Você já parou para pensar que a logística esta ligada a sua vida diariamente? Pois é, neste caso a logística urbana se faz presente na mobilidade de transporte de pessoas e de mercadorias. Mas no nosso caso vamos nos apegar no transporte de mercadorias onde grandes cidades estão lidando com problema de alto fluxo de veículos nas ruas e muitas delas já estão adotando restrições de tráfego. Desta forma os veículos de cargas não podem circular em determinadas regiões e horários, devido ao seu peso e tamanho.

       Mas para que possamos mudar esse problema com o fluxo de veículos as cidades devem pensar e pesquisar em um plano organizacional e tecnológico para o gerenciamento deste fluxo de transporte de pessoas e mercadorias tendo como primeira meta: Reduzir congestionamentos e aumentar a mobilidade, diminuir a  poluição e ruídos, melhorar as condições de vida dos habitantes,  evitar penalizar indevidamente as atividades comerciais dos centros das cidades.

        Para que as empresas de transporte tenham  uma  maior agilidade nas operações de transportes devem realizar algumas mudanças  no ajuste e a utilização de novos veículos de cargas os chamados (VUC) grande solução no mercado que permite maior rapidez nas coletas e entregas de cargas fracionadas.

       Podemos observar que a logística urbana e muito complexa e depende de muitos estudos e pesquisas para que  possa fazer funcionar e não se torne um caso de imobilidade.

Ricardo Muniz