Olhamos para o céu a noite, e vemos a nossa Lua. Este corpo celeste magnífico e encantador tem funções que vão muito além de prender a nossa atenção em uma noite estrelada. Além disso, ela exerce maiores influências sobre as marés oceânicas e funciona como um "estabilizador" para a Terra em relação ao seu eixo de inclinação, de aproximadamente 23,5º. 

Mas, você já se perguntou o que é uma Lua? Um satélite natural, ou uma Lua (como são normalmente denominadas) são corpos celestes que orbitam outros maiores, como os planetas. Em nosso Sistema solar, por exemplo, mais de 300 objetos são classificados como Luas, orbitando planetas e planetas-anões também. 

Galileu e as Luas Galileanas 

Quando o assunto são Luas, Galileu Galilei pode ser considerado o pioneiro. No século XVII, o grande astrônomo Italiano observou o que hoje chamamos de "Luas Galileanas" que no caso, orbitavam Júpiter. São elas: Io, Ganímedes, Calisto e Europa. Uma delas merece destaque, Ganímedes. O satélite natural (nomeado em homenagem ao príncipe de tróia) é a maior Lua do Sistema Solar, com o tamanho maior que o planeta mercúrio. Tem sua composição sobretudo de Silicatos e Gelo, responsáveis pela sua baixa densidade, de aproximadamente 1,95 g/cm³.

As Luas nos demais planetas

Todos os planetas do Sistema Solar possuem Luas, exceto Mercúrio e Vênus. Além do nosso satélite natural, existem algumas luas que são interessantes ressaltarmos. 

  1. Satélites Marcianos: Demos e Fobos
  2. Satélites Saturnianos: Titã, Mimas, Encélado e Jápeto
  3. Satélites Uranianos: Miranda, Oberón, Umbriel e  Ariel
  4. Satélites Neptunianos: Tritão e Náiade 

Alguns dos principais satélites naturais do Sistema Solar