O Livro didático passou a ser um dos principais e em alguns casos o único instrumento de apoio ao professor; indicando a seqüência e o ritmo de desenvolvimento dos conteúdos de matemática em sala de aula. Além de sua função básica como instrumento auxiliar de aprendizagem e de ensino.

Atualmente, com a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que trazem os conteúdos básicos a serem desenvolvidos, os objetivos e as orientações metodológicas, espera-se que o livro didático seja elaborado e selecionado com base em tais documentos.

A responsabilidade do professor na escolha do livro didático é essencial, livro esse que deve servir de inspiração ao aluno na busca de novos conhecimentos de acordo com a sua criatividade; fazendo cumprir sua missão de formar e informar. E nos últimos anos, tem se perguntado: como ocorre a escolha do livro didático adotado nas escolas públicas? A metodologia usada é aproveitada na sala de aula?

De qualquer forma, o livro didático, continuará sendo uma forte influência no trabalho em sala de aula. Daí a necessidade de melhorar a sua qualidade e a orientação aos professores, que buscam alcançar os objetivos, pois dependendo da forma em que é usado poderá se tornar um bom auxiliar no ensino e na aprendizagem do aluno.