Uma confecção é uma fábrica de roupas, que pode ser de grande ou pequena escala. Existem duas formas de trabalhar com uma confecção: por encomenda e com criação própria. Por encomenda é preciso aguardar que clientes solicitem pedidos, a partir disso, você fornece o modelo e o entrega no prazo estipulado. Nesse modelo de confecção os clientes são empresas, lojas, estilistas, entre outros. Na segunda opção, a marca irá criar suas peças e vender para as lojas e boutiques, o que pode ser mais lucrativo.
O que é necessário para abrir e/ou registrar um negócio? Com quais burocracias devo me preocupar? Quais registros e documentos devem ser obtidos? Muitas são as dúvidas que surgem quando a ideia é abrir uma empresa ou uma microempresa. Para que seu negócio dê certo, é necessário tempo, planejamento e, em muitos casos, o auxílio de profissionais de administração de empresas e contadores. Nesse artigo você encontra algumas respostas!
Plano de negócios
O Plano de Negócios é um planejamento que é feito para avaliar a viabilidade do seu negócio. Nele estão os investimentos financeiros, infraestrutura, capital humano, produção, logística, entre outros itens. O plano de negócios deve ser como um mapa que de orientação. Entre alguns fatores do plano de negócios, podemos destacar:
Investimento inicial
Dependendo do porte da empresa que se deseja montar, o investimento pode ser alto. Se for uma confecção de pequeno porte, em casa mesmo, o gasto é pequeno, pois irá envolver apenas mão de obra, que pode ser do próprio dono ou dona da empresa, uma máquina de costura, tecido e acessórios como linhas, botões e fechos para criar as peças.
Caso escolha montar uma confecção de médio ou grande porte, o investimento inicial pode ser bastante alto. Isso porque é preciso investir em máquinas de costura que durem mais e são mais adequadas para longas horas de trabalho em dias seguidos. É preciso ainda investir em mesas para corte de tecido e materiais em grande quantidade, tecido, agulha, linha, botões e outros acessórios, além da mão de obra.

Localização
Onde será a sede da empresa? É importante lembrar que em alguns tipos de negócios, a localização é um dos pontos principais para o sucesso. Então pense bem quando for escolher o local que irá montar seu empreendimento.
Infraestrutura / Investimentos
Qual a infraestrutura sua empresa precisará? Considere: maquinário, montagem industrial, tecnologia da informação, reformas e adaptações imobiliárias, veículos, telecomunicação, entre outros itens.

Marketing
É importante definir um conceito para sua confecção, um “estilo”. Qual é o seu produto? Qual sua política de preços? Onde irá vender ou distribuir seu produto? As etiquetas para roupas podem funcionar muito bem como uma publicidade simples e barata. Se as etiquetas das roupas de sua confecção já trouxerem um pouco do que a sua marca se propõe, isso já funciona perfeitamente em nível de marketing, pois estará presente em vários locais e sendo utilizado por várias pessoas.

Registro da empresa
Esta é a parte burocrática e os passos que deverão ser seguidos irá depender bastante do tipo de negócio, região do país, entre outros fatores, mas geralmente a sequência é essa:
Junta Comercial
Na Junta Comercial do seu estado será feita a abertura da empresa, para isso é necessário o contrato social ou o requerimento de Empresário Individual, além de documentos pessoais. Aqui também será definido o nome da empresa.
CNPJ
Depois disso é necessário obter o CNPJ no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas da Receita Federal. Este processo é feito exclusivamente pela internet no site da Receita e tem por finalidade cadastrar sua empresa como contribuinte com os impostos, taxas e obrigações fiscais.
Alvará de funcionamento
O alvará de funcionamento é obtido na prefeitura da sua cidade. Para liberar o alvará é necessária a aprovação do endereço solicitado e ainda os laudos de órgãos de vistoria, quando necessário.
Previdência Social e outros aparatos fiscais
Por fim é necessário cadastrar na Previdência Social, mesmo que sua empresa não tenha funcionários. É necessária ainda a emissão de autorização de impressão de notas fiscais, quando aplicável.
Todo esse processo não é simples, requer planejamento, tempo e todas as etapas devem ser seguidas corretamente. O ideal é procurar um profissional ou uma empresa especializada para auxiliá-lo no processo.
Para obter informações mais detalhadas, consulte o Sebrae.