallon. Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil.Petrópolis.RJ: Vozes,1995.

 

LUCKESE, Cipriano Carlos. Ludicidade e Atividades Lúdicas: Uma Abordagem a Partir de uma Experiência Interna. In: Porto, B (org) Ludicidade: O que é isso mesmo ? . Salvador, EDUFBA, 2002.p.22-60 )

 

OLIVEIRA, Martha Koll de. Vygotsky Aprendizado e Desenvolvimento: Um Processo Sócio-histórico. São Paulo: Scipione,1997.