Nunca ouvimos tanto o termo “Confiabilidade” nos corredores da manutenção como nos últimos tempos. Parece até uma febre que se alastra como tantas outras que ouvimos falar no passado e hoje fazem parte do nosso dia a dia, tais como: 5S, TPM, 5W1H, ISO9000, Reengenharia, e por aí vai...

Artigo : Blog Lubrificação Industrial

Certo? Não!! Claro que não!!!

Essa veemência com que a indústria vem tratando a confiabilidade está diretamente ligada a uma necessidade constante de refino nos processos e estes por sua vez já passaram por tantos que muitas vezes não é simples tirar mais de um equipamento para a produção.

Falar sobre confiabilidade pensando de maneira “plana” leva a cálculos de disponibilidade, aproveitamento, curva PF, que aumentam com a necessidade crescente da indústria. Isto acompanhada de uma importância especialmente dada a companhias aéreas, sistemas da informação e transformação.

Seu propósito inicial era justamente encontrar o ponto onde os defeitos nos produtos e falhas nos equipamentos ocorressem em larga escala. Desta forma nasceu a Engenharia de Confiabilidade, valendo-se de  apontamentos sólidos nos dados dos equipamentos, produção, tempo médio entre as falhas, tempo médio nos reparos, histórico de análises de óleo, vibração e tantos outros que formam a massa de história do equipamento.

É largamente mencionada como uma atividade ligada à Engenharia de Manutenção, óbvio que isso não é uma unanimidade, mas ainda é um assunto tratado com uma atividade correlata. Nós da SIL acreditamos que a Lubrificação Centrada em Confiabilidade é o grande agente de mudanças no que tange a Gestão de Ativos de forma integral e constante a medida que novas tecnologias nos são apresentadas e possibilitam melhorar a performance e aumento de vida útil de nossos componentes e maquinários usando o lubrificante como plano para este projeto.

Confiabilidade na Lubrificação passa por uma visão sistêmica do assunto como o conhecemos e não será abandonada a massa de dados e apontamentos da história de um equipamento, mas garantir que um Ativo tenha uma Gestão correta de confiável a partir de dados gerados pela lubrificação. Por este motivo a Lubrificação Centrada em Confiabilidade não está restrita somente ao ambiente da manutenção, ela passa praticamente por todo os setores de uma companhia.

Imagine que uma determinada companhia adquiriu sistema hidráulico e para isso lançou uma solicitação para a área de compras e esta por sua vez cotou o mercado, escolheu o melhor fornecedor e valor a ser pago. A manutenção recebeu o equipamento o instalou na área de atuação, efetuo os testes e partiu o equipamento, esta seria uma condição normal caso não estivéssemos focados na Lubrificação Centrada em Confiabilidade na Gestão de Ativos.

Neste modelo proposto, 100% das áreas envolvidas no processo precisam compreender a importância de manter um equipamento em perfeito estado de funcionamento e não somente quem irá cuidar de sua manutenção ou efetivamente fazer uso dele em campo. Desde os primeiros passos do projeto a equipe de compras tem que compreender a importância de um filtro higroscópico e ter a real noção de que adquirir o sistema hidráulico sem um devidamente especificado por um especialista, tem impacto direto no bem estar do equipamento quando este entrar em marcha.

A única forma de entendermos a Lubrificação Centrada em Confiabilidade na Gestão de Ativos e tirar o melhor proveito desta ferramenta é envolver toda a cadeia em cursos relacionados. Óbvio que não queremos tirar o comprador de seu foco e torná-lo um especialista, mas sim juntamente com o gerente da área produtiva saber os deméritos que uma especificação baseada apenas no “mínimo do escopo” ou em uma “maior atratividade comercial”. Toda a cadeia produtiva deve saber que esta decisão vai estar ligada diretamente a disponibilidade operacional.

Hoje há ferramentas disponíveis no mercado que proporcionam sem grandes investimentos, garantias de confiabilidade e de disponibilidade operacional desde o projeto do equipamento, e esta informação está disponível em todos os níveis e deve ser de conhecimento deste a aquisição, passando pela instalação e setup até o usuário final.

Este mesmo sistema hidráulico citado deve proporcionar possibilidades de uma sistemática que o mantenha limpo constantemente, tanto de impurezas do ambiente, geradas internamente e/ou inseridas acidentalmente, deve possuir condições de remoção destas contaminações de maneira simples, e ainda assim, tudo isso deve ser mensurável. De nada adianta ter excelentes fermentas de controle se a base que são as condições impressas no equipamento não proporcionem condições de medir os resultados positivos deste processo.

Meeting Lubrificação e Confiabilidade

O conceito de lubrificação industrial mudou há tempos, temos mais tecnologias à disposição da garantia da gestão de ativos e cada vez mais o mercado entende que para o sucesso de um sistema produtivo integrada, a Lubrificação Centrada em Confiabilidade é uma ferramenta indispensável. A Lubrificação Centrada em Confiabilidade no processo produtivo de uma companhia está cada vez menos sob o a guarda da manutenção e cada vez mais trabalhando em conjunto com a Engenharia de Confiabilidade.

Um novo modelo de trabalho vem sendo criado ao longo da última década, os papéis da prevenção assumem postos cada vez mais importantes dentro das principais companhias do país e fora dele, para isso, nós profissionais de manutenção somos agente dessa mudança.

O mercado em geral é naturalmente competitivo, e claro,  garantir disponibilidade operacional não é mais questão de escolha, opinião ou ser um novo Benchmarking, mas sim manter os processos acontecendo em diferentes cenários nacionais e internacionais. Para tal desafio a Lubrificação Centrada em Confiabilidade na Gestão de Ativos é peça fundamental na construção deste caminho.