Lixão!  Incomoda Você?

Quando ocorrerá o despertar da sociedade para a questão do lixão a céu aberto?  Assumir o compromisso de convivência harmoniosa com o meio ambiente é de fundamental importância para a conservação da vida, pois tudo está relacionado, isto é dependemos uns dos outros neste emaranhado e complexo ecossistema onde habitamos.

Desta forma ao abordarmos a questão dos resíduos sólidos desde o acondicionamento, coleta,  transporte e destinação final, pode-se afirmar com segurança que ele tem sido  ignorado pelo poder  público e comunidade na maioria das cidades brasileiras.

Observa-se que o destino dos rejeitos vem sendo realizado de forma inadequada, ora em lixões, ora em aterros controlados levando a degradação ambiental comprometendo o meio ambiente e a saúde humana.

Em se tratando do lixo e sua produção: em casa, escola, trabalho sabe-se que a responsabilidade é de todos, porém o que se observa na sociedade moderna é o descaso total com relação aos resíduos sólidos consumidos e descartados sem preocupação nenhuma com o acondicionamento, coleta e seu destino final.

Diante dos avanços tecnológicos dos tempos atuais é inadmissível  que continuemos dando pouca ou nenhuma visibilidade ao resíduos sólidos consumidos com avidez  e lançados nos lixões acarretando prejuízos ao solo, ao lençol freático  e a vida do homem.

Atenta-se para os resíduos considerados perigosos, como por exemplo, os da área da saúde que na maioria dos municípios é acondicionado inadequadamente e descartado junto com os rejeitos domésticos sem os cuidados necessários para preservação ambiental e saúde pública.   

Faz-se necessário  um repensar de atitudes e ações lançando um olhar consciente para a nossa forma de vida e de nos relacionarmos com o ambiente não temos o direito de comprometer as futuras gerações com o modelo atual  de vida  consumista, utilitário e hediondo.

É preciso planejar a coleta e destinação correta do lixo nas áreas urbanas e rurais, consumindo menos, descartando de forma racional, aprendendo a conviver harmoniosamente com todas as formas de vida, nos responsabilizando pelos nossos atos e atitudes com relação ao acondicionamento, coleta, transporte e destino final dos resíduos sólidos preservando os recursos naturais para assim usufruir de um planeta equilibrado.

 Salienta-se que todos os municípios brasileiros terão que se adequar ao artigo nº 54 da Política  Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada por decreto presidencial no final de 2010, acabando com os lixões a céu aberto no Brasil até o dia 3 de agosto de 2014.

Sendo assim é importante sair na frente adotando um modelo sustentável para o município já que a lei está em vigor e o tempo é curto para as adequações exigidas como:  implantar a coleta seletiva, criar leis municipais para a aplicação da nova lei.

 A Politica Nacional de Resíduos Sólidos contém normas e diretrizes para o descarte do lixo, a fabricação de produtos que não agridam o meio ambiente ou prejudiquem a saúde da população, cita também os procedimentos corretos para a destinação final da  produção.

A realidade aponta o caminho a ser seguido por cada município brasileiro cabe o compromisso e visão futurista dos atuais gestores para implantarem as mudanças  necessárias  tendo como resposta uma cidade saudável, um ambiente preservado e a  melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

Carmen Maria Alves Santana  02.04.2013