CMEI "GEORGINA DA TRINDADE FARIA"
Vitória, julho/agosto de 2010






PROJETO
"LIVRO PARA QUÊ TE TENHO"

Cláudia Gonçalves Bispo
Kariny Vasconcelos Koffler







Pedagogas:
Mariana Honorato Teixeira Bernardo
Mônica Roberts Abibe



AGRADECIMENTOS:
Agradecemos aos Professores de Arte Ronaldo José Ramos, Carla Diana Siebert pela confecção da cenografia (Luciane pintou a casa e Flávio pintou o tronco das árvores) para as nossas apresentações, atuação na peça "O sumiço da vovó" de autoria de Cláudia Gonçalves Bispo e Kariny Vasconcelos Koffler.
À todos àqueles que se dispuseram à realizar a compra do madeirite para a confecção do cenário da peça. Agradecemos também ao Professor de Educação Física (que pintou o tronco das árvores) por também compor o elenco da peça.
E o nosso "muito obrigada" à Senhora Jacirene Correa enquanto comunidade, por doar a sobrinha e a confeccionar vários materiais para compor a ambientação da nossa biblioteca.
















ELENCO DA PEÇA "O SUMIÇO DA VOVÓ:
Agnieska Ferreira de Barros ? Assistente de Educação Infantil ? CRIANÇA
Carla Diana Siebert ? Professora de Arte - CRIANÇA
Cláudia Gonçalves Bispo ? Estagiária - NARRADORA
Edilene Brito Corrêa - Assistente de Serviços Operacionais ? ASSISTENTE DE PALCO.
Elizângela da Conceição- Assistente de Serviços Operacionais - ASSISTENTE DE PALCO.
Flávio Ferreira Pedrini ? Professor de Educação Física ? LOBO MAU
Kariny Vasconcelos Koffler ? Estagiária ? CHAPEUZINHO VERMELHO
Kátia Vieira dos Santos - Assistente de Serviços Operacionais - ASSISTENTE DE PALCO.
Larissa Fassarela ? Professora do Grupo 4 B - CRIANÇA
Luciane Maria de Oliveira Valério da Silveira Professor de Educação Física - VOVÓ
Márcia Pires Vereno de Martins - Assistente de Educação Infantil - CRIANÇA
Márcia Monteiro ? membro da comunidade e mãe de crianças no CMEI ? CRIANÇA
Ronaldo José Ramos - Professora de Arte - CAÇADOR
Thereza Matos de Queiroz (Estagiária) - CRIANÇA






























A vida é dialógica por natureza. Viver significa
participar de um diálogo: interrogar, escutar, responder, concordar, etc.
Neste diálogo, o homem participa todo e com toda
a sua vida: com os olhos, os lábios, as mãos, a alma, o espírito,
com o corpo todo, com as suas ações. Ele se
põe todo na palavra e esta palavra entra no tecido dialógico
da existência humana, no simpósio universal. (BAKHTIN, 19992, p. 112).

JUSTIFICATIVA:
Ler não é apenas decodificar símbolos gráficos, mas também compreender o mundo no qual vivemos; uma vez que é uma atividade ampla e livre, mas que por meio do contato do leitor com um texto, estão envolvidos elementos culturais, históricos e sociais em cada tipo de tradição. Portanto, quando lemos, fazemos associações das informações ora lidas à toda uma bagagem de experiências e conhecimentos já vivenciados, desta forma, interpretamos, criamos, imaginamos... sonhamos.
Assim, a leitura representa o elo entre o mundo lingüístico (simbólico) e o real, uma vez que o convívio com a literatura permite ao ser humano ampliar seus conhecimentos e interpretações, reflexão e um aprimoramento estético que estimulam preferências por determinadas opções de leitura.
Diante da proposta pedagógica do CMEI "Georgina da Trindade Faria" que inclui o trabalho de incentivo do gosto pela leitura com as crianças, bem como observação realizada de que uma grande quantidade de livros estava sendo rasgada e amassada, surgiu a idéia de realizarmos um projeto que trabalhasse como parte daquilo que vem sendo realizado pelos professores com as crianças, mas que tivesse o diferencial de envolver-nos (estagiárias) de uma maneira própria.
Desde o final do ano de 2009, nossa biblioteca tem sido revitalizada e como parte de uma das ações do Projeto Institucional "Ciranda do Livro", nos foi encaminhado pela equipe técnica-pedagógica que contribuíssemos com idéias e ações para fortalecer o uso de tal espaço de forma que as crianças o percebessem como seu e zelassem por ele.
Assim, serão realizadas várias atividades que vão ao encontro das demais realizadas pelos professores e professoras em nosso CMEI.










OBJTIVOS:
? Compreender a leitura como instrumento de uso social nos variados aspectos, como ler por prazer, para informar-se, para lembrar-se, enfim, todas as possibilidades que tal universo pode proporcionar.
? Reconhecer a literatura em seus aspectos lúdico e imaginário.
? Estabelecer ligação entre situações cotidianas com a imaginação por meio de textos literários, contação de histórias, dramatização, entre outros.
? Utilizar adequadamente os livros do acervo de cada sala, assim como os do acervo da nossa biblioteca.
? Perceber os diversos espaços do CMEI como locais de aprendizagem, no caso deste projeto, enfatizaremos os usos da biblioteca como espaço de diálogo, leitura, dramatização, fantasia.
? Agir como multiplicadores junto às famílias e comunidade no desenvolvimento do gosto pela leitura.
DESENVOLVIMENTO:
Serão realizadas ações que envolverão os Grupos 4 A e B, Grupos 5 A e B, Grupos 6 A e B, 1ºs anos A e B. Tais como: teatro de fantoches para sensibilização das crianças quanto ao uso adequado dos livros e da biblioteca, apresentação da peça teatral "O sumiço da vovó", escolha do nome do mascote da biblioteca por meio de eleição, realização de roda de histórias, músicas e danças.
RECURSOS:
? Rádio.
? CDs.
? Cenário de madeirite;
? Livros de histórias;
? Fantasias;
? Fantoches;
? Máquina fotográfica
? Mascote da Biblioteca.

AVALIAÇÃO:
Acontecerá durante as atividades por meio da observação sistemática do envolvimento dos grupos para que assim, caso seja necessário, possamos também reestruturar as nossas ações.

BIBLIOGRAFIA:
BORGES, Patrícia Ferreira Bianchini. A leitura e a construção do leitor em potencial. Uberaba.
BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave.São Paulo: Contexto, 2006.
CURTO, Maruny Curto; MORILLO, Maribell Ministral; TEIXIDÓ, Manuel Miralles. Escrever e Ler: Como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. Vol. 1. Cotidiano Pedagógico. Artmed: Porto Alegre, 2000
DIAS, Fátima Regina Teixeira de Salles; FARIA, Vitória Líbia Barreto de. Currículo na educação infantil: Diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica. (Percursos). São Saulo: Scipione, 2007.
HORN, Maria das Graças de Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Artmed: Porto Alegre, 2004, reimpressão 2007.
REGO, Teresa Cristina Rego. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
VITÓRIA (ES), Secretaria Municipal de Educação. Educação Infantil: um outro olhar. 2006