LOGÍSTICA REVERSA DAS BATERIAS AUTOMOTIVAS: UMA ANALISE DA CONCEPÇÃO DOS EMPRESARIOS SOBRALENSE DO SETOR

Fábio de Oliveira Mesquita.

A falta de bons canais de distribuição reversa constitui um obstáculo à reutilização dos resíduos sólidos como matéria-prima. E isso acontece, também, devido à falta de intermediários especializados para completar esse processo de logística reversa. Sendo que os resíduos sólidos estão aumentando cada vez mais gerando danos ao meio ambiente, torna-se imprescindível esse deslocamento sustentável dos produtos finais descartados pela indústria e pelo comércio. Por exemplo, ao se descartar de forma irresponsável baterias alguns de seus componentes como chumbo, mercúrio e ácido podem vazar em lençóis freáticos, rios e lagos contaminando-os, pois estes elementos químicos são altamente prejudiciais ao meio ambiente e ao ser humano.

Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes com as empresas e seus produtos e reivindicam para que estes não venham a gerar danos ao meio ambiente. Aliada a isso, uma legislação ambiental mais rigorosa e a busca pela redução de custos, reforçam a necessidade do empresário de rever suas práticas de sustentabilidade.

Sendo assim, justifica-se a necessidade de se conhecer a concepção do empresário sobralense do setor automobilístico sobre a logística reversa de baterias para conscientizá-lo do benefício de um bom manuseio e reutilização de resíduos a fim de que estes não sejam descartados de forma inapropriada causando prejuízos ao meio ambiente.