CORRÊA, Manoel Bispo (org.). Coletânea (poetas, contistas e Cronistas do meio do mundo). 20ed. Amapá, 2009.
¹Bia Oliveira de Andrade
²Maria das Graças de Medeiros Pires

O livro Coletânea (poetas, contistas e cronistas do meio do mundo) é um projeto que abrange dezesseis poetas, os quais destacam algumas de suas poesias e um pouco de sua biografia. Vale ressaltar também, que tais poetas dão ênfase em preservar as tradições que ocorrem no estado do Amapá, porém, outros enfocam mais o "eu", como é observado em algumas poesias de Carla Nobre.
A princípio é notório observar que, na cidade de Macapá, contém várias culturas, as quais muitas vezes ou quase sempre não têm apoio tanto de governantes quanto pela população, de mostrar o seu trabalho seja por parte da escrita ou da dança. Mas é cativante em saber que tem muitas pessoas ou grupos que buscam uma forma de mostrar que macapaense conhece as maravilhas que tem nesta terra, ou seja, sabe valorizar e através disso pôr em prática descrevendo em poesias como, por exemplo, os pontos turísticos, o ribeirinho conhecido pela população, e mais ainda o fruto tão valorizado na mesa de todos.
Observa-se com isso que, com palavras simples, mas rodeadas de elogios, os poetas descrevem suas poesias. Poesias essas, que ao serem lidas retratam por alguns escritores a beleza, seja do rio amazonas ou o festejo do Marabaixo, que muitas vezes não são cultivadas pelos próprios habitantes, sendo que, alguns desses desprestigiam a sua própria "raiz". Entretanto, buscando um olhar mais epistêmico, nota-se que em algumas poesias não há, um "mistério por trás das palavras", já que é muito limitado, impedindo que o leitor possa fluir sua imaginação.
Diante disso o livro mencionado acima aborda aspectos relevantes em conhecer não só os poetistas macapaense, mas também de valorizar o seu trabalho, que infelizmente não são tão conhecidos, mas que "brincam" com as palavras transformando em uma poesia dando "gosto" ao leitor de ler e aprender que com as simples coisa da vida, é possível vivenciar o belo que há, ao redor de cada ser humano. Pois o livro enfatiza, justamente questões sociais, políticas e principalmente culturais.
Dessa forma, vale à pena ler o livro "Coletânea (poetas, contistas e cronistas do meio do mundo).
__________________